Novidades da Biblioteca

01. BLOCK, Peter. Consultoria: o desafio da liberdade. São Paulo: Makron, 1991. 266p.

O livro é voltado para todos os profissionais que dão consultoria ou pretendem atuar nessa função. O livro nos ensina como prestar consultoria. Mostra como influenciar e gerar impacto naquilo que queremos e a razão pela qual somos pagos; técnicas de consultoria; autenticidade de consultoria; contratos; reuniões de contratos; angústia da fase de contratação; o consultor interno; resistência; diagnóstico; busca de informação; feedback e listas de verificação. O livro de Peter Block é um guia para desenvolver habilidades sobre influências na tomada de decisões e gerar impactos na implementação da qualidade nas decisões.

02. CHUMBLEY, Jeff. Impressão: seu guia para impressão em redes locais. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 287p.

A parte mais confusa na implantação de rede Netware, a impressão, é detalhada e colocada em três partes distintas: introdução, tutorial e referência. A introdução explica todos os princípios da impressão na rede, da estação ao papel. O tutorial oferece um roteiro completo para uma visão geral dos serviços de impressão na rede, e a referência traz a relação completa dos comandos e utilitários de impressão do Netware.

03. DVORAK, John C. et al. Dvorak guia de conectividade. Rio de Janeiro: Berkeley, 1992. 878p.

Neste livro, é adotado que conectividade não significa, simplesmente, computadores conectados a uma REDE. Sendo assim, a simples ligação de um dispositivo qualquer (vídeo, impressora, placas de FAX etc) a um computador, passa a ser um tópico discutido neste livro. Para quem quer aprender um pouco mais sobre o funcionamento e uso do PC, esta obra é uma boa referência.

04. FERNANDES, Aguinaldo A.; KUELER, José Luiz Carlos. Gerência de projetos de sistemas. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1990. 191p.

O livro dá uma visão geral da gerência de projetos relacionada ao desenvolvimento e implantação de sistemas de informação. Analisa a gerência de projetos, atuando segundo uma Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas apresentada como referência e explica como avaliar alternativas de seleção de abordagens mais adequadas, segundo as características dos problemas. Propõe uma Metodologia de Gerência de Projetos e apresenta os métodos Cocomo e de análise por Pontos de Função como instrumentos de estimativa de esforço. Possui uma abordagem bastante prática e fornece diversos exemplos nos seus anexos.

05. GOTTFRIED, Byron S. Programando em C. São Paulo: Makron, 1993. 574p.

Uma obra da coleção Schaum no estilo da coleção Schaum (e não poderia ser diferente). Parte de conceitos básicos e vai explicando passo a passo cada um dos comandos e funções da linguagem. Conta com bastantes exemplos e problemas, sendo indicado para programadores e analistas que estão iniciando em "C".

06. HOLZNER, Steven; THE PETER NORTON COMPUTING GROUP. C Programação: o guia prático para a programação eficiente. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 569p.

Mais uma vez, Peter Norton e sua turma dão um show em programação de "baixo nível". O livro é dirigido a programadores que desejam aprofundar-se na Linguagem "C". Ideal, também, para quem possui algum conhecimento sobre a arquitetura interna de um microcomputador pessoal. O assunto é colocado de forma bem abrangente e passa a limpo verdadeiros tabus da Linguagem "C", como o tratamento de ponteiros para o endereçamento de memória e o uso de arquivos em "C". Além disso, aborda vários assuntos como a utilização do mouse; a conexão com a linguagem Assembly; o uso de gráficos e ainda um capítulo sobre programação orientada a objetos em C++. Um aspecto interessante desse livro é a preocupação dos autores em citar exemplos de programas, o que facilita muito o entendimento do assunto. Enfim, o livro é indispensável para quem gosta de programar em Linguagem "C".

