Novidades da Biblioteca

LIVROS

01. COHEN, Herb. Você pode negociar qualquer coisa. Rio de Janeiro : Record, 1996. 252 p.

Cohen, advogado de renome, aconselha:"Seja paciente, seja pessoal, seja informado". Num mundo que é uma mesa gigante de negociações, este guia de preceitos fáceis mostra como usar uma técnica de vitória certa quando lidar com o companheiro, chefe, computador, com os filhos, advogado, os melhores amigos e até conosco mesmos.

02. GANTI, Narsim; BRAYMAN, William. The transition of legacy systems to a distributed architecture. New York : J. Wiley, 1995. 315 p.

É um guia para os profissionais envolvidos com tecnologia da informação que precisam fazer a transição de sistemas de mainframe para ambiente cliente/servidor, com o mínimo de esforço possível. Partindo do princípio que a transição para um ambiente distribuído é mais do que migrar dados e aplicações para um novo ambiente de computação, os autores focalizam a necessidade de integração de processos e formulação de políticas que equilibrem cooperação e autonomia, aplicando novas tecnologias para resolver problemas existentes.

03. PERSON, Ron. Usando Windows 95 : o guia de referência mais completo. Rio de Janeiro : Campus, 1997. 1333 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Destinado a usuários com conhecimentos avançados, ajuda a descobrir todo o potencial do Windows 95, desde os recursos de navegação até o domínio das técnicas avançadas de compartilhamento de dados e dicas sobre o acesso remoto, multimídia, OLE 2.0 e interligação em redes. O CD-ROM contém vários aplicativos e mais de 150 MB de arquivos.

04. RENAND, Paul E. Introduction to client/server systems : a pratical guide for systems professionals. 2. ed. New York : J. Wiley, 1996. 596 p.

É um manual destinado a todos que trabalham com a tecnologia cliente/servidor, e pretende ensinar:

  • o que é e o que não é cliente/servidor, e como este afeta OLTP, OLAP e sistemas Internet;
  • como usar esta tecnologia combinada à reengenharia (BRP) para aumentar a produtividade;
  • 97 fatores de custo a serem considerados na cálculo detalhado de um sistema cliente/servidor;
  • táticas práticas de transição para minimizar riscos de implementação de sistemas cliente/servidor;
  • conceitos-chave de como funciona a comunicação cliente/servidor e como esta é afetada pela tecnologia de orientação a objeto, e
  • detalhes sobre a maioria dos protocolos cliente/servidor e padrões SQL.

05. REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software para excelência em sistemas empresariais. Curitiba : Apta, 1997. 141 p.

Apresenta um roteiro para construção de software e desenvolvimento estruturado de sistemas, com fases e produtos, focando a efetividade empresarial e contemplando o novo perfil profissional do desenvolvedor de soluções, com as habilidades técnicas, de negócios e comportamental.

06. SIEGEL, Jon. CORBA fundamentals and programming. New York : J. Wiley, 1996. 693 p. (Inclui 1 disquete).

Trata sobre o padrão de computação distribuída orientada a objetos, incluindo o CORBA - Commom Object Request Broker Architecture da OMG - Object Management Group que é uma entidade que inclui a maioria dos vendedores de software e sistemas. A primeira seção descreve sobre a OMA - Object Management Architecture que inclui o modelo de referência para sistemas de computação de objetos distribuídos, definições e terminologia comuns e mostra relacionamentos de componentes chaves de computação de objetos distribuídos. A segunda seção explica como se faz a implementação de orientação a objetos distribuída na prática, discundindo os exemplos de implementação em C, C++ e Smaltalk que vem no disquete junto com o livro.

