Novidades da Biblioteca



ANTONIONI, José A.; ROSA, Newton Braga. Qualidade em software: manual de aplicação da ISO-9000. São Paulo : Makron, 1995. 108p.

O software raramente‚ submetido a avaliações formais, ficando a qualidade dependente, basicamente, da habilidade e da opinião dos programadores e analistas. Este livro tem por objetivo instrumentalizar empresas de software e departamentos de prestação de serviços de informática das empresas em geral na aplicação da Norma ISO-9000, tanto no que se refere à qualidade dos processos de produção de software (ISO 9000 parte 3) quanto à qualidade do produto em si (ISO/IEC 9126).

BOCHENSKI, Bárbara. Implementando sistemas cliente/servidor de qualidade. São Paulo : Makron Books, 1995. 591p.

Este livro permite que você tire total proveito do aumento de produtividade e da significativa redução de custos oferecidos pelos sistemas cliente/servidor. Aborda todos os aspectos de ambiente cliente/servidor para ajudá-lo a construir seus próprios sistemas com eficiência. Explica por que sistemas cliente/servidor foram as mudanças mais dramáticas que já ocorreram na história dos sistemas de informação e por que eles vieram para ficar. Descreve o que sistemas cliente/servidor são e os compara a processamento cooperativo, downsizing de igual para igual e bancos de dados distribuídos. Aponta os principais problemas de hardware e software e fornece o conhecimento necessário para superá-los. Orienta o usuário em como superar a resistência inicial de seus colegas de trabalho em aceitar uma mudança tão significativa para essa nova tecnologia. Ajuda a explorar todas as tecnologias associadas, como sistemas abertos, interfaces gráficas de usuário e redes locais, para criar uma nova sinergia de grande poder.

CARVALHO, José Eduardo M. de. Aprendendo e utilizando Windows NT. São Paulo : Makron, 1994. 393p.

Neste livro, você encontrará tudo que precisa e deve saber para explorar ao máximo tanto seu micro, quanto os recursos que o software lhe proporciona. Terá desde dicas de instalação, até projeto e gerenciamento de redes cliente/servidor, configurando ambiente e usuários com a maior segurança.

GALEOTE, Sidney. Windows NT: perguntas e respostas. São Paulo : Érica, 1994. 205p.

Este livro, sobre o mais novo sistema operacional de 32 bits, permite o conhecimento desta nova tecnologia através de um texto elaborado com perguntas e respostas, figuras e telas ilustrativas com abordagem dos seguintes tópicos:

* Principais Características
* Arquitetura Interna
* Instalação e Configuração
* Gerenciamento de Arquivo
* Gerenciamento de Usuários
* Gerenciamento de Impressoras
* Otimização de Performance
* Resolvendo Problemas.

Permite ao usuário ainda que inexperiente, conhecer os principais conceitos do sistema operacional Windows NT, considerado o sistema operacional dos anos 90.

LIEBFRIED, Kathleen. H. J.; MCNAIR, C. J. Benchmarking : uma ferramenta para a melhoria contínua. Rio de Janeiro : Campus, 1994. 312p.

Os autores mostram como o Benchmarking - julgar cada aspecto de seu produto em relação ao melhor concorrente, visando superar o melhor dos melhores pode ser aplicado a todos os aspectos de uma empresa, incluindo as funções administrativas internas, como suporte aos clientes, compras, contas a pagar e outras áreas.

MICROSOFT Windows NT: passo a passo. São Paulo : Makron, 1995. 483p. (Inclui 1 disquete)

O Microsoft Windows NT é um sistema operacional com interface gráfica para o usuário, que utiliza para operar, controlar e gerenciar seu sistema de computador. É um tutorial que lhe mostrará como usar o Windows NT de modo a simplificar seu trabalho e aumentar sua produtividade. Além de conseguir dominar os fundamentos do Windows NT, você vai aprender rapidamente a usar seus aplicativos Mail e Schedule+.

RIBEIRO, Pedro Mota. MS Project 4.0. Rio de Janeiro : Brasport, 1995. 294p.

Destinado a profissionais da área de gerenciamento de projetos. Com uma abordagem simples, mas consciente com as noções gerais de projeto, tais como redes de PERT, Gráficos de GANTT, Caminho Crítico, Margem Livre, entrando depois no gerenciamento de projetos assistidos por computador, através de exemplo, o livro apresenta assim todas as potencialidades do Microsoft Project 4.0. Permite a elaboração e o acompanhamento gradual de todo o projeto e a elaboração de relatórios de grande quantidade, discriminados por custo e trabalho dos recursos e tarefas, duração das atividades e sua distribuição pelos dias do mês ou ano, na forma de calendário, etc.

ROSENTHAL, David; MEIRA, Sílvio Lemos. Os primeiros 15 anos da política nacional de informática: paradigmas e sua implementação. Recife : Protem-CC, 1995. 285p.

Este livro apresenta, sob a forma de coletânea de textos para discussão, uma versão preliminar e parcial dos resultados de uma pesquisa, concluída recentemente, em que buscou avaliar a eficiência da política nacional de informática "original", em termos de seu objetivo principalmente declarado a promoção da capacitação tecnológica nacional na área da informática.

