Nova Central Telefônica

Autor: Gilberto Ehrenfried - Manutenção Elétrica

O novo equipamento é um PABX-CPA 4300m da Alcatel, Tecnologia Francesa.

Nosso antigo PABX Siemens era eletromecânico, possuía apenas uma posição de atendimento e tinha 150 ramais e 20 troncos.

Hoje, o novo PABX-CPA é um sistema digital, possui três posições de atendimento, dois em horário comercial e um para uso fora do horário comercial, 350 ramais, sendo 200 na sede e 150 na CELEPAR II, existindo nesta uma unidade satélite que está interligada à unidade principal (sede), através de um par de ETLs que faz a comunicação entre os prédios com 8 pares de fios 4Rx e 4Tx, sendo possível 32 ramais se comunicarem ao mesmo tempo por um mesmo par de fios. Possui, ainda, espaço para 60 troncos.

Com este novo sistema, várias facilidades foram incorporadas conforme lista de códigos de acesso a seguir, Além destas, ainda podemos contar com o correio de voz ou um sistema que funciona como uma secretária eletrônica; porém, por configuração do sistema, as caixas postais são limitadas.

Todos os ramais podem transmitir recados aos que possuem caixa postal, observando a lista dos ramais com esta facilidade.

Possui ainda gerenciamento de facilidades avançadas, proporcionando expressiva economia de custos na administração de redes, mediante utilização de software integrado ao sistema que desempenha funções tais como:

  • bilhetagem detalhada por chamada
  • registro de chamada por contrato
  • análise de tráfego
  • menu de serviços para cada usuário
  • manutenção remota
  • mensagens faladas

O novo PABX-CPA funciona com telefones em DTMF e Digital, sua implantação ocorreu em um final de semana, exigindo da equipe de Manutenção Elétrica da CELEPAR esforços redobrados para que todos os usuários tivessem o novo equipamento na segunda-feira em pleno funcionamento.