Novidades da Biblioteca

LIVROS

BOUTON, Gary David; BOUTON, Barbara. Adobe Photoshop 3 : técnicas avançadas. São Paulo : Berkeley, 1996. 1233 p. (Inclui 1 CD-ROM).

O Photoshop é o mais popular programa, tanto em Mac como PC, para edição de imagens fotográficas. Este livro aborda de forma extensa e profunda desde os conceitos básicos de manipulação de imagens, tais como resolução, cores, etc., até o último detalhe das ferramentas disponíveis no Photoshop 3, que continuam disponíveis e aumentadas na versão 4. Acompanha um CD com as imagens utilizadas nas várias lições do livro, que tanto pode ser usado para aprendizado como para referência.

CLARKE IV, David James. Novell's CNE study guide IntraNetWare/NetWare 4.11. San Jose: Novell Press, 1997. 1570 p. (Inclui 2 CD-ROM).

Mais do que apenas um guia de estudos para candidatos a certificação CNE da Novell, este livro proporciona uma abordagem didática para qualquer pessoa que, já tendo uma boa noção de redes locais, deseje se introduzir no IntranetWare 4.11. Os três tópicos principais do livro são a preparação, projeto e implementação do NDS; a instalação e migração do IntranetWare; e o gerenciamento da rede, incluídos aí o NDS, partição e sincronização, sistema de arquivos, segurança e outros. Inclui dois CDs com testes simulados e guias de estudos.

HART-DAVIS, Guy. Word 97 macro & VBA handbook. San Francisco: Syber, 1997. 807 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Para usuários do Word que querem trabalhar de maneira mais eficiente, gravando, editando e escrevendo macros com códigos VBA, automatizando desde os procedimentos mais simples até os mais complexos, além de auxiliar o Word a se comunicar com outras aplicações do Office 97. O CD inclui todos os códigos listados no livro, prontos para reuso ou modificação e procedimentos-chave para explorar o Visual Basic Editor.

HEYWOOD, Drew. Novell's guide to integrating NetWare and TCP/IP. San Jose: Novell Press, 1996. 556 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Embora a versão 5 do IntranetWare vá oferecer o protocolo TCP/IP nativo, todas as versões da 3.12 até 4.11 permitem o uso desse recurso. O problema é que o TCP/IP é de gerência muito mais complexa do que o IPX/SPX nativo da Novell, e este livro oferece todas as informações para planejamento, instalação, configuração e manutenção do TCP/IP no NetWare. Os recursos de servidores multiprotocolo, roteadores e IP túnel são amplamente discutidos, além de SNMP, TCPCON, NetWare/IP, SAP/RIP, serviços DSS e DNS, clientes IP, NFS e Web Server. Inclui um CD com cliente 32 para Windows 95 e NetWare/IP 2.2.

HUGHES, Jeffrey F.; THOMAS, Blair W. Novell's guide to IntranetWare networks. San Jose: Novell Press, 1996. 1079 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Este livro aborda de maneira avançada a última versão do sistema operacional de rede líder, o NetWare, agora rebatizado de IntranetWare, na versão 4.11. Depois de uma breve colocação dos recursos e novidades do IntranetWare, passa por roteiros de instalação e migração, conceitos de objetos do NDS e convenções de nomenclatura. Em seguida entra a fundo na parte mais importante das redes IntranetWare, que são os Serviços de Diretório (NDS), incluindo preparação, projeto e gerência da Árvore de Diretórios, partições e réplicas e sincronização de horário. Na parte de operação e manutenção são colocadas as diretrizes para redes pequenas (1 a 20 servidores) a grandes (mais de 100 servidores). Por fim, temos a parte de administração do IntranetWare, incluídos aí o sistema de arquivos, serviços de impressão, conectividade com Internet, o Netware Application Manager, Web Server, Internet Access Server e serviços de FTP. Inclui um CD com uma versão para 2 usuários do IntranetWare 4.11.

MCKELVY, Mike et al. Usando Visual Basic 5: o guia de referência mais completo. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 1084 p.

Utilizando os recursos de programação do Visual Basic 5, procura ensinar como desenvolver aplicativos para o Windows 95 e Windows NT, controles ActiveX, bancos de dados complexos e programas para o Office 97 e o Internet Explorer. Mostra como implementar objetos de dados remotos, trabalhar com aplicativos OLE e depurar seu código, além de técnicas avançadas de formulários, controles e codificação.

PETERSEN, Richard. Linux: the complete reference. Berkeley: Osborne McGraw-Hill, 1996. 838 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Este sistema operacional, pelo qual não se é obrigado a jogar rios de dinheiro no bolso de algum nerd marketeiro, já recebeu diversas recomendações e prêmios na imprensa especializada. Mas apesar de suas qualidades, o Linux ainda é um sabor de Unix, e traz com isso todas as vantagens e desvantagens do original. Para o técnico que deseja conhecer o Linux, este livro possui todos os conceitos básicos para instalação, configuração e manutenção, incluídos aí a criação de contas, sistema de arquivos, conectividade, shell e interfaces gráficas. Inclui um CD com uma versão completa do Caldera, um dos distribuidores comerciais de Linux.

SMITH JÚNIOR, Ronaldo et al. Windows NT 4.0: uma nova fronteira. Rio de Janeiro: Brasport, 1997. 349 p.

Cobre todos os passos de colocação de um servidor Windows NT no ar, desde a instalação até a otimização necessária para ser um servidor de rede, Internet, etc. Mostra como fazer replicação de dados e configuração de Registry.

SWARTZFAGER, Gene. Visual Basic 5: programação orientada a objetos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 1997. 554 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Centralizado na mais nova e importante habilidade do Visual Basic 5, que é o suporte total à programação orientada a objetos, o livro fornece técnicas de projetos para todos os programadores VB, além de mostrar como criar software reutilizável, ilustrando as características orientadas a objetos do VB, com exemplos claros e práticos.

TANENBAUM, Andrew S. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 786 p.

É uma introdução completa às redes de computadores, enfatizando os protocolos e algoritmos das redes, desde a camada física até a camada de aplicações, e desde as redes locais até as redes de satélites. Partindo somente de uma familiaridade geral com os sistemas de computadores e a programação, apresenta todo o espectro dos protocolos básicos, os conceitos, os algoritmos, o suporte e as tecnologias.