SCHILDT, Herbert. Windows NT: manual de programação. São Paulo : Makron, 1994. 257 p.

Começa com uma visão geral do Windows NT e fundamentos de programação. Discute os pontos básicos, incluindo Mensagens, Bitmaps, Menus, Funções Gráficas, Caixa de diálogo, Controles. São discutidos vários recursos exclusivos do Windows NT, como consoles e programação multithread, assim como notas especiais de conversão para ajudar programadores que queiram transportar antigas aplicações Windows de 16 bits para Windows NT. É um livro ágil que foi escrito para satisfazer as demandas da mais ampla gama de programadores. Proporciona todas as informações necessárias para fazer a transição mais rápida para o novo poderoso sistema operacional da Microsoft.

SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO NA UNIVERSIDADE, 25, 1995, Canela. Anais... Porto Alegre : Instituto de Informática da UFRGS, 1995. 44p.

Contém o texto "Política de Informática uma volta ao passado para pensar o futuro" do jornalista Marcos Dantas.

SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE, 22, 1995, Canela. Anais... Canela : Instituto de Informática da UFRGS, 1995. 2v.

Os trabalhos publicados estão organizados em temas gerais tais como: Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Arquiteturas de Computador, Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Fundamentos e Teoria da Computação, Inteligência Artificial, Programação Distribuída, Hipermídia, Avaliação de Performance, Modelagem de Banco de Dados, Simulação, Aprendizagem de Maquina, Plataformas de Trabalho Cooperativo, Segurança e Sistema Distribuídos, Linguagens Orientadas a Objeto, Redes Neurais, Teste e Qualidade de Software, Especificação Formal, Gerência de Redes, Informática e Educação, CAD, Algoritmos Paralelos e Genéticos e Otimização.

SIMPÓSIO DE COMPUTADORES TOLERANTES A FALHAS, 6, 1995, Canela. Anais... Canela : Instituto de Informática da UFRGS, 1995. 479p.

Este Simpósio é o Fórum Nacional reservado á apresentação e discussão de trabalhos na área de Computação Tolerante a Falhas e assuntos correlatos. Entre outros trabalhos interessantes, contém‚ um tutorial sobre Criptografia Contemporânea. Os principais temas tratados no Simpósio foram Arquitetura Síntese de Circuitos, Sistemas Distribuídos, Mecanismos de Implementação, Supervisão e Diagnóstico de Sistemas, Comunicação Confiável, Segurança de Dados, Software Tolerante a Falhas e, por fim, Avaliação e Validação.

SOUZA, Marcelo Stein de Lima. Introdução aos aspectos humanos da interação homem-computador. Porto Alegre : Instituto de Informática da UFRGS, 1995. 50p.

Este livro faz parte da coleção composta de 11 apostilas didáticas, relacionadas aos mini-cursos intensivos selecionados para a XIV Jornada de Atualização em Informática de 1995.

STINSON, Craig. Windows NT 3.5: guia autorizado Microsoft. São Paulo: Makron, 1995. 845p.

Repleto de exemplos, ilustrações, dicas e estratégias, é o guia didático para configurar, utilizar e otimizar este novo e poderoso software. Encontrará informação especializada e conselhos sobre: Fundamentos e Otimização; Redes de Micros; Otimização; Segurança e Administração.

STRINGHER, Ademar. Registros contábeis e fiscais por processamento eletrônico de dados ou imagens. São Paulo : Universidade Ibirapuera, 1994. 317 p.

Analisa toda a legislação que rege o tema registro de imagens de documentos. Com um enfoque profundo sobre a micrográfica. Contempla também o processamento eletrônico de dados. Apresenta os instrumentos legais que, pela primeira vez no Brasil, focalizaram a utilização de meios mais avançados´ para registro de imagens e até o registro em discos ópticos.

WAITLEY, Denis. A nova dinâmica do sucesso. Rio de Janeiro : Campus, 1994. 167p.

Lançando mão das últimas descobertas científicas em psicologia esportiva, o autor mostra como qualquer pessoa tem condições de adquirir perfil campeão na vida e nos negócios, aprendendo:

* as sete regras para os vencedores;
* as cinco regras autodestrutivas mais freqüentes;
* o segredo da tenacidade mental e
* como usar o stress em benefício próprio.

WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM INFORMÁTICA, 3, 1995, Canela. Anais...

Canela : Instituto de Informática da UFRGS, 1995. 256p.

Contém os currículos dos cursos de graduação na área de informática das principais universidades do Brasil.

A Biblioteca Passou a Receber o Seguinte Periódico:

NET the Internet Magazine

Revista inglesa da famosa Futere Publishing. Esta revista comenta prodrutos para Internet e principalmente WEB sites. Apresenta reportagens com muitas ilustrações e uma diagramação diferente (a revista é feita por jovens ingleses). Algumas desta edição: dicas para quem constrói páginas HTML. E, como sempre, dezenas de endereços interessantes.