Novidades da Biblioteca

LIVROS

01. DAMASCENO JÚNIOR, Américo. Aprendendo Intranets e Extranets com Java 1.1. São Paulo : Érica, 1997. 211 p.

Mostra de uma forma simples, prática e didática como usar a linguagem JAVA para criar aplicações. O assunto é abordado baseando-se na filosofia da programação orientada a objetos, mas dando espaço também ao acesso a banco de dados relacionais (SQL) através do JDBC. Trata do JavaOS e sua inteface, co-nhecida como Views. O uso de mainframe como plataforma para aplicações Intranet, Extranet e Internet. Mostra ainda como criar aplicações aproveitando os recursos do Java Server. Inclui noções de CORBA, DCOM e RMI, programação multithreading, TCP/IP, servlets, CGI, etc.

02. EDLER, Richard. Ah, se eu soubesse... o que pessoas bem-sucedidas gostariam de ter sabido 25 anos atrás. São Paulo : Negócio, 1997. 240 p.

Para escrever o livro, o autor coletou diversos conselhos, principalmente de dire-tores e presidentes de empresas, baseado na pergunta: "o que você sabe agora, mas gostaria de ter sabido 25 antes?" A pro-posta é oferecer ao leitor, a oportunidade de aprender com as experiências de outros. Mostra alguns dos conselhos mais impor-tantes dos entrevistados como: se você não tomar conta do seu corpo, onde você vai viver?; apesar do trabalho ser impor-tante, as coisas mais fundamentais são a família e os amigos; faça o importante, não o urgente; cometa muitos erros. Erros são combustíveis para o desenvolvimento de sua carreira. Aprenda como dar a volta por cima; nunca feche as portas; não tema fa-zer uma mudança em sua carreira...

03. FARRAR, Brian. Usando ActiveX: o guia de referência mais completo. Rio de Janeiro : Campus, 1997. 399 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Mostra como tirar proveito da tecnologia ActiveX em vários ambientes de programação, dentre eles o Visual Basic, ISAPI e CGI. Os exemplos passo a passo mostram como entender os detalhes do ActiveX Control Pad e a projetar docu-mentos surpreendentes com os controles ActiveX e VBScript. Acompanha um CD-ROM com código-fonte e exemplos do livro, além de software usados no desenvol-vimento de aplicativos.

04. FRANÇA, Ana Cristina Limongi; RODRIGUES, Avelino Luiz. Stress e trabalho : guia básico com abordagem psicossomática. São Paulo : Atlas, 1996. 133 p.

Proporciona a oportunidade de conhecer e refletir sobre o desafio de conviver no mundo do trabalho com pes-soas e situações inesperadas nos diversos cenários das empresas. Mostra que o tra-balho pode submeter as pessoas a um stress contínuo e freqüentemente crônico e, em conseqüência, a doenças, frustrações. A preservação da saúde, vista como resul-tado do desenvolvimento da auto-estima e da realização pessoal-profissional, em com-patibilidade com a cultura da empresa, é preocupação central ao desenvolvimento deste texto.

05. GRALLA, Preston. Como funcionam as Intranets. São Paulo : Makron, 1997. 487 p.

Cobrindo os atuais ambientes com-plexos colaborativos computacionais, o livro explica essas novas tecnologias e como elas podem ser aplicadas. É dividido em quatro seções principais: os blocos fundamentais de uma Intranet; segurança e Intranets; Intranets e groupware e a seção final é sobre aplicando a Intranet. O livro é de nível básico/intermediário com os requisitos para projetar, implantar e tirar proveito de Intranets. Os principais atrativos são as figuras e gráficos coloridos cui-dadosamente detalhados que ilustram todo o conteúdo. Ideais para montar palestras e apresentações.

06. JEPSON, Brian. Programando banco de dados em Java. São Paulo : Makron, 1997. 487 p.

Ensina as novas tecnologias e fer-ramentas dos bancos de dados Java, in-cluído o padrão Java Database Connectivity (JDBC) que é o meio utilizado pela lin-guagem Java no acesso a bases de dados em diferentes plataformas. Mostra as técni-cas práticas passo a passo com as quais dominará a linguagem de programação Java e como criar aplicativos applets para bancos de dados dinâmicos em ambientes Internet e Intranet.

07. LONGO, Mauricio B. et al. Delphi 3 total : dominando a ferramenta. Rio de Janeiro : Brasport, 1997. 561p.

Cobre todos os pontos necessários para a construção de aplicativos que uti-lizam tanto os recursos mais avançados quanto os mais básicos. Aborda construção de componentes Delphi; construção de componentes ActiveX; utilização e construção de DLLs; packages; Component Object Model; Object Pascal em pro-fundidade; utilização dos componentes vi-suais; componentes de manipulação e vi-sualização de dados; geração de relatórios.

08. MICROSOFT SQL Server training. Redmond : Microsoft Press, 1996. 2 v. (Inclui 1 CD-ROM).

Ensina como instalar, configurar, implementar e resolver problemas com o Microsoft SQL Server version 6.5. Descreve seus aspectos-chaves, como criar um banco de dados SQL Server, como implementar distribuição de dados, como usar o SQL Server para criar e atualizar páginas web automaticamente, como usar o DB-Library, ODBC e ODS, além de administrar o SQL Server usando objetos OLE SQL. O CD inclui lições que complementam o treinamento fornecido pelos volumes impressos, com demonstrações animadas, uma cópia de avaliação do SQL Server versão 6.5 e do Internet Explorer 1.5.

09. NEWMAN, Alexander et al. Usando Java: o guia de referência mais completo. Rio de Janeiro : Campus, 1997. 861 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Aborda desde o conhecimento dos fundamentos da linguagem. Escrito por 19 pessoas, pode ser considerado uma das bíblias da linguagem Java. Contempla todos os aspectos necessários para entender e usar Java: o compilador, ambiente, a linguagem, segurança, orientação a objetos, expressões, instruções, applet, linguagem de scritps, desenvolvimento avançado de aplicativo em Java, etc.

10. POOLET, Michelle A; REILLY, Michael. Access 95 client/server development. Indianapolis : Que, 1996. 690 p. (Inclui 1 CD-ROM).

A união desses dois especialistas em Access produziu este guia para programação de aplicações cliente/servidor com Access, que pretende mostrar as características mais importantes do Access, usando exemplos do mundo real para realçar as diferenças. Além de se aprofundar na questão de desenvolvimento de aplicações cliente/servidor com Access, mostra como proteger dados e aplicações usando o Access, como integrar suas aplicações com o MS Office, e outras questões de administração de sistemas.

11. WEISS, Donald H. Técnicas para uma leitura rápida e eficaz. São Paulo : Nobel, 1992. 90 p.

Há muito o que ler e não há tempo suficiente para dar conta de tudo. Como resultado, selecionar bem o material de leitura e escolher o momento certo para se dedicar ao assunto certo tornou-se essencial. Este livro vai auxiliá-lo a organizar sua leitura, separando, inclusive, o que exige uma concentração maior daquilo que pode ser lido mais superficialmente.