Novidades da Biblioteca

LIVROS

  • BERNARD, Ryan. The corporate Intranet : create and manage an internal web for your organization. New York : J. Wiley, 1996. 395 p.
  • Mostra como criar um sistema Web interno, ou "intranet", como construir uma estrutura de rede cliente/servidor que permita comunicação instantânea, randômica e irrestrita, além de ensinar a melhor forma das organizações utilizarem ferramentas web internamente para que os departamentos possam se comunicar de forma efetiva, criando o verdadeiro escritório sem papel.

  • CHEONG, Fah-Chun. Internet agents : spiders, wanderers, brokers, and bots. Indianapolis : New Riders, 1996. 413 p.
  • Além de explicar os conceitos importantes de agentes, examina os benefícios de agentes específicos na Internet, pretende ensinar os princípio básicos, operações e arquiteturas internas de agentes Internet como: moderadores, robôs de manutenção, vírus etc. Inclui ainda informações atualizadas sobre:

    HTTP 1.0

    Padrão de exclusão de robôs

    Encriptação

    Assinatura digital

    Dinheiro digital

    Segurança de transação na Web

    Serviço de pagamento na Internet

  • ECKERSON, Wayne W. A comparative analysis of data warehouse databases. Boston : Patricia Seybold Group, 1996. 76 p.
  • O objetivo deste relatório é comparar os seis diferentes fornecedores de SGBDs relacionais e seus respectivos produtos para plataforma UNIX. Foram selecionados para comparação: IBM DB2 Common Server, Informix 7.2, Teradata da NCR, Oracle 7.3, Red Brick Warehouse e o Sybase SQL Server 11. Em adição, o relatório examina o Sybase IQ e o DB2 for MVS da IBM, além de produtos de data warehouses subordinados das empresas, como banco de dados OLAP e ferramentas de administração de dados.

  • HILLS, Mellanie. Intranet as groupware. New York : J. Wiley, 1997. 308 p.
  • Tecnologia intranet é uma alternativa barata e fácil de usar para produtos de groupware como Lotus Notes e Groupwise. Mas, simplesmente instalar uma intranet não dota uma organização de computação colaborativa. Com a experiência de trabalho em companhias como JC Penney, AT&T, Bell Atlantic, EDS, Texas Instruments e Turner Broadcasting, a autora ensina o que pode ser feito com groupware numa intranet, examina produtos groupware intranet, fornece um roteiro para seu planejamento e implantação, além de discutir como conquistar as pessoas e mudar pontos que dificultam a implementação da intranet.

  • HILLS, Mellanie. Intranet business strategies. New York : J. Wiley, 1997. 397 p.
  • A partir do conceito que a intranet conecta empregados e parceiros comerciais através de informações vitais às corporações, o livro revela às empresas como desenvolver o melhor plano para implementação da intranet, os melhores usos, incluindo vantagens e desvantagens, além de explorar como a intranet será introduzida na organização, quem irá usa-lá, como ela será e outras questões. A autora compartilha sua experiência em outras empresas utilizando estudo de casos e incluindo interfaces intranet atuais.

  • LEÃO, Marcelo. Borland Delphi 2.0 for Windows 95 para principiantes. Rio de Janeiro : Axcel Books, 1996. 376 p.
  • Neste livro são apresentados de uma forma clara e didática o ambiente de desenvolvimento do Borland Delphi 2.0, os fundamentos da linguagem Object Pascal (a linguagem de programação usada pelo Delphi 2.0) e os conceitos indispensáveis ao desenvolvimento de aplicativos de bancos de dados com essa poderosa linguagem. Apresenta os formulários, controles e componentes utilizados na criação da interface de um programa, além de ensinar a criar aplicativos de acesso a bancos de dados e aplicações completas para Windows 95.

  • MCGRAW, Gary; FELTEN, Edward. Java security : hostile applets, holes, and antidotes. New York : J. Wiley, 1997. 192 p.
  • Procurando desvendar o que é fato do que é ficção quando se trata de segurança em Java, os autores, experts em segurança, procuram transmitir toda a informação necessária para criar estratégias razoáveis no uso do Java. Destinado aos Webmasters, aos gerentes de tecnologia da informação que necessitam criar uma política inteligente de segurança, ou ainda ao usuário de páginas Web que, quando navega na Internet com o Netscape ou Internet Explorer, não sabe se está usando Java ou não. Inclui explicações vitais dos três modelos de segurança do Java : o Byte Code Verifier, o Applet Class Loader e o Security Manager.

  • MATCHO, Jonathan. Usando Delphi 2 : o guia de referência mais completo. Rio de Janeiro : Campus, 1997. 883 p.
  • Contém os conceitos básicos da programação em Delphi e mostra os detalhes relacionados aos novos recursos de 32 bits. Relaciona exemplos de como usar os componentes visuais da VCL (Visual Components Library) e componentes não- visuais e de limite de dados (data-bound). Ensina técnicas profissionais para depurar e tratar exceções nos seus programas.

  • ORTOLANI, Luiz F. Ballin. Produtividade da tecnologia da informação : evidências e indicadores da administração pública no Paraná. São Paulo : EAESP, 1997. 126 p. Dissertação (Mestrado em Sistema de Informação), EAESP/ FGV.
  • Relaciona a influência do uso da tecnologia da informação na produtividade dos órgãos da administração pública no Estado do Paraná. Possui indicadores de uso da TI e de produtividade nos níveis de governo federal, estadual e municipal, bem como o relacionamento entre eles. Apresenta diversos tipos e classificações de produtividade. Enfatiza o uso da TI no setor público, descrevendo características do ambiente e da informática pública, e a importância para o desenvolvimento do país e seu papel na reforma do Estado.

  • OSIER, Dan. Aprenda em 21 dias Delphi 2. Rio de Janeiro : Campus, 1997. 840 p.
  • Apresenta os conceitos, funções, procedimentos e ajustes de parâmetros. Ensina técnicas avançadas de gerenciamento de arquivos e implementação gráfica de multimídia. Mostra as técnicas para desenvolver aplicativos de 32 bits para Windows 95, Windows NT e aplicativos independentes e cliente/servidor.

  • THE WINDOWS interface guidelines for software design. Redmond : Microsoft Press, 1995. 556 p.
  • É um manual para criar interfaces com o usuário bem desenhadas e consistentes funcionalmente e visualmente, para aplicações que rodam no MS Windows. Destinado a programadores e analistas, este livro cobre os princípios básicos do projeto de interface com o usuário, além de metodologias e de conceitos como objetivos e propriedades podem ser aplicados. Inclui informações detalhadas sobre mouse, teclado, interação com caneta e como usar os elementos de interface comum disponibilizados pelo sistema. Faz ainda considerações sobre computação em rede, usuários internacionais e usuários com deficiência.

    FITAS DE VÍDEO PARA AUTOTREINAMENTO

    Delphi: avançado II

    Delphi: base de dados I

    Delphi: base de dados II