Notícias Via Web

Autor: João Luis Nascimento Palhares - GPT
  •  A verdadeira estrada da informação

Quando de sua participação na Comdex do ano passado, Bill Gates ainda era CEO (Chief Executive Officer) da Microsoft. Na edição deste ano, ele participou pela primeira vez como CSA (Chief Software Architect), sua nova função na empresa. Assim, concentrou seu keynote no futuro do software como o conhecemos. Para ele, a "era do browser" chegou ao fim, abrindo espaço para um novo modelo de colaboração direta de software para software.

Mas a grande estrela da apresentação de Gates foi o Tablet PC, que provocou reações entusiasmadas da platéia. O aparelho é uma mescla de bloco de notas e processador de texto, em uma unidade plana que lembra uma espécie de prancheta eletrônica, que permite aos usuários manipular, colar, cortar, copiar, editar e reformatar textos escritos à mão.

Se a era dos browsers está perto do fim, há quem acredite que o futuro da Rede está nos carros. É o caso de Ken Enders, vice-presidente de marketing da Mercedes-Benz norte-americana, que afirmou em seu keynote que "o automóvel é a próxima grande plataforma para a Internet". Enders entende que, já que os carros são equipados com processadores, é lógico que se tornem o próximo alvo na cadeia alimentar internauta.

Ele chegou a utilizar o termo "e-services móveis" ao se referir aos novos carros, que puderam ser vistos desfilando pelas ruas de Las Vegas, em um mega-evento da Mercedes-Benz para a Comdex Fall. Os carrinhos são capazes de oferecer desde mapas do local onde se está dirigindo até funções de telemática que aprendem que estradas os motoristas preferem usar. (O DIA 22/11/2000)

  • Novos vírus em ação: Navidad e Hybris

Este mês, surgiram dois novos vírus, que usam o mesmo método de transmissão: o e-mail. O Navidad.exe e o Hybris estão se alastrando com uma velocidade assustadora. A semelhança entre Navidad.exe e Hybris é que, quando o seu micro está infectado, ele envia automaticamente o vírus por e-mail para seus amigos.

Após o micro ter sido infectado pelo Navidad.exe, você não conseguirá mais executar nenhum arquivo .exe. Outra característica é a existência, na barra de tarefas, de um ícone em forma de olho que, quando clicado, mostra uma caixa com a mensagem "Nunca presionar este boton". Clicando nesta caixa, a mensagem "Lamentablemente cayo en la tentacion y perdio su computadora".

Remover o Navidad.exe de seu micro é relativamente fácil. O ideal é usar um antivírus atualizado, que faça isso automaticamente para você. Mas, se você quiser fazê-lo manualmente, basta pressionar Control-Alt-Del e remover da memória o vírus (Navidad e WINSVRC). Apague os arquivos Winsvrc.vxd (em C:\windows\ system) e Navidad.exe. Edite o registro do Windows (Executando o Regedit.exe) e altere o valor padrão da chave HKEY_CLASSES_ROOT\ exefile\shell\open\command para "%1" %*. Em HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\ Current Version\Run, apague todas as referências ao Navidad e ao Winsvrc existentes. Apague também a chave HKEY_CURRENT_USER\ Software\Navidad. O vírus estará removido.

Já o vírus Hybris é uma praga. São arquivos enviados por e-mail geralmente com títulos pornô, como "Branca de Neve Pornô" ou com nomes como Xuxa.exe, rape.exe, leather.exe, cum.exe, lesbians.exe, etc. O grande problema é que os e-mails enviados através da máquina infectada possuem o cabeçalho alterado, de forma que você não consegue ver quem enviou a mensagem (geralmente o remetente aparece como hahaha@sexyfun.net). Assim, não temos como saber quem está enviando a mensagem, ou seja, que amigo nosso está com o micro infectado.

Em micros infectados, o arquivo Wsock32.dll é alterado. A chave HKEY_LOCAL_ MACHINE\

Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ RunOnce é modificada: o valor padrão passa a chamar o vírus (que é acrescentado nessa chave com um nome aleatório, como CCMBOIFM.EXE - você pode apagar tudo o que existir nessa chave do registro sem problemas, já que em micros "limpos" essa chave fica normalmente vazia). Se sua máquina estiver infectada por esse vírus, passe um bom antivírus. (O DIA 22/11/2000)

  • Dicas para Windows

Evite que o windows procure pelo disquete durante o boot

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone "Meu Computador". Depois, selecione Propriedades.

2. Na próxima janela, escolha a guia Desempenho e clique em Sistema de Arquivos.

3. Na guia Disquete, desmarque a opção Procurar novas unidades de disquetes cada vez que o computador for iniciado.

4. Clique em OK. Você precisa reiniciar o computador para que a alteração seja realizada.

Como evitar que os aplicativos office procurem pela unidade de disquete

O Microsoft Office possui a ferramenta Localização Acelerada, que faz a verificação de todos registros e arquivos a ele associados. Para desabilitar esta função, basta retirar esta opção do Menu Iniciar.

Usando o Windows 98

1. Clique no Menu Iniciar e escolha Programas - pasta Iniciar. Clique com o botão direito do mouse sobre a opção "Localização Acelerada" e, depois, escolha Excluir. Aproveite para apagar os programas desnecessários na inicialização do Windows.

Usando o Windows 95

1. Clique no Menu Iniciar, opção Configurações e, depois, em Barra de Tarefas e Menu Iniciar.

2. Clique na guia Programas do Menu Iniciar.

3. Clique em Avançado.

4. Abra a pasta Programas e localize a pasta Iniciar. Clique com o botão direito do mouse sobre a opção "Localização Acelerada" e escolha Excluir, ou simplesmente pressione a tecla Del/Delete. Aproveite para apagar os programas desnecessários na inicialização do Windows.

Como evitar que outras pessoas acessem os arquivos que ficam visíveis na pasta documentos do menu iniciar

Atenção: Os arquivos apagados desta pasta não são excluídos de fato. Eles continuam armazenados em seu computador; apenas deixam de aparecer na pasta Documentos do Menu Iniciar.

Como fazer:

1. Clique no Menu Iniciar, opção Configurações e, depois, em Barra de Tarefas e Menu Iniciar.

2. Clique na guia Programas do Menu Iniciar.

3. Na caixa "Menu Documentos", clique na opção Limpar.
 (O DIA 22/11/2000)