Novidades da Biblioteca

01. AZEVEDO, F. M. Redes neurais com aplicações em controle e em sistemas especialistas. Florianópolis: Visual Books, 2000. 401 p.

O livro traz um arcabouço para redes neurais artificiais e introdução a sistemas
"fuzzy" e computação revolucionária, identifica as principais topologias de redes com os respectivos algoritmos de aprendizado, discute como a computação revolucionária pode ser usada em treinamento e otimização da camada intermediária de redes neurais, e apresenta aplicações em identificação e controle bem como em sistemas especialistas.

02. BARBOSA, L. Igualdade e meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. 215 p.

O Brasil é um país meritocrático? Que valor atribuímos ao desempenho individual? Por que a avaliação de desempenho é tema tão traumático? Por que o brasileiro percebe um mecanismo social negativo na competição? Neste trabalho a autora faz um exercício comparativo entre Estados Unidos, Brasil e Japão, e o diferente enfoque dado a meritocracia em cada um desses países.

03. FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000. 282 p.

Acentua-se a presença de métodos de Psicologia na Administração. Entretanto, os administradores, na busca de informações e orientações sobre o tema, deparam-se com textos excessivamente teóricos, recheados de termos técnicos e distantes do cotidiano das organizações. Este livro limita a teoria ao imprescindível e apresenta casos práticos, pinçados na realidade brasileira, ensejando ao leitor a oportunidade de confrontar os conteúdos com suas experiências pessoais. Possui especial relevância a respeito de estresse e outras psicopatologias de grande influência no desempenho dos profissionais em seu trabalho, o autor deixa transparecer sua preocupação com a produtividade, mantendo-se aderente às condições de contorno ditadas por um ambiente competitivo, em permanente mutação social e tecnológica.

04. FLANAGAN, D. Java: o guia essencial. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 718 p.

Contém uma introdução acelerada à linguagem Java e suas principais APIs. Inclui uma descrição da sintaxe da linguagem Java, explicação dos recursos orientados para o objeto da Java, visão geral das APIs essenciais da Java e documentação para as ferramentas de desenvolvimento.

05. GODOY, F. Flash 4 profissional: animações interativas para web e CD-ROM. São Paulo: Market Books, 2000. 340 p. (Inclui 1 CD-ROM).

É um tutorial passo-a-passo indispensável de animações e técnicas de efeitos especiais para você criar, seguindo os exemplos, e estudar os cases apresentados por um profissional. Inclui integração do Flash com QuickTime, RealPlayer, Generator, DHTML e Freehand.

06. HAGGAR, P. Java: guia prático de programação. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 254 p.

Guia organizado em lições individuais abrangendo os seguintes tópicos: objetos e igualdade, tratamento de exceção, desempenho, multithreading, classes e interfaces. Apresenta técnicas práticas para a exploração da linguagem de programação Java e uma seção especial, focalizando os aspectos de desempenho do Java e técnicas importantes para melhoria deste.

07. HOLDEN, G. et al. Apache server. São Paulo: Makron Books, 2001. 254 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Os autores fazem um exame linha a linha do código-fonte que é executado nos servidores web mais populares do mundo. Abrangendo módulos padrão do Apache que controlam logs, indexação de diretórios, controle de acesso, CGI e outros aspectos essenciais para executar um web site com muitos recursos. Há fluxogramas que ilustram como os módulos individuais funcionam além de fornecer sugestões para personalização do Apache.

08. KIRTLAND, M. Projetando soluções baseadas em componentes. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 413 p. (Inclui 3 CD-ROMs).

Apresenta visão geral da tecnologia MTS, investigando a arquitetura DNA e revisando os fundamentos de COM, identifica desafios de projeto e instalação/distribuição específicos de aplicativo em um ambiente MTS de três camadas, cria objetos-dados e objetos-negócio, componentes e camada de apresentação.

09. LAUDON, K. C. Sistemas de informação com Internet. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 389 p.

Utilizando-se de uma linguagem acadêmica e de fácil compreensão, trata sistemas de informação não como simples computadores, mas como um composto de tecnologias da informação, organização e pessoas, apresentando conceitos que vão desde a utilização dos sistemas pelas empresas até os sistemas de suporte gerencial, passando ainda pelos fundamentos da tecnologia da informação, comércio eletrônico e a solução de problemas com sistemas de informação.

10. MICROSOFT Access 2000: passo a passo. São Paulo : Makron Books, 2000. 271 p. (Inclui 1 disquete).

É uma maneira fácil e rápida de aprender a usar a versão mais atual do banco de dados relacional da Microsoft. Aponta passo a passo o caminho para você visualizar e inserir dados, criar e expandir bancos de dados, criar consultas e analisar dados, personalizar formulários e relatórios, e criar páginas interativas de acesso a dados, usando os componentes Web com outros programas do Officce.

11. SILBERSCHATZ, A. et al. Sistema de banco de dados. São Paulo : Makron Books, 1999. 765 p.

Oferece uma visão ampla, básica e completa, do projeto de banco de dados, linguagens e implementação de sistemas. Todas as informações são tecnicamente completas e apresentadas com notações simples, de maneira a facilitar o entendimento. Apresenta exemplos detalhados da implementação de banco de dados, tratamento mais aprofundado de SQL, inclusive com informações importantes sobre as novas revisões previstas da linguagem, discussões aprofundadas de orientação a objetos e modelo relacional-objeto, além de novas informações sobre arquitetura de sistemas de banco de dados, "benchmarks" em processamento de transações, ajustes de desempenho, assim como banco de dados temporais.

12. TORRES, G.; COZER, A. Alavancando negócios na Internet. Rio de Janeiro : Axcel Books, 2000. 352 p.

Para escrever esse livro, os autores pesquisaram os principais sites brasileiros de sucesso e outros tantos sites internacionais, sempre procurando analisar seus serviços, suas vantagens estratégicas, seus méritos e defeitos e buscando apresentar uma visão completa de seu perfil, procurando trazer ao leitor informações com credibilidade, para que o mesmo efetue campanhas bem sucedidas com a finalidade de efetivação de um negócio rentável na web.

13. VIESCAS John. Microsoft Access 2000: guia autorizado. São Paulo : Makron Books, 2000. 997 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Guia completo que ensina a usar o Access 2000 para tudo, desde aplicativos pessoais e sistemas de grupos de trabalho até grandes bancos de dados corporativos, apresentando a grande interação com a Web que permite compartilhar facilmente dados entre plataformas e níveis de usuários.