Novidades da Biblioteca

LIVROS

BAZILLI, Roberto Ribeiro. Contratos administrativos. São Paulo : Malheiros, 1996. 162 p.

O autor examina o contrato administrativo à luz da Lei 8.666, sem perder de vista os aspectos doutrinários e jurisprudenciais relevantes. A partir da teoria geral dos contratos analisa, de maneira sistematizada, o contrato administrativo, observando sempre que possível, a própria ordenação temática estabelecida na lei. Interpretando as disposições legais vigentes, discute diversos aspectos dos contratos administrativos.

COLEMAN, Derek. Object-oriented development : the fusion method. Englewood Cliffs : Prentice Hall, 1994. 314 p.

Fusion é um método de desenvolvimento de software orientado a objeto. Foi concebido em 1992 por um grupo de pesquisadores da HP. Fusion integra e estende os principais dispositivos das abordagens orientadas a objeto de mais sucesso no mercado: OMT, Booch, CRL e Objetory. O livro cobre as fases de análise, projeto e implementação de um sistema. Para ilustrar a aplicação do método disponibiliza um estudo de caso e exercícios. Além disto, discorre sobre como gerenciar um projeto que venha a ser desenvolvido usando Fusion.

COUTO, Hudson de Araújo. Stress e qualidade de vida dos executivos. Rio de Janeiro : COP, 1987. 196 p.

Trata-se de um programa de desenvolvimento individual e gerencial de aplicação simples e imediata. É um manual de prevenção e administração do stress. Poderá ser utilizado para: sensibilizar executivos, gerentes e profissionais para o assunto; para ampliar esforço de maior sistematização dos processos de prevenção e administração do stress; utilizar como instrumento de desenvolvimento pessoal/gerencial de baixo custo e grande amplitude; para aumentar a produtividade gerencial e pessoal.

GRAHAN, Ian. Object-oriented methods. 2. ed. Workinghan : Addison Wesley, 1994. 471 p.

Traz uma miscelânea de temas da área de orientação a objetos, entre os quais:

  • conceitos básicos;

  • os benefícios dos métodos e linguagens;

  • a descrição dos principais métodos e linguagens;

  • aplicações exemplares;

  • banco de dados OO;

  • gerenciamento dos métodos OO;

  • tendências;

  • objetos fuzzy.

JACOBSON, Ivar et al. The object advantage : business process reengineering with object technology. Workinghan : Addison Wesley, 1995. 347 p.

Aborda o método BPR (Business Process Reengineering) que se propõe através de ética da orientação a objetos reorientar os negócios de uma organização. O método é utilizado para integrar o trabalho de reengenharia de negócio, seus processos e seus sistemas de informação. A leitura deste livro é essencial para qualquer gerente que pretenda fazer reengenharia de seus negócios ou queira aprender mais sobre BPR e suas implementações práticas.

JACOBSON, Ivar et al. Object-oriented software engineering : a use case driven approach. Harlow : Addison Wesley, 1992. 528 p.

 Descreve o método OOSE, que enfoca o desenvolvimento de sistemas como um processo industrial. É dividido em três partes: a primeira dá uma introdução aos conceitos de orientação a objetos e sumariza os requisitos de um processo industrial. A segunda parte aborda arquitetura de um sistema, a análise, a construção, o teste entre outros assuntos. A terceira parte descreve alguns estudos de caso, trata do gerenciamento de projetos orientados a objetos e resume outros métodos orientados a objetos. Um apêndice trata do OBJECTORY, o primeiro processo disponibilizado comercialmente para desenvolver sistemas industriais de longa escala.

MUKAI, Toshio. Contratos públicos : as prerrogativas da administração e os direitos das empresas contratadas (segundo as leis n.º 8.666/93 e 8.883/94). Rio de Janeiro : Forense Universitária, 1995. 120 p.

Pretende ofertar ao público que milita nos órgãos e entidades públicas uma visão do campo dos contratos públicos, e ao mesmo tempo oferecer às empresas fornecedoras de serviços, obras e bens um panorama dos seus direitos nos contratos mencionados. Apresenta um panorama geral dos contratos, a partir de uma visão do direito obrigacional, traça uma caracterização geral dos diversos ângulos da execução, inexecução e extinção dos contratos públicos. A obra segue as normas da Lei n.º 8.666/93 (com as alterações da Lei 8.883/94), estando, portanto, o trabalho totalmente atualizado.

RITCHEY, Tim. Programming with Java. Indianapolis : New Riders, 1995. 389 p. (inclui um CD-ROM)

Mais um livro sobre Java. Este também se propõe a cobrir o maior número de tópicos possível, indo desde um breve histórico do nascimento da linguagem até Java Virtual Machine, passando também pelos pontos básicos da linguagem, como operandos, tipos de dados, estruturas de controle, etc. Dois pontos importantes sobre o livro: primeiro, na contracapa você verá que o público-alvo é de nível expert, e isto é para ser levado a sério. Por haver muitos tópicos sendo cobertos, alguns assuntos básicos não são tratados em profundidade, exigindo maior conhecimento prévio por parte do leitor. Um exemplo é a própria linguagem Java, que é tratada em apenas dois dos quatorze capítulos do livro. O outro ponto é que o livro é de 1995, o que o torna um pouco antigo em alguns momentos. Por exemplo, ele usa como browser exemplo o Netscape 2.0 Beta, e o próprio Java Developer Kit que serve de base para o livro é o beta 1. Apesar disso, é um bom livro, e embora seja certo que quanto melhor o conhecimento de linguagem C e orientação a objetos pelo leitor, mais ele aproveitará, nada disso impede de se aprender muito com ele.