Novidades da Biblioteca

01. AVEYARD, T. et al. Lotus Notes/Domino 5 system administration. Indianapolis : New Riders, 2000, 456 p.

Destinado a profissionais que pretendem obter a certificação em Lotus Notes/Domino 5 (CLP). O livro explica tudo que os candidatos devem saber sobre os exames 520, 521 e 522 da Lotus, e está dividido em três seções: manutenção de usuários e servidores Domino, implementação de uma infra-estrutura Domino R5 e desenvolvimento de aplicações Domino R5.

02. KIRKLAND, B. Domino system administration. Indianapolis: New Riders, 2000. 796 p.

O livro procura dar enfoque aos aspectos táticos (como solução imediata de problemas) e estratégicos (planejamento e arquitetura de ambientes Domino) que são tarefas diárias pertinentes a um administrador Domino. Ele é dirigido a pessoas que já possuam conhecimento prévio sobre o ambiente Notes/Domino, enfatizando como os componentes do sistema operam ao invés de somente uma simples listagem de comandos e recursos. Entre os tópicos cobertos, incluem-se: instalação do primeiro servidor e dos subseqüentes, upgrade do Release 4.x, registro de usuários, configuração de clientes, roteamento de mensagens, replicação, segurança, serviços adicionais (LDAP, SMTP, HTTP, etc.), otimização de performance, bancos de dados e serviços Web.

03. KROENKE D. M. Banco de dados : fundamentos, projeto e impelementação. Rio de Janeiro: LTC, 1998. 376 p.

O livro é organizado com dois objetivos: o primeiro deles é o de transmitir os conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de banco de dados e o segundo, após serem fornecidos os fundamentos, que são: modelagem de dados, projeto de banco de dados relacionais, linguagem SQL, projetos fundamentais de aplicações e processamento multiusuário, discutir e ilustrar as tecnologias e aplicações emergentes.

04. LYND, D.; KERN, S. Lotus Notes and Domino R5 development. Indianapolis: SAMS Pub, 2000. 1216 p. (Inclui 1 CD-ROM).

O novo foco do R5 do Domino Designer é ser uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações que une o cliente Notes e o ambiente browser da web, permitindo que a mesma aplicação possa ser executada igualmente nos dois ambientes. O livro determina padrões de tecnologia para permitir que aplicações possam migrar para o ambiente Domino. Cobre também aspectos do Lotus Script e Java Script. O CD-ROM contém ferramentas de desenvolvimento, aplicações demo, produtos associados, aplicações de terceiros e banco de dados de resolução de problemas.

05. PATTON, A. Practical LotusScript. Greenwich: Manning Pub, 1999. 479 p.

Explora, de maneira prática e em profundidade, os recursos de programação do LotusScript em ambiente Notes. Cobre detalhadamente a linguagem LotusScript, suas classes, métodos e propriedades. Os aspectos de trabalho com arquivos, tratamento de erros, objetos embutidos (embedded objects), e pesquisa, entre outros, são explicados. Também inclui tópicos avançados como geração de relatórios, utilização de OLE, utilização na WEB e integração com NotesPump e Office97.