Novidades da Biblioteca

ATINI, Carlo et al. Conceptual database design: an entity relationship approach. Redwood City: The Benjamin/Cummings Publ., 1992. 470 p.

Design" ou projeto de banco de dados é o processo de determinar a organização de um banco de dados incluindo sua estrutura, conteúdo e as aplicações a serem processadas. Este livro aborda três grandes temas para projetos de banco de dados: "Design" Conceitual, Análise Funcional e "Design" Lógico. Mostra como traduzir modelos conceituais em modelos lógicos relacional, rede ou hierárquico.

CHESWICK, William; BELLOVIN, Steven M. Firewalls and Internet security: repelling the willy hacker. Reading: Addison-Wesley, 1994. 306 p.

Fornece ferramentas práticas para proteger os computadores das organizações dos ataques dos hackers através da Internet. Ensina como planejar e executar uma estratégia de segurança que afastará o mais determinado e sofisticado dos hackers, mostrando passo-a-passo como estabelecer um gateway firewall.

GILLETTE, Rob et al. Physical database design for Sybase SQL server. Englewood Cliffs : Prentice-Hall, 1995. 225 p.

O livro apresenta métodos práticos com uma nova metodologia de desenvolvimento de aplicações aperfeiçoada para ambientes heterogêneos de cliente/servidor. É um guia prático para implementar o projeto físico da base de dados a partir do modelo lógico. Cada capítulo apresenta uma atividade particular de projeto como uma série de passos que descreve as tarefas que precisam ser realizadas. Pode ser usado como referência por programadores e administradores de banco de dados que tem problemas de performance, espaço, segurança e integridade. O livro é também de grande valor para gerentes de projetos, procurando identificar todas as atividades necessárias para planejar a fase de projeto físico da base de dados, no desenvolvimento da aplicação.

KUO, Peter; HENDERSON, Jim. NetWare Directory Services troubleshooting. Indianapolis: New Riders, 1995. 375p.

O NDS, ou Serviços de Diretório do NetWare, é o principal componente do NetWare 4.10. Ao adotar o NDS, a Novell selou a obsolescência do NetWare 3, ao mesmo tempo em que criou uma ferramenta espetacular, poderosa e complexa. O uso do NDS, a sincronização de tempo, serviços de Bindery, planejamento da árvore de diretórios, réplicas, segurança e muitos outros itens são vistos em profundidade nesta obra. É de leitura obrigatória para administradores de ambientes NetWare 4.10.

MICROSOFT Windows 95 resource kit. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 1363 p. (inclui 3 disquetes)

Microsoft Windows 95 é a versão mais nova do sistema operacional Microsoft Windows. Foi projetado para fornecer a administradores e profissionais de suporte de sistemas uma série de ferramentas avançadas e recursos para melhor gerenciar o uso de computadores pessoais. Contém roteiro do administrador; guia de planejamento corporativo; instalação; interligação em rede; gerenciamento de sistema; configuração do sistema; comunicações; referência do Windows 95; apêndice e utilitários do Resource kit.

RUMBAUGH, James et. Modelagem e projetos baseados em objetos. Rio de Janeiro : Campus, 1994. 652 p.

Este livro apresenta uma abordagem baseada em objetos para o desenvolvimento de software apoiado na modelagem de objetos do mundo real. Utiliza o modelo em seguida para elaborar um projeto independente de tecnologia e organizado em torno destes objetos. Mostra como utilizar os conceitos baseados em objetos através de todo o ciclo de vida do software, desde a análise, design e implementação. Apresenta também um capítulo sobre como implementar projeto de banco de dados baseado em objetos, utilizando banco de dados relacionais.

SHLAER, Sally; MELLOR, Stephen J. Object lifecycles: modeling the world in states. Englewood Cliffs : Prentice-Hall, 1992. 251 p.

O livro mostra como modelar a complexidade de um sistema usando modelo de processo, modelo de estado e análise de domínios. Fornece uma rigorosa definição da metodologia para ser utilizada em uma variedade de projetos. Apresenta técnicas para formalização do ciclo de vida do objeto, análise e controle de subprocessos, etc. O método que é mais usado no contexto de engenharia de software ou de sistemas é descrito em 3 passos. O primeiro passo é o modelo de informação que mostra como é feita a abstração de entidades conceituais do problema em termos de objetos, atributos e suas associações. O segundo passo são os modelos de estados que tratam dos objetos, seus relacionamentos e seus ciclos de vida. O modelo de estado é expresso em diagramas de transição de estado e tabelas que se comunicam entre si por meio de eventos. O terceiro passo são os modelos de processos. Todos os processos necessários para o problema está contido em ações no modelo de estados. No terceiro passo, as ações são separadas em processos fundamentais e recusáveis.

STALLINGS, William. Network and internetwork security : principles and practices. Englewood Cliffs : Prentice-Hall, 1995. 462 p.

Uma obra que aborda com bastante profundidade os procedimentos de segurança necessários à uma rede por onde trafegam informações sensíveis e que exijam cuidados especiais com respeito à integridade, confidencialidade e não repúdio de origem e de destino das mensagens na rede. Descreve os processos de criptografia convencional e por chaves públicas, autenticação e assinatura digital, incluindo os respectivos conceitos, métodos, protocolos e algorítmos. Aborda também aspectos específicos de segurança em correios eletrônicos.

VAUGHAN, Tay. Multimídia na prática. Makron, 1994. 545p.

Com explicações claras e concisas, ensina como projetar e elaborar projetos de multimídia desde a escolha de placas de som e unidades de CD-ROM, até a seleção de software mais adequado para apresentações. Inclui ainda um disquete com o programa TEMPRA GIF, um editor de imagem, e o TEMPRA SHOW, num programa de multimídia da mathematica.