Novidades da Biblioteca

 

  • 1. CARMICHAEL, Abndy. Object development methods. New York : SIGS, 1994. 347.
  • Introduz e compara as mais importantes metodologias de análise e projeto, além de suprir com definições de muitos termos da orientação a objeto. Aplicável àqueles que estão escolhendo um método ou que já escolheram e desejam estar familiarizados com outras metodologias. Aprofunda-se nos processos e experiências de muitos dos diferentes métodos de desenvolvimento orientados a objeto que têm sido definidos. Discute e define conceitos-chave como classe/tipo/conjunto, classificação, polimorfismo e interpretação. Contém respostas a questões freqüentes sobre escolha de métodos.

  • 2. INMON, W. H. Building the data warehouse. 2ª ed. New York : J. Wiley, 1996. 401 p.
  • O data warehouse resolve o problema de obter informações de sistemas rápido e eficientemente. Se for projetado e construído corretamente, o data warehouse possibilitará uma significante liberdade de acesso a dados. Neste manual único, W. H. Inmon "o pai do data warehouse", provê uma discussão detalhada e análise das grandes questões relacionadas com projeto e construção do data warehouse, incluindo granulosidade de dados, particionamento de dados, metadados, falta de credibilidade dos dados de sistemas de apoio à decisão, o sistema de registro, migração, etc.

     

  • 3. INMON, W. H.; IMHOFF, Claudia; BATTAS, Greg. Building the operational data store. New York : J. Wiley, 1996. 276 p.
  • O operational data store, ou ODS, é uma arquitetura dinâmica projetada para processamento operacional integrado de alta velocidade. Ele faz a nível operacional o que o data warehouse faz a nível estratégico/administrativo. Este é o primeiro guia compreensivo para conhecer, construir e usar operational data store. Provendo uma cobertura aprofundada das questões práticas e teóricas, pretende explicar em que o operational data store difere do data warehouse, como este se relaciona com sistemas de apoio à decisão e sistemas de informação executiva, como selecionar e configurar plataformas de hardware relacionadas com projetos de banco de dados e tecnologias de SGBD e CASE.

  • 4. INMON, W. H.; HACKATHORN, R. D. Using the data warehouse. New York : J. Wiley, 1994. 285 p.
  • O data warehouse possibilita às empresas coletar, armazenar, integrar, recuperar e analisar dados - tanto históricos quanto empresariais - rapidamente, sem interferir com aplicações operacionais. O acesso rápido e a análise desse tipo de dado permite às empresas de adaptarem às mudanças de mercado um passo à frente. O livro explica como o data warehouse filtra, reconfigura e integra dados operacionais para maximizar seu uso como ferramenta de apoio à decisão, além de suprir tanto com dados sumarizados para suporte à decisões estratégicas, como dados detalhados para decisões táticas. Também demostra como manusear dados para uma variedade de assuntos, desde uma simples linha de produtos até amplas atividades empresariais, do último trimestre aos últimos dez anos.

  • 5. KIMBALL, Ralph. The data warehouse toolkit: pratical techniques for building dimensional data warehouse. New York : J. Wiley, 1996. 388p. (Inclui 1 CD-ROM).
  • Explica como construir um data warehouse usando estudos de casos existentes de data warehouses desenvolvidos para aplicações comerciais específicas tais como comércio, fábricas, bancos, seguros, assinaturas e reservas aéreas. Descreve um poderoso modelo novo de projeto de data warehouse, o data warehouse dimensional, que proporcionará aos leitores a habilidade de fazer uma análise rápida de informações complexas para tomada de decisões. O CD-ROM inclui uma ferramenta para construção de data warehouses dimensionais e exemplos de todas as bases de dados discutidas no texto.

  • 6. RITCHEY, Tim. Programando Java & JavaScript para Netscape 2.0. São Paulo : Quark do Brasil, 1996. 469 p. (Inclui 1 CD-ROM)
  • Serve como guia abrangente para JavaScript e analisa em profundidade assuntos como a integração de JavaScript com Java e HTML, bibliotecas de classes e os acréscimos HTML do Netscape 2.0. Ensina a criar páginas dinâmicas e interativas na Web. JavaScript, esta estrutura multiplataformas representa a próxima etapa na evolução da Web no sentido de um ambiente realmente interativo. O CD-ROM contém exemplos do texto do livro, o kit de desenvolvimento do SUN Java com compilador, visualizador de mini aplicativos (applets), interpretador, programas de depuração e mini aplicativos Java prontos para executar.

  • 7. SINGER, Gilbert L. Object technology strategies and tactics. New York : SIGS, 1996. 353 p.
  • Apresenta conceitos de orientação a objeto para auxiliar o leitor a selecionar uma metodologia, descrevendo simultaneamente uma série de metodologias de análise e projeto orientados a objeto. Identifica áreas críticas nas quais o uso do paradigma da orientação a objeto afeta as decisões da gerência e desenvolvimento. Depois, sem ser excessivamente técnico, traz soluções para resolução destes problemas. Destinado a gerentes e desenvolvedores de software interessados em entender os conceitos de orientação a objeto, este livro auxiliará a fazer análises inteligentes, projetos e decisões gerenciais. Com uma linguagem independente, é destinado a minimizar os riscos e maximizar os benefícios da tecnologia de orientação a objeto.

  • 8. WILLIAMS, John D. What every software manager must know to succeed with object technology. New York : SIGS, 1995. 273 p.
  • A grande causa da falha de qualquer projeto baseado em objeto começa com os gerentes de software e sua falta de compreensão da tecnologia ou sua inabilidade de reconhecer que estes projetos devem ser gerenciados diferentemente. O livro mostra aos gerentes o que é a tecnologia de objeto e como gerenciá-la efetivamente. Os leitores compreenderão como a tecnologia de objeto trabalha, incluindo roteiro de como gerenciar e desenvolver projetos. Inicia com um simples exemplo para delinear a tecnologia, e mostra aos gerentes as escolhas e opções disponíveis com tecnologia de objeto. Depois, um exemplo real é usado para mostrar onde a realidade de desenvolvimento de sistemas orientados a objeto difere da teoria. É de particular interesse aos gerentes de software os detalhes de como percorrer e registrar progressos em projetos, usando técnicas de desenvolvimento interativas.