07. STALLINGS, William. SNMP, SNMPv2, and RMON : pratical network management. Reading : Addison Wesley, 1996. 479 p.

SNMP (Simple Network Management Protocol) é o padrão de gerência de rede TCP/IP mais largamente difundido. Este guia está atualizado para cobrir em profundidade desde a primeira edição até a versão final do SNMPv2, e inclui ainda o popular utilitário RMON (Remote Network Monitoring) para gerência de rede, que está inteiramente documentado. Neste livro é possível encontrar explicações de fundamentos de gerência de redes como monitoração de performance e controle de segurança, bem como introdução de informações e conceitos específicos de gerência de redes SNMP.

08. TILEY, Ed. Windows 95 sem limites. São Paulo : Berkeley, 1995. 1012 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Dividido em partes, trata com dicas específicas da computação móvel até as conexões com a Internet por meio do Microsoft Plus. Reúne todas as informações do Windows 95, incluindo instalação, programação, personalização e otimização, dicas, conselhos e exemplos práticos para identificar os conceitos básicos. Contém uma fonte completa de informações sobre redes, multimídia e automação. O CD-ROM contém Windows 95 Preview Tour; ferramentas da Internet; utilitários de gerenciamento de arquivos; produtos e entretenimento, multimídia e programas de produtividade.

PERIÓDICO

INTO the future: the Novell research anthology. Denver, 1996. v.1 (Em CD-ROM)

Editada em CD-ROM, esta publicação é planejada para beneficiar uma audiência técnica consistindo de CNEs, CNAs, CNIs, analistas de sistemas, analistas de suporte, programadores e administradores de redes.

Contém a íntegra, incluindo ferramentas de pesquisa, das seguintes publicações Novell Research:

Novell Application Notes (1990 a 1995)

A Novell Application Notes (AppNotes) é uma revista técnica mensal da Novell para projeto de redes, inplementação, administração e integração. Cada edição contém vários artigos que cobrem diversos aspectos do trabalho com produtos Novell, incluindo guias de configuração, técnicas de otimização e dicas para solução de problemas. O material é baseado em pesquisas técnicas realizadas por pessoal da Novell e de terceiros.

NetNotes (1993 a 1995)

Dentro de cada edição de AppNotes está a popular seção NetNotes, cheia de pequenas dicas, truques e fatos, perguntas e respostas de suporte técnico, sugestões do NetWire e outras fontes, dados de observações, apartes humorísticos (incluindo a seção DEAR Ab-end, no melhor estilo Correio Sentimental) e outros itens de interesse para administradores de redes, programadores e usuários.

Novell Research Reports

Novell Research Reports são abordagens em profundidade de assuntos técnicos que requerem tratamento mais extenso. Esses relatórios representam pesquisas realizadas por pessoal da Novell. Projetos de pesquisa cooperativa são feitos para tópicos de interesse geral para os quais a Novell precisa de apoio de terceiros. Alguns títulos incluem "Conectanto a Empresa: Tecnologias de Rede de Área Ampla", "Implementando Tolerância a Falhas com NetWare SFT III" e "Integrando NetWare e Windows 3.1".

Novell Developer Notes (1994 a 1995)

Novell Developer Notes é uma publicação mensal para aqueles envolvidos em programação de aplicações de redes. Cada edição contém artigos de vários aspectos de desenvolvimento de software de rede, incluindo SDKs, APIs Novell, etc.

FITAS DE VÍDEO PARA AUTO TREINAMENTO

  • Access 7.0 for Windows 95
  • Borland Delphi versão 2.0: avançado
  • Borland Delphi versão 2.0: básico
  • Como navegar na Internet
  • Corel Draw 5.0: intermediário
  • Excel 5.0: intermediário
  • Excel 7.0 for Windows
  • Instalando Kit multimídia
  • Introdução à informática e multimídia
  • MS-DOS 6: avançado
  • Navegando na Internet: versão intermediária
  • Power Point for Windows 95
  • Schedule 7.0 for Windows 95
  • Visual Basic 4.0: básico
  • Windows 95
  • Windows 95: avançado
  • Windows 95: intermediário
  • Windows NT
  • Word 7.0 for Windows 95