Novidades da Biblioteca

LIVROS

BERNSTEIN, Philip A.; NEWCOMER, Eric. Principles of transaction processing. San Francisco : Morgan Kaufmann, 1997. 358 p.

O uso de sistemas de processamento de transação no comércio, indústria e governo está crescendo rapidamente. O crescimento do comércio eletrônico na Internet está criando novas demandas. Como resultado, muitos desenvolvedores estão encontrando aplicações de processamento de transações pela primeira vez e precisam de uma explicação prática da técnica. Engenheiros de software que constroem e vendem sistemas operacionais, sistemas de comunicação, ferramentas de programação e outros produtos usados em aplicações de processamento de transações também se beneficiarão desta completa apresentação de princípios. Rico em exemplos, o livro descreve os sistemas de processamento de transações comerciais, bem como aspectos transacionais de servidores de bases de dados, sistemas de mensagens, servidores Internet e sistemas orientado a objeto.

BISCHOFF, Joyce; ALEXANDER, Ted. Data warehouse : practical advice from the experts. New Jersey : Prentice-Hall, 1997. 428 p.

O objetivo de um data warehouse é prover qualquer dado, em qualquer lugar, a qualquer hora, de forma rápida e a custo razoável. Este livro provê modelos e informações práticas para gerentes técnicos e de projetos, administradores de sistemas e de bancos de dados, analistas de sistemas, usuário final e equipes de projetos de data warehouse. Os autores compartilham suas experiências no planejamento, projeto, desenvolvimento, implementação e administração de data warehouse.

CALLAHAN, Evan. Microsoft Access 7/Visual Basic : passo a passo. São Paulo : Makron, 1996. 396 p. (Inclui 1 disquete).

Mostra como automatizar tarefas que envolvem banco de dados; personalizar um banco de dado criado como um assistente; utilizar a janela módulo e outras ferramentas de programação do Microsoft Access; localizar e filtrar registros existentes; melhorar formulários de entrada de dados e os relatórios impressos; escrever as suas próprias funções Visual Basic; explorar e depurar códigos; criar uma interface de usuário personalizada e comunicar-se diretamente com outros aplicativos.

HAMMERGREN, Tom. Data warehousing : building the corporate knowledge base. London : International Thomson Computer Press, 1996. 470 p.

Este é um dos primeiros livros a oferecer técnicas documentadas para se aprofundar no ciclo de vida completo requerido para disponibilizar um data mart ou data warehouse. Inclui aspectos de gerência de projetos, arquitetura de dados, arquitetura de aplicações, desenvolvimento de processos de carga, técnicas de administração de bases de dados, etc. Cobre, portanto, os fundamentos necessários para projeto e modelagem, além de técnicas detalhadas para permitir ao profissional construir um data warehousing que atinja os objetivos da organização.

JENNINGS, Roger. Usando Access 95 versão 7 : o guia de referência mais completo. Rio de Janeiro : Campus, 1996. 1560 p.

Mostra os recursos da nova versão de 32 bits do Access 95. Desde as lições passo a passo sobre a criação de bancos de dados relacionais até os métodos de programação com o VBA. Orienta sobre os fundamentos do projeto de bancos de dados e sobre Windows 95. Apresenta detalhes da computação em workgroups, o trabalho com SQL e a personalização do Access. Mostra como utilizar a OLE 2.1 de 32 bits para integrar o Access ao Excell 95 e ao Word 95 com a automação OLE e técnicas especiais para aplicativos com um novo conjunto de funções.

MORGADO, Flávio. Técnicas avançadas de programação em Access. Rio de Janeiro : Infobook, 1997. 278 p. (Inclui 1 disquete).

Mostra como encontrar rapidamente um registro em grandes bancos de dados; como criar uma interface profissional para filtrar registros de dados que atendem a um determinado critério; técnicas para criação, exibição e utilização de barras de ferramentas e de menus contexto-sensitivos; como criar menus de atalho e utilização das API do Windows.

RUBIN, Aviel D. et al. Web security sourcebook. New York : J. Wiley, 1997. 350 p.

Indispensável hoje, e no futuro, este livro inclui técnicas básicas e avançadas de segurança, tanto do ponto de vista do cliente quanto do servidor, segurança de browsers, como escrever scripts CGI seguros, firewalls e comércio eletrônico. Inclui um apêndice especial que desmistifica o complexo mundo da criptografia. Também possibilita acesso a sites web que contém informações atualizadas minuto-a-minuto com as últimas soluções para segurança. Destinado tanto a webmasters quando ao usuário final, é a fonte essencial para: proteger páginas web, ferramentas de pesquisa, servidores e browsers; escrever applets e scripts impenetráveis, e evitar o perigo inerente a cada linguagem; usar (e abusar) de firewalls e controles criptográficos além de propiciar segurança no comércio eletrônico e transações financeiras

.