Nova Intranet da Celepar

Autor: Maurício Luiz Viani - GSR                                                             

As Intranets representam um novo conceito em termos de acesso às informações corporativas. Com a Intranet, a CELEPAR pretende disponibilizar informações de diversas áreas da Empresa, de forma organizada, através de uma interface única, não importando o formato e o local em que estas informações estão armazenadas. Assim, existem informações provenientes de Notes, Html, documentos Ms-Office, além de serviços disponibilizados por outros softwares, como por exemplo Chat Server. Em resumo, os objetivos gerais do projeto Intranet da CELEPAR são os seguintes:

 

- possibilitar a integração das diversas aplicações existentes através da WEB;

- apresentação e navegação WEB sem replicar informação;

- acesso aos serviços a partir de uma entrada única;

- facilidade para disponibilizar informação independente da aplicação;

- servir como modelo para implementação de Intranets do governo;

- navegação amigável.

O que é uma Intranet

Não existe um conceito único para a Intranet, este conceito varia nas Organizações. Podemos dizer de uma forma simples que uma Intranet é uma Internet interna da Organização, porém não é só isto, existem diferenças. Uma delas é que na Internet o foco está centrado na publicação de informações ao mundo externo à Organização, na Intranet as informações têm como alvo o seu público interno. Outra diferença é que o enfoque da Intranet em muitas Organizações está baseado nas suas aplicações corporativas, inclusive como uma ferramenta para alavancar os seus negócios.

O que se busca na Intranet, pelas observações de mercado, é a facilidade de navegação e de disponibilização de informações, utilizando as tecnologias da Internet, integradas ao acervo das aplicações existentes. Ou seja, devemos procurar dar maior facilidade de acesso e procura para as informações existentes na organização. Isto significa dizer que não devemos reinventar a roda, criar projetos enormes que demandem muito tempo no desenvolvimento, até pelo seu alto custo de investimento, mas agregar de forma rápida o que as novas tecnologias trazem de bom ao acervo de informações existentes.

Novidades na Intranet

Para acessar a Intranet, utilize o seu browser preferido e informe o endereço http://www.intranet.celepar.gov.pr. Caso venha uma mensagem de erro dizendo que não foi possível encontrar o servidor, talvez seja necessário atualizar a configuração de DNS do seu computador. Neste caso proceda da seguinte maneira:

Abra o painel de controle, clique no ícone redes, selecione a opção TCP/IP e clique no botão propriedades. Clique na aba Configuração DNS e inclua os endereços 10.15.61.9 e 200.238.136.33, nesta ordem. A seguir reinicie o computador. Se isto não resolver, entre em contato com o Helpdesk no ramal 5255.

Segue um resumo do conteúdo das principais páginas da Intranet:

- Páginas das gerências:

Existe um espaço na Intranet para a publicação das páginas das gerências e divisões da CELEPAR. Algumas gerências já possuíam páginas em funcionamento e foram apenas incorporadas na Intranet CELEPAR. Para quem não possuía foi criada uma página inicial contendo as informações existentes no momento de lançamento da Intranet. A partir deste ponto as gerências têm toda a autonomia para modificarem suas páginas.

- Últimas notícias:

Informa as últimas notícias divulgadas na Intranet. Está aberta à inclusão de novas notícias dos usuários.

- Corporação:

Contém dados gerais sobre a CELEPAR, tais como: lista telefônica, ambiente de processamento, clientes da CELEPAR, dados institucionais, organograma, biblioteca, fundação, etc.

- Projetos:

Possibilita acesso aos projetos da CELEPAR (em andamento ou concluídos).

- Solicitação de serviços:

Os serviços administrativos e técnicos podem ser acompanhados nesta página. Ao clicar em um serviço é apresentada uma descrição geral e opções para solicitação (quando disponível) e acompanhamento.

- Grupos de discussão:

Estão disponíveis para os usuários da Intranet salas de discussão on-line (software em demonstração) e fórum de debates (em desenvolvimento).

- Sites

Interessantes: coletânea de links de interesse geral. Possibilita ao usuário incluir seus links de interesse.

- Biblioteca:

Informações da biblioteca da CELEPAR últimas aquisições, solicitação de empréstimo, formulário de pesquisa, Boletins Edupage, links para outras bibliotecas.

- Informe-se:

Estão disponíveis informações diversas e publicações para consulta, tais como: BateByte, Central de Notícias, Clipping e Gartnet Group Research.

- CIPA:

Informações gerais da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e formulário de sugestões.

- FUNCEL:

Notícias e informações da Fundação CELEPAR.

- Demandas e sugestões:

Contribua para a melhoria da Intranet submetendo suas demandas e sugestões.

 

Como disponibilizar suas informações na Intranet?

Como foi citado anteriormente, não há necessidade de replicar a informação para que esta fique disponível na Intranet. A Intranet disponibiliza facilidades para garantir a publicação das informações a partir da sua origem. Ex: Aplicações Notes estarão sendo disponibilizadas automaticamente na Intranet; documentos Word poderão ser salvos em HTML e disponibilizados na Intranet; idem para Excel; emulação de terminal a partir de um browser, acesso a informações baseadas em SGBD, etc.

O servidor de Intranet da CELEPAR possui uma área reservada para armazenar as páginas das Gerências, CIPA, FUNCEL, PREVICEL e Biblioteca. Outras áreas poderão ser criadas de acordo com a demanda. A maneira mais prática de disponibilizar informações é desenvolver páginas e colocá-las nestas áreas para que sejam acessíveis pela Intranet. Como foi citado anteriormente, algumas páginas já foram desenvolvidas com o intuito de iniciar o processo de formação das Intranets das Gerências. O próximo passo seria designar um responsável de cada gerência para dar continuidade ao trabalho que já foi realizado.

 

wpe7.jpg (12921 bytes)

wpe1.gif (17485 bytes)