Novidades da Biblioteca

1. CAVUOTO, James, BERST, Jesse. Ventura Publisher 3.0: guia completo. 3. ed. Rio de Janeiro: Berkley, 1991. 2 v.

Um livro para iniciantes, tanto na produção impressa bem como na Ventura. O primeiro volume mostra como carregar e manipular texto e imagens, como criar e gerenciar folhas de estilo e montar um arquivo de capítulo. O segundo volume é dedicado à técnicas avançadas de utilização do VP, e a extensão profissional. Utiliza linguagem simples e muitos exemplos que facilitam a compreensão das funções do Ventura. Ao final do segundo volume existe um glossário de termos precedentes de artes gráficas.

2. CELEPAR. Sistema xerox de impressão a laser: fontes. Curitiba, 1991. 8 v.

Manual composto de oito volumes com as fontes disponíveis para a impressora laser. Conteúdo: v.1 - Landscape fixo, v.2 - Landscape invertido fixo, v.3 - Landscape proporcional, v.4 - Landscape invertido proporcional, v.5 - Portrait fixo, v.6 - Portrait invertido fixo, v.7 - Portrait proporcional, v.8 - Portrait invertido proporcional.

3. CENTRAL INFORMÁTICA. Proyecto metrica. /Madrid/ 1989. 5 v.

Esta é uma coleção de guias de metodologias para planejamento, projeto e análise de sistemas de informação, gerência de projetos e plano diretor de informática.

4. COX, Brad J. Programação orientada para objeto. São Paulo : McGraw-Hill, 1991. 348 p.

Explora a importância da programação orientada para o objeto e como ela pode ser utilizada de maneira evolucionária. Introduz o termo “software-IC”, um método pelo qual os profissionais que desenvolvem software podem encapsular o código já testado e reutilizá-lo em projetos futuros.

5. ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA, 2.,Curitiba, 1991. Anais. Curitiba: SBC/RS, 1991. 188 p.

Traz artigos nas áreas de arquiteturas sistólicas, redes neurais, sistemas tolerantes a falhas, multimídia, computação gráfica, sistemas de tempo real, processamento paralelo, sistemas especialistas e testes de sistemas digitais.

6. ESPANHA. Ministério para las Administraciones Públicas. CIABSI memória 1990. Madrid, 1991. / P.I./

Faz um relato das atividades da Comisión Interministerial de adquisición de Bienes y Servicios Informáticos durante o ano de 1990.>

7. ESPANHA. Ministério para las Administraciones Públicas. Estratégia de Sistemas de la Administración del Estado. Madrid, 1990. 19 v.

Traça estratégias para utilização de sistemas abertos para administração pública.

8. ESPANHA. Ministério para las Administraciones Públicas. Guias tecnicas aplicables a la adquisión de bienes y servicios informáticos. Madrid, 1990. 22 v.

É uma coleção que traça parâmetros de avaliação para aquisição de bens e serviços de informática, a saber: micros pessoais; UCP para sistemas multiusuários de pequeno, médio e grande porte; workstations; unidades de discos magnéticos; unidades de fitas magnéticas; impressoras; terminais de vídeos, redes locais; digitalizadores de imagens; software integrado; software gráfico; processadores de texto; SGBD e L4G; sistemas especialistas; correio eletrônico; CASE; automação de bibliotecas; desenvolvimento de aplicações e sistemas de informação; manutenção de software e hardware; serviços de consultoria; serviços de treinamento.

9. ESPANHA. Ministério para las Administraciones Públicas. La informática em la administración del estado. Madrid, 1991. 217 p.

Traça um panorama do parque computacional instalado na administração pública da Espanha.

10. GAUSE, Donald C., Weinberg, Gerald M. Explorando requerimentos de sistemas. São Paulo: McGraw-Hill, 1991. 368 p.

Trata-se de um exame inovador e interessante da parte mais desafiadora do processo de desenvolvimento como um todo - como projetar produtos e sistemas que as pessoas desejam. Os princípios descritos não estão restritos ao desenvolvimento de software, mas aplicam-se sempre que qualquer pessoa projetar para outras pessoas.

11. MARTIN, James, Engenharia da Informação: Introdução. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 196 p.

12. MINTO, Bárbara. O princípios da pirâmide. São Paulo:McGrawHill, 1991. 173 p.

Documentos cujas idéias são apresentadas de forma linear, sem a preocupação com a sua hierarquização e classificação, cansam sobremaneira a mente do leitor, que intuitivamente procura descobrir estruturas e agrupar as idéias contidas no texto para mais facilmente entendê-lo. Por que não escrever estes documentos de tal forma que estas estruturas, “pirâmides” compatíveis com o raciocínio humano, fiquem explicitadas? Esta é a teses defendida pela autora neste livro.

13. SÉRIES ESTATÍSTICAS: panorama do setor de informática. Brasília: DEPIN, v.1, n.1, 1991.

Contém informações estatísticas divididas em duas partes: 1. desempenho, capacitação em recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e qualidade no setor de informática: 2. processamento de dados, teleinformática, automação industrial, microeletrônica, programas de computador, instrumentação digital e serviços técnicos de informática.

14. SWAT JÚNIOR, Jofre Dan. Fundamentos Computacionais, algorítmos e estruturas de dados. São Paulo: McGrawHill, 1991. 295 p.

O livro nasceu da necessidade de preparar engenheiros e economistas para estudarem a implementação computacional de algorítmos de Pesquisa Operacional (PO), tais como caminhos mínimos, fluxo máximo, branch-and-bound etc.