Novidades da Biblioteca

 

1. AZAMBUJA, T. T. Documentação de sistemas da qualidade: um guia prático para gestão das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1996. 283 p.

Apresenta uma visão estruturada da documentação da qualidade. A abordagem holística do livro desmonta as visões preconceituosas de ser a atividade de documentação um procedimento burocratizante e revela seu potencial enquanto instrumental indispensável ao sucesso das organizações. É um guia prático para diretores, gerentes e supervisores de empresas de qualquer porte e natureza e que estejam em fase de implantação de abordagens para a qualidade.

2. BICK, J. Os segredos da Microsoft. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 140 p.


Com humor e perspicácia, a autora revela o que aprendeu com seus colegas de equipe, com os concorrentes e com seus próprios erros, ilustrando cada conselho com histórias reais da vida na Microsoft. Aborda tópicos importantes relacionados a todos os aspectos de uma vida profissional: como administrar uma carreira, liderar uma equipe e dirigir o próprio negócio. Revela ainda os segredos que mantém a empresa inteira - do mais novo Microsoft e ao próprio Bill Gates - sempre à frente dos demais.

3. BUGAY, L. et al. Flash 5: animação e web. Florianópolis: Bookstore, 2001. 241 p.

O Flash é um programa para criação de ícones animados ou animações contínuas, gerando arquivos pequenos e com melhor qualidade do que geralmente se obtém em outros programas. É também um grande aliado para criar elementos que normalmente se encontram em uma página Web, como botões de diversos tipos, menus suspensos, contadores, rastro de mouse, elementos animados e outros.

4. GALVEZ, J. Flash 5: ActionScripting em português. São Paulo: Érica, 2001. 311 p.

Ensina desde os conceitos básicos do Flash até vários métodos e funções avançadas do ActionScript. Nos dezoito capítulos do livro são revisados a sintaxe, objetos e funções do Flash, como trabalhar com formulários e integração a banco de dados ASP, como trabalhar com dados XML e integrar funções JavaScript a comandos do ActionScript. Mostra como tornar os aplicativos mais dinâmicos, utilizando todos os métodos e propriedades dos movieclips.

5. GREENE, R. W. Open access: GIS in e-government. Relands: ESRI, 2001. 110 p.


Os governos estão descobrindo que fazer negócio através da Internet pode economizar para eles e seus constituintes muito tempo e dinheiro - comodidades que eles são freqüentemente acusados de desperdiçar. Como resultado, os web sites de governos eletrônicos estão crescendo rapidamente através da Internet, e obtendo novas eficiências que estão transformando o relacionamento tradicional entre governos e cidadãos. À frente da revolução do governo eletrônico estão as agências que descobriram como os sistemas de informações geográficas (GIS) podem ampliar esta eficiência muitas vezes. Usando GIS para disponibilizar mapas interativos através de web sites, estas agências permitem que os cidadãos vejam suas comunidades e vizinhanças com novos olhos - podendo, assim, extrair informações dos mapas das cidades, escolher incontáveis parcelas de dados, e combinar estes dados e mapas para customizar análises.

6. HORSTMANN, C. S. Core Java 2: recursos avançados. São Paulo: Makron Books, 2001. 823 p.

Este é um guia abrangente para que os desenvolvedores possam resolver problemas práticos. É um complemento indispensável que aborda recursos avançados e bibliotecas da plataforma Java 2 e exemplos de códigos-fonte que ganharam o reconhecimento universal para o Core Java. Inclui múltiplas linhas de execução em programas Swing, API JDBC 2.0, CORBA, o mecanismo de arrastar e soltar e o modelo de segurança Java 2, assim como capítulos sobre "coleções" e "AWT avançado".

7. HUMMEL, J. et al. Effetive Visual Basic: how to improve your VB/ COM+ applications. Boston: Addison-Wesley, 2001. 308 p.


Estruturado em aproximadamente 50 regras para a otimização do uso do Visual Basic, este livro é um guia indicado para melhorar projetos de sistemas e escrita do código. Tem como foco COM, Base de Dados e Sistemas Distribuídos, utilizando MTS e COM+. Apresenta também projeto para classes, aplicações Web, VB.NET, ASP, XML e IIS. Auxilia no aprimoramento das habilidades relacionadas ao desenvolvimento de software.

8. KELLEY, R. E. Como brilhar no trabalho: nove estratégias decisivas para ter sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 310 p.


Este livro pretende ajudar a repensar os pressupostos e a dar início a uma exploração inovadora: o que realmente produz um desempenho brilhante. O autor apresenta nove estratégias que supostamente os profissionais brilhantes utilizam para progredir de um desempenho mediano a um desempenho extraordinário.

9. MICROSOFT Excel 2000 passo a passo. São Paulo: Makron Books, 2001. 416 p.

Ensina a criar planilhas, organogramas e gráficos para analisar dados com precisão, organizar rapidamente dados usando filtros, simplificar cálculos e usar fórmulas, AutoCálculo, subtotal e funções, usar tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos para resumir e apresentar dados visualmente, melhorar a apresentação das planilhas inserindo figuras, personalizando formatos e adicionando organogramas. Auxilia na publicação de dados na Internet ou Intranet e no trabalho compartilhado, além da importação de dados e integração com outros programas Office.

10. MITROFF, I. Tempos difíceis soluções inovadoras. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 181 p.

O autor demonstra que na origem dos erros administrativos existe uma falha fundamental: o pensamento mal direcionado - o desperdício de tempo, talento e recursos resultantes da resolução dos problemas errados. Mitroff explora o processo de usar o pensamento crítico para fazer as perguntas certas e resolver os problemas certos em qualquer empresa ou situação, e mostra como escolher os envolvidos certos, ampliar suas opções, expressar corretamente os problemas, expandir as fronteiras dos problemas e administrar os paradoxos inerentes aos problemas.

11. NAUGLE, M. G. Guia ilustrado do TCP/IP. São Paulo: Berkeley Brasil, 2001. 493 p.


É um livro que apresenta as mais importantes informações sobre os assuntos que compõem a arquitetura do conjunto de protocolos TCP/IP. Dividido em seis partes permite que se tenha uma compreensão ampla do que é o TCP/IP, seu funcionamento e como se aplica ao cotidiano do trabalho, seja em Intranets, Extranets ou na própria web.

12. PHOTOSHOP 6.0 guia autorizado Adobe. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 487 p.

Ensina a criar, manipular e otimizar imagens para impressão e para publicação na Web. Com este livro o leitor ficará apto a produzir animações, efeitos de rollover e outras imagens dinâmicas para a Web. É o guia oficial da Adobe e está dividido em dezessete lições que abordam os fundamentos do Photoshop, com dicas e técnicas para o profissional de Photoshop 6.0.

13. RAMALHO, J. A. Transact-SQL: guia de referência. São Paulo: Berkeley Brasil, 2001. 243 p.


Apresenta de forma objetiva as funções, comandos e declarações da linguagem Transact-SQL, utilizada no contexto de programação em SQL, para banco de dados e em servidores que utilizam plataformas de suporte a banco de dados. É ideal para programadores que necessitam checar a sintaxe e os detalhes de uma função, de uma declaração ou de um stored procedure da linguagem.

14. ROCHA, A. R. C. da et al. Qualidade de Software: teoria e prática. São Paulo: Prentice Hall, 2001. 303 p.

Oferece um panorama da qualidade de software no Brasil e no mudo e também perspectivas para esse setor. Aborda temas como o ciclo de vida, processos de melhoria da qualidade, procedimentos para a normalização (ISO 9000 e ISO/IEC 12207), modelos (CMM e SPICE) e critérios de qualidade