Novidades da Biblioteca

LIVROS

  • CORNING, Michael et al. Working with Active Server Pages. Indianapolis : Que, 1997. 518 p.
  • Destinado aos desenvolvedores, este livro foi criado para introduzir as ferramentas necessárias para construção de páginas web dinâmicas com o Windows NT 4 Server, Microsoft IIS 3.0 e Active Server Pages. Pretende fazer uma ampla cobertura do ambiente do Active Server Pages da Microsoft, incluindo projeto, desenvolvimento e implementação de páginas web, além de estender a funcionabilidade do ASP, criando objetos COM em Visual Basic, além de integrar sistemas de informações já existentes à aplicações baseadas em web.

  • ORFALI, Robert et al. Cliente/servidor : guia essencial de sobrevivência. Rio de Janeiro : Infobook, 1996. 547 p.
  • É um guia de sobrevivência para essa época de incertezas tecnológicas em que vivemos. Incerteza essa, resultante do fato de não sabermos o que o próximo dia irá trazer. Como o prefácio diz, esse livro é uma tentativa de entendimento dessa revolução que nos atinge todos os dias. Destina-se a analistas de sistemas, programadores, gerentes, instrutores, profissionais de vendas e marketing, ou seja, a qualquer pessoa que esteja envolvida com a ciência da computação. Está dividido em 9 partes, abrangendo todos os aspectos referentes ao assunto cliente/servidor: sistemas operacionais, servidores de dados, groupware (como o Lotus Notes), modelos orientados a objetos, servidores transacionais e como lidar com aplicações cliente/servidor. Todos esses assuntos são abordados em linguagem simples e acessível, com diagramas que auxiliam o entendimento, desenhos e seções com dicas e conceitos. Vale a pena ser lido: mais do que isso, vale a pena ser estudado!

  • ROBBINS, Harvey; FINLEY, Michael. Por que as equipes não funcionam: o que não deu certo e como torná-las criativas e eficientes. Rio de Janeiro : Campus, 1997. 253 p.
  • Mostra que uma equipe é algo surpreendente, que causa perplexidade e agrega valor, porém de forma inconstante. Equipes têm de ser fomentadas, alimentadas, bem-tratadas, e necessitam, de vez em quando, de uma válvula de escape. Identifica os problemas que as impedem de atingir seu potencial (sendo a maioria desses problemas criados pelas pessoas); sugere formas de removê-los e explica como lidar com esse "fator humano". O eixo central do livro fixa-se no comportamento das pessoas quando colocadas a trabalhar em grupo. Explora os mais diversos conceitos de como gerir comportamentos e diferentes tipos de personalidades, relacionando-os aos diferentes estágios de construção de equipe.

  • VROOM, Victor H. Gestão de pessoas, não de pessoal : os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho. Rio de Janeiro : Campus, 1997. 274 p.
  • Os artigos, a maioria publicada originalmente na Harvard Business Review, apresentam a melhor produção intelectual disponível dos principais acadêmicos e executivos sobre o que funciona e o que não funciona na obtenção de um desempenho superior dos funcionários. Mais do que um livro que ensina "como fazer", este oferece aos gerentes conscienciosos as pesquisas e a habilidade necessárias à implementação de políticas de pessoal eficazes e inovadoras, que extrairão o melhor de seus funcionários.