Novidades da Biblioteca

GARDINIER, Kenton. Windows NT perfomance, tunning & optimization. Berkeley : McGraw-Hill, 1998. 728 p.

Oferece soluções para o aumento de performane em redes Windows NT. Explica ações de tuning e otimização. Demonstra a identificação e prevenção de gargalos (bottlenecks) do sistema, estratégias de topologia para otimização da estrutura de domínios e tuning dos componentes do BackOffice: IIS, Exchange, SQL e outros.

KARSTEN, Helena. Interactions with collaborative technology : Lotus Notes in a network organization. Jyvaskyla : University of Jyvaskyla, 1996. 106 p.

Engloba quatro artigos da autora que realizou um estudo de três anos sobre a utilização de tecnologias de informação colaborativas (Lotus Notes), no apoio de funções e processos chaves de negócios numa pequena empresa de consultoria. Os artigos abordam diferentes aspectos em como as tecnologias colaborativas influenciam na mudança das organizações. Mostram questões como: seleção de plataformas de tecnologia da informação; variações individuais nas interpretações sobre o Notes; a natureza do trabalho cooperativo e seu relacionamento com as aplicações; diferentes papéis da memória organizacional em diferentes organizações; interações entre o pesquisador e o ambiente pesquisado numa situação onde o pesquisador também é um colega de trabalho.

KOTONYA, Gerald; SOMMERVILLE, Ian. Requirements engineering : processes and techniques. Chichester : J. Wiley, 1998. 282 p.

O que antigamente era chamado de "Levantamento de Dados" hoje em dia evoluiu e é denominado de "Engenharia de Requisitos". Não se trata apenas de uma troca de nomes, mas de uma ampliação da abrangência desta atividade, que está no início e é fundamental ao processo de desenvolvimento de sistemas com qualidade. As maiores falhas dos produtos de software advém de especificações deficientes e incompletas dos requisitos. É necessário que se aperfeiçoe esta atividade. É esta a contribuição deste livro. Nele, os autores tratam de forma organizada as ações de identificar, especificar e gerenciar os requisitos de um sistema. Através dos seus 10 capítulos são abordados temas tais como: o processo de engenharia de requisitos, as formas de elicitação e análise de requisitos, a validação de requisitos, o gerenciamento de requisitos e, por fim, uma visão geral das diversas técnicas propostas na literatura sobre como fazer engenharia de requisitos.

STARLIN, Gorki; RAMOS, Cleber. Novell Netware 5 : manual do administrador CNE. Rio de Janeiro : Book Express, 1998. 597 p.

Explica como utilizar o NetWare 5 de forma passo-a-passo, destacando sempre a lado prático de administração de uma rede. Dividida em quinze capítulos, a obra abrange todos os passos de montagem e configuração de um rede NetWare 5, que inclui a utilização do novo programa gráfico de instalação do NetWare 5, o uso da Console gráfica e do Java (Java Virtual Machine) no NetWare, gerenciamento remoto pelo Java-ConsoleOne, o sistema de impressão em rede convencional e no novo padrão Novell Distributed Print Services (NDPS), voltado para redes com grande quantidade de impressoras, e a utilização do TCP/IP do NetWare 5. Mostra o Z.E.N Works, uma das principais novidades do NetWare 5, que é destacado o gerenciamento, integração e configuração de estações baseado em Windows NT, Windows 95, Windows 98 e Windows 3.x. É explicado também como o administrador, a partir do NDS pode configurar, pode gerenciar grupos locais e criar usuário em estações Windows NT, e como distribuir e instalar aplicativos nas estações de trabalho de forma centralizada, utilizando o poder do NDS.