Novidades da Biblioteca

ÚLTIMAS AQUISIÇÕES DA DIDOB

1.CAMARÃO, Paulo Cesar Bhering. Glossário de Informática: Inglês-Português. Rio de Janeiro: LTC : ELEBRA, 1989. 733 p.

Obra com mais de 17.000 termos de informática contemplando principalmente as áreas de processamento de dados tradicional, automação de escritórios, organização de dados, teleprocessamento, matemática lógica e computacional e linguagens formais.

2.CERÍCOLA, Osvaldo Vicente. Sistemas distribuídos: uma visão geral. São Paulo: Prodesp, 1989. 87 (coleção Informática Prodesp)

Esta obra se propõe a trazer em perspectiva a questão de centralização x descentralização computacional. Fornece definições desses conceitos e resume os prós e contras. Focaliza a avaliação costumeira de balanceamento entre eficiência e eficácia. Um exame detalhado revela que controle e segurança são os principais fatores nas decisões de centralização/descentralização.

3.DE BONO, Edward. Oportunidades. São Paulo: Vértice, 1989. 253 p.

Quase todos nos julgamos conscientes das oportunidade. Mas freqüentemente só quem tem uma real necessidade é quem tem consciência da importância e do valor de uma verdadeira oportunidade. Por isso o autor nos diz que 'em negócios, uma oportunidade, quando pode ser descoberta, é um ingrediente tão essencial quanto as matérias-primas, o trabalho ou os recursos financeiros.'

4.DE BONO, Edward. Seis chapéus. São Paulo: Vértice, 1989. 172 p.

Quando alguém se dispõe a pensar – raciocinando, analisando ou criando – procura fazê-lo sempre intensamente. Mas, sem disciplina, acaba por tornar seu pensamento em seis tipos diferentes, que identificou como 'seis chapéus', de diversas cores para que tenhamos sempre à mão o tipo de pensamento mais conveniente e oportuno para cada caso. Os conceitos e orientações expostos nestes livro são adotados pela IBM, EXXON, SHELL, 3M, etc.

5.DE BONO, Edward. O Sistema criativo PO: ultrapassando o sim e o não. São Paulo: Vértice, 1987, 161 p.

Considerado a cartilha de um novo e revolucionário sistema de pensamento. O autor sustenta que a maioria de nós está presa aos rígidos confins das maneiras tradicionais de pensar, limitados por conceitos que se desenvolvem simplesmente com o propósito de chegar à resposta 'certa'. PO (Provocação Operativa) é um sistema para mudar nossas maneiras de pensar: um método para lidar com os problemas de maneira nova e criativa.

6.DE MARCO, Tom. Análise estruturada e especificação de sistemas. Rio de Janeiro: Campus, 1989. 333 p.

Apresenta ferramentas e métodos para o analista, com o objetivo de trazer ordem e rigor ao processo de especificação para guiá-lo, passo a passo, no desenvolvimento de uma especificação estruturada. O método deste livro é complementar a descrição de cada conceito com numerosos exemplos. Há aproximadamente 200 exemplos e um amplo caso de estudo que mostra a utilização da análise estruturada.

7.DE MARCO, Tom, Lister, Timothy. Peopleware: como gerenciar equipes e projetos tornando-os mais produtivos. São Paulo: McGraw-Hill, 1990. 223 p.

Questiona, em linguajar simples e bem humorado, posturas tradicionais de gerenciamento de equipes de desenvolvimento, tais como: a ânsia na busca da produtividade, o tratamento dos recursos humanos como se fossem modulares ou passíveis de fácil substituição et. Aborda ainda outros temas: motivação, formação de equipes, uso de metodologias, organização do ambiente de trabalho, qualidade, o erro como um componente do processo criativo etc.

8.EMERIQUE, Tércio Heles. Apuração de custos em processamento de dados: uma visão gerencial. São Paulo: Prodesp, 1989. 40 p. (Coleção Informática Prodesp)

Analisa os principais aspectos ligados à definição e à operação de um sistema de custos para empresas de processamento de dados, visando principalmente àquelas constituídas pelos Estados para prestarem serviços nas áreas da Administração Direta e Indireta. Este trabalho, embora não seja um manual nem detalhe um modelo de custeio, pode-se constituir em subsídio para a especificação desse modelo e em referência para análise das soluções possíveis face as características próprias de cada empresa estadual de processamento de dados.
9.MCMENAMIN, Sthepen, M. Análise essencial de sistemas. São Paulo: McGraw-Hill, 1991. 567 p.

Na crucial atividade de análise de sistemas, descobrir a verdadeira essência de um sistema é, provavelmente, a tarefa mais importante que um analista tem a cumprir e, também, a mais difícil. A incapacidade de separar a essência da encarnação leva os analistas a escrever especificações de sistemas muito restritivas, e a construir sistemas que carregam carregam características irrelevantes de encarnações passadas. Este livro apresenta um enfoque totalmente novo para a modelagem de sistemas.

10.PAGE JONES, Meilir, Gerenciamento de projetos. São Paulo: McGraw-Hill, 1990. 327 p.

O Objetivo deste livro é ajudar os gerentes de projetos nas atividades profissionais, isto é, gerenciar com eficácia o desenvolvimento de projetos técnicos e sistemas de processamento de dados. É um guia prático que apresenta, de forma simples, métodos para organização de equipes técnicas e, assim, obter qualidade no desenvolvimento de projetos.

11.PARIKH, Girish. Reengenharia de software: técnicas de manutenção de programas e sistemas. Rio de Janeiro: LTC, 1990. 432 p.

Apresenta a programação e as técnicas gerenciais da manutenção de software. Descreve a aplicação e o impacto das técnicas estruturadas (análise, projeto, programação e produtividade) na manutenção e no desenvolvimento de software. bem como possíveis desenvolvimentos futuros. Fornece dicas práticas para os programadores de manutenção, além de uma lista de checagem para 'efeitos colaterais' em potencial numa mudança de manutenção. Recomendado a programadores que sofrem pressão constante sobre a manutenção.

12.PONTES, Eduardo. Metodologia para de desenvolvimento de sistemas: a solução adotada pela Prodesp. São Paulo: Prodesp, 1989. 47 p. (Coleção Informática Prodesp)

Apresenta uma síntese dos trabalhos efetuados, problemas enfrentados e soluções adotadas pela Prodesp. Recomenda procedimentos importantes do desenvolvimento do trabalho e cita as atividades executadas após a implantação da metodologia.

13.TORRES, Norberto A. Planejamento de Informática na empresa. São Paulo: Atlas, 1989. 218 p.

Entre os assuntos abordados, destacam-se a formulação do plano de informática, projeto básico geral de sistemas de informação e uso das tecnologias de informação, planejamento de segurança e auditoria de sistemas e dados, análise econômico-financeira do plano de informatização, programação das ações e responsabilidades.