07. KIPPER, Eti Francisco. Engenharia de informações: conceitos, técnicas e métodos. Porto Alegre: Sagra, 1993. 332p.

O livro apresenta a Engenharia de Informações de forma bastante consistente e atualizada. Os autores incorporam à abordagem acadêmica um enfoque prático, fruto de sua vivência nesta metodologia aplicada e evoluída na PROGERGS. É uma obra bastante completa e aderente à realidade tecnológica atual.

08. PLANO EDITORIAL LTDA. Um roteiro para quem quer importar produtos de informática. /s.I./1993. /p.i./

Apresenta, passo a passo, todas as providências para importar produtos de informática, quer diretamente, inclusive como bagagens em viagens internacionais, ou através de terceiros. Reúne modelos de formulários e documentos necessários para a importação, as normas que regulam a entrada de produtos importados no país e uma relação de endereços úteis das agências do Banco do Brasil autorizadas a operar serviços de comércio exterior. Traz ainda informações que auxiliam os interessados em fazer compras em Miami.

09. SAWICKI, Ed. Segurança: seu guia para o uso seguro em redes locais. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 278p.

O livro aborda a segurança em redes Novell Netware, com um roteiro básico sobre como melhorar a proteção da rede contra acessos indevidos e vírus. Também é claro quanto ao fato de que a segurança não abrange apenas software e hardware, mas as políticas de administração da rede e as pessoas que a usam. As partes de backups, auditoriais, aplicações e direitos de acesso oferecidos pelo Netware são explicados e colocados dentro de uma filosofia de integridade dos dados.

10. SCHILDT, Herbert. C avançado: guia do usuário. 2.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1989. 335p.

Nesta obra de Herbert Schildt, são abordados alguns problemas comuns a programadores profissionais. Mesmo que os assuntos abordados não sejam de interesse, vale verificar as rotinas que constam no livro. Os capítulos 11 (Eficiência, Portabilidade e Depuração) e 12 (Modelos de Memória em "C") mais o Apêndice (Diferença entre UNIX e o padrão ANSI para "C") trazem boas explicações sobre o tema.

11. SCHILDT, Herbert. Inteligência artificial utilizando linguagem C. São Paulo: McGraw-Hill, 1989. 349p.

Coloca-se um assunto, discute-se o mesmo, acrescentam-se algumas rotinas, e temos mais uma obra de Herbert Schildt. Seguindo esta linha, o autor coloca a linguagem "C" como uma ferramenta possível para o desenvolvimento de Sistemas de Inteligência Artificial/Especialistas.

12. SCHILDT, Herbert. Turbo C++: guia do usuário. São Paulo: Makron, 1992. 592p.

O livro enfoca toda a gama de conhecimentos sobre "C" incluindo instruções para uso de ambiente integrado para desenvolvimento, editor do Turbo C++ e a Linguagem C propriamente dita. O autor é muito feliz na forma em que coloca os assuntos e nos exemplos apresentados que auxiliam o entendimento.

13. SEGAL, Rick. Diagnóstico e solução de problemas: seu guia para solucionar facilmente problemas em redes locais. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 292p.

Orientado especificamente para redes Novell Netware, o autor inicia com uma visão geral acerca de redes, incluindo a topologia e cabeamento, o sistema operacional, os servidores de arquivos, as estações de trabalho e os recursos do Netware. Após essa abordagem, entra diretamente nos problemas mais comuns das redes Netware, incluindo a parte de protocolo, estações, servidor, a impressão, etc. O livro é abundante em dicas e truques inexistentes na documentação oficial da rede.

14. SOARES NETO, Horácio Oliveira. Análise vital de sistemas. Rio de Janeiro: DATAMEC, 1993. 299p.

O Horácio, para quem não se lembra, foi o consultor cujas idéias foram a base para a introdução da técnica JAD (Modelagem Participativa) na CELEPAR. Neste livro ele descreve de forma detalhada esta técnica e apresenta a sua metodologia de desenvolvimento de sistemas. Aborda as técnicas de Modelagem de Negócio, Modelagem de Processo (DFD) e Modelagem de Dados.