Notícias Via Web

Autor: João Luis Nascimento Palhares - GPT

  • Mostra conta com HTML e Flash.

Não é nenhum segredo que, com a Internet, as artes visuais inevitavelmente galgaram um novo patamar. A poesia também está nesse processo, como pode ser conferido na página http://www.p0es1s.com/. O site disponibiliza os trabalhos da Mostra internacional de Poesia Digital, exposição organizada pelo professor alemão Friedrich W. Block, em parceria com o designer brasileiro André Vallias.

A Mostra conta com participação de artistas da Alemanha, Holanda, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Brasil. Como acontecia com a poesia concreta, a Internet fornece diversas ferramentas para alterar a visualização formal e a construção dos poemas: HTML, Flash, estruturas de bancos de dados e muito mais. (O DIA - 06/12/2000)

  • Nokia traz "super celular" que mistura dados e voz.

A empresa finlandesa Nokia lançou o protótipo de seu celular 9120 Comunicator. O aparelho, com tela de cristal líquido colorida, faz parte da nova geração wireless (sem fio) que agrega voz, dados e conexão à Internet.

O 9120 deverá chegar às prateleiras a partir do primeiro semestre do ano que vem, em países que usam a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications), padrão europeu de telefonia móvel que será usado pela banda C no Brasil. (Folha São Paulo)

  • União pode mudar panorama do Linux.

Linux e Unix unidos numa mesma empresa, tornando possível atender às necessidades tanto do "thin client" como das grandes corporações. A união desses mercados se tornou possível graças à formação da Caldera International.

Na semana passada, foi anunciado que a Caldera Systems havia adquirido as divisões Professional

Services e Server Software da SCO, fundada em 1979 e com forte domínio do mercado Unix.

A grande vantagem da Caldera International é mesmo a união dessas duas tecnologias. Se, por um lado, o Linux é direcionado para o mercado Web, suporta uma grande variedade de soluções e possui um baixo custo, a Unix atende ao backhand, alcançando aplicações não suportadas pelo Linux.

Segundo Marco Antônio, presidente da Caldera International, "a intenção é juntar produtos que se encaixam nos diferentes perfis de usuários de cada empresa, criando uma plataforma unificada e confiável". Enquanto a Caldera agrega uma infra-estrutura de negócios global, uma grande rede de canais e uma nova ferramenta de gerenciamento Linux (o "Linux for Business", um software com padrão comercial), a SCO, por sua vez, oferece uma infra-estrutura mundial, tecnologia Unix e linha de "Business Applications".

Com isso, espera-se que o Linux rompa alguns desafios, passando a suportar grandes capacidades de memória e um gerenciamento global, por exemplo.Como resultado, também é possível apontar a criação de novos produtos, como o Volution, mostrado na última edição da Comdex e que permite o gerenciamento de servidores Linux.

A Caldera International será representada no Brasil pela Ética Tecnologia, que já tem experiência com Linux for Business desde 1997 e representa a Caldera Systems desde março do ano passado. (O DIA - 29/11/2000)

  • Remendo obrigatório.

Com o passar do tempo, o Windows ganhou diversas atualizações e novas versões. São recursos mais modernos, novo design, mas uma coisa não muda. Trava com freqüência. Bom, para evitar a tela congelada não existe remédio a não ser trocar o sistema operacional por outro, como o Linux. Mas as seqüelas do travamento, que em alguns casos fazem com que o windows não inicialize mais, podem ser evitadas com um aplicativo que está disponível de graça na Rede.

O System Safe Gold promete minimizar os problemas causados pelo congelamento já que protege os arquivos-chave do sistema. Quando o programa não encontra um desses arquivos, repõe. Se estiver corrompido, conserta. O System Safe também faz cópias de segurança de arquivos essenciais do sistema, como o INI, os DLL, os .DAT, entre outros. É uma ferramenta bastante importante para quem não quer ou não pode substituir o Windows por outro sistema operacional.

O aplicativo está disponível de graça em http://tucows.uol.com.br/ (O DIA - 06/12/2000)

  • Conheça dicas que ajudam a economizar tinta e papel.

As impressoras jato de tinta já caíram nas graças dos usuários domésticos. Motivos: preço e qualidade de impressão.

No entanto, o custo dos suprimentos é significativo: dependendo do uso da impressora, é possível que, em uma ou duas semanas, o usuário gaste com cartuchos de tinta o equivalente ao preço da máquina.

Acompanhe a seguir dicas para tornar mais econômico o uso de sua impressora. Fique atento a novos lançamentos. Manter impressoras antigas pode sair caro: imprimir uma página colorida em uma antiga impressora DeskJet 500C custa 2,5 vezes mais do que imprimir a mesma página em uma impressora da linha 690.

As impressoras mais novas possuem tecnologia que aproveita melhor a tinta. Verifique as capacidades dos cartuchos, pois há impressoras que podem usar cartuchos de tinta com capacidades diferentes. Um cartucho de 40 ml custa menos do que dois de 20 ml.

Se quiser imprimir páginas da Internet, veja se o site fornece uma página formatada para impressão. Essa opção normalmente faz a impressão em preto-e-branco e sem gráficos, economizando tinta colorida e tempo. Aproveite recursos de edição dos programas.

O "Word", por exemplo, permite a impressão de duas ou mais páginas em uma só folha de papel. Quando esse recurso é ativado, as páginas são impressas na horizontal. A escolha de duas páginas por folha é perfeita para a maioria dos casos.

O tamanho das letras é bom, e há pelo menos uma economia de 50% de papel e tinta. Para ativar esse recurso, clique no menu Arquivo/Imprimir. Na caixa de diálogo, selecione no painel Zoom a quantidade de páginas por folha.

Algumas impressoras oferecem a possibilidade de imprimir em três modos: Normal, Alta qualidade e Econômico. Esses itens são destinados a regular a velocidade de impressão e não o consumo de tinta.

O modo econômico das impressoras HP ativa a impressão de rascunho, que é a velocidade máxima de impressão.

A página consome, porém, exatamente a mesma quantidade de tinta usada no modo de alta qualidade. No modo econômico, a cabeça de impressão passa apenas uma vez pela linha; nos demais modos, passa várias vezes, dispondo os pingos de tinta em posição mais adequada.

Se você imprime mais de 500 páginas/mês e não faz questão de cor nos documentos, considere a compra de uma impressora a laser.

Com preços variando entre R$ 800 e R$ 1.300, os modelos mais simples permitem a impressão de 3.000 a 6.000 páginas com um único cartucho de toner. Bem mais do que as 300 a 500 páginas de um cartucho de tinta. (Folha São Paulo)