Novidades da Biblioteca

1. ARTHUR, Lowell Jay. UNIX - PROGRAMAÇÃO SHELL. Rio de Janeiro : LTC, 1991, 251 p.

O livro aborda o sistema operacional Unix, mais precisamente os três mais populares Shells, Bourne, Korne e C, ensina como programar um Shell para seu próprio uso. É dividido em três partes: Shell para o iniciante; Programação Shell para o usuário e Programação Shell para o mestre. É de fácil leitura e leva o leitor a trabalhar com ele como se fosse um curso de instrução programada.

2. Block, Peter. Gerentes poderosos. São Paulo : McGraw-Hill, 1990. 198 p.

Com o subtítulo "a arte de emanar poder: como implementar idéias e empreender ações", o livro se propõe a ensinar a utilizar a habilidade política da força do poder, resolvendo problemas de sucessão, preservação e continuidade das empresas.

3. BOYCE, Jim et al. Por dentro do Windows 3.1 : guia completo. Rio de Janeiro : Ciência Moderna, 1992. 529 p.

Este é um bom livro para quem não tem nenhuma experiência com o Windows pois abrange todos os conceitos básicos como partes das janelas, funções, menus, área de trabalho, controle de mouse. A 1ª parte chega a ser até um pouco "lenta" para quem já experimentou aprender o Windows através do seu tutorial e Help´s. É bom conferir a parte sobre configuração e trabalho da memória no micro. O livro possui explicações sobre os termos padronizados do Windows para se trabalhar com a Transferência Dinâmica de Dados (DDE) e Ligação e Incorporação de Objetos (OLE) uma das principais facilidades deste programa.

4. CARR, David K.; LITTMAN, Ian D. Excelência nos serviços públicos : gerência da qualidade total na década de 90. Rio de Janeiro : Qualitymark, 1992. 332 p.

Quais são os obstáculos à implantação de técnicas de melhorias da qualidade em produtos e serviços públicos? Como promover mudanças nas empresas e nos diversos públicos do governo (funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, etc) para adequá-los aos novos modelos de gerenciamento da Qualidade Total? Que métodos adotar para que produtos e serviços públicos atinjam níveis internacionais de excelência? Como ultrapassar a década de 90 - que exige padrões elevados de qualidade e produtividade - cujo cenário internacional mostra uma crescente competitividade no mundo dos negócios? Os autores se propõe a responder a estas e outras questões neste livro.

5. DOYLE, Michel; STRAUS, David. Reuniões podem funcionar: o novo método de interação. 4ª ed. São Paulo : Summers, 1978. 247 p.

Como ser um bom facilitardor de reuniões? Além desta questão, este livro trata dos tipos de reunião, do planejamento e da sua dinâmica, de como ser um bom registrador, de como ser um bom participante etc. Sua leitura é recomendável para todos os que gastam boa parte do seu tempo em reuniões. Torná-las mais produtivas e mais objetivas e´, com certeza, a vontade de todas estas pessoas.

6. HALLYDAY, Caroline M. Segredos do PC. Rio de Janeiro : Berkeley, 1993. 600 p.

Neste livro, a autora faz uma visão ampla e detalhada do micro padrão IBM-PC. Inicia com uma visão física do PC típico, passa pelos microprocessadores e memória, teclados, gabinetes, fontes e placas de adaptação. Em seguida, ela coloca um guia para eliminação de dificuldades e problemas com o micro. Passa a seguir para frente de configuração, programas residentes, drivers de dispositivo, vírus, sistemas de disco e vídeo, porta de I/O, teclado, mouse, digitadores, plotters, impressoras e modems. Em suas 600 páginas se encontram explicações altamente didáticas para pessoas de qualquer nivel de conhecimento dos micros PC.

7. HOFFMAN, Paul. Microsoft Word 5.5. São Paulo : Makron, 1993. 317 p.

O livro mostra como utilizar a versão 5.5 do Word rapidamente, abordando vários aspectos de utilização e fornecendo dicas e sugestões, pois, a aparência na tela e a maneira pela qual são executados os comandos são muito diferentes nesta versão. Oferece alguns exemplos e também e também exercícios de revisão ao final de cada capítulo. De grande utilidade para quem está começando a trabalhar com esta versão do Word.

8. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo : Atlas, 1991. 270 p.

Este texto se apresenta como uma introdução geral à disciplina Metodologia Científica e Métodos e Técnicas de Pesquisa, enfocando procedimentos didáticos, aspectos do conhecimento científico, técnicas de pesquisa e aspectos metodológicos dos trabalhos tanto escolares quanto científicos. Altamente didático, o texto configura-se como necessário aos primeiros passos de discentes e profissionais no mundo das idéias, cuja aplicação exige sistematização, racionalidade e lógica.

9. LININGER, Skye. Usando Ventura Publisher 4 para Windows. Rio de Janeiro : Campus, 1993. 552 p.

Passo a passo, este livro entra nos domínios do Ventura, explorando em detalhes o seu funcionamento. Em linguagem clara e através de técnicas práticas, direcionadas tanto para usuários experientes quanto inexperientes, são mostrados todos os recursos essenciais do Ventura 4.1, bem como seus diferentes modos de trabalho.

10. SAXON, Stephen. Redes locais com Windows 3.1 & Novell Netware 3.11. Rio de Janeiro : Berkeley, 1993. 319 p.

O autor faz um apanhado geral sobre redes, sua utilidade e se demora um pouco mais sobre o Netware. Apresenta as necessidades de configuração da Lan para o Windows rodas melhor, mostra a instalação do Windows e alguns de seus softwares. O problema é que o Windows 3.1 tem apenas algumas páginas, o resto é sobre o 3.0, portanto requer alguns cuidados na leitura.

11. THE LEBLON GROUP. Unix 5: guia do usuário. São Pualo : Makron, 1992. 425 p.

O livro faz uma breve descrição do sistema Unix, incluindo hardware e passa a descrever so comandos Unix extensamente. Aborda também os Shells e Linguagem C. Ótimo para iniciantes e serve também como guia do usuário.

12. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba : Ed. da UFPR, 1992. 8v.

Define normas para redação técnica e editoração de publicações. COnteúdo: v.1 - Livros e folhetos; v.2 - Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos; v.3 - Relatórios; v.4 - Publicações periódicas; v.5 - Curriculum Vitae e memorial; v.6 - Referências bibliográfcias; v.7 - Citações e notas de rodapé; v.8 - Estilo e orientação para datilografia e digitação.