Novidades da Biblioteca

1. KEY performance indicators manual. Warriewood: Woodslane, 2000. 169 p.

É um guia prático para o desenvolvimento, implementação e uso de KPIs. Entre administradores algumas expressões tornaram-se de uso comum:

  • somente consegue-se gerenciar aquilo que se consegue medir;
  • se você consegue medir você consegue fazer;
  • para ganhar, você precisa conhecer as regras do jogo.

Trata-se de um roteiro prático, passo a passo, para a identificação de indicadores de performance e uma estratégia recomendada para sua implantação. No primeiro capítulo são apresentados os princípios gerais para o desenvolvimento e uso de KPIs. O segundo capítulo apresenta o roteiro a ser seguido, inclusive com modelos de formulários. No último capítulo é disponibilizado um kit com o material de apoio necessário ao facilitador, a pessoa que atuará na implementação dos indicadores de performance.

Os KPIs revelam a eficiência das organizações no cumprimento de sua missão crítica.

2. MICROSOFT SQL Server 2000: resource kit. Redmond: Microsoft, 2001. 1159 p.



O livro é indicado aos profissionais que já utilizam o SQL Server 2000 e que desejam aprimorar seus conhecimentos através de tópicos avançados. A abordagem inicia-se com uma explicação geral dos componentes do Microsoft SQL Server 2000, em seguida dedica 2 capítulos para tópicos de migração de outros bancos (Oracle e Sybase) e a partir deste ponto inicia uma exploração de itens avançados da ferramenta, envolvendo disponibilidade, performance, data warehouse, clustering, log shipping e segurança entre outros.

3. NIEMIEC, R. Oracle performance tunning. Berkeley: McGraw-Hill, 1999. 894 p.



O livro cobre as versões 7.1, 7.3, 8.0 e 8i do Oracle, com o objetivo principal de apresentar itens de performance e tunning de cada um dos componentes de uma solução de banco de dados. Tem uma abordagem bastante objetiva, analisando profundamente a configuração de hardware (discos, memória, etc.), tópicos de SQL (índices, joins, otimização de query´s, etc.) e demais componentes dos bancos Oracle. O livro compila centenas de dicas para melhora de performance de maneira que possa ser obtido o máximo deste banco de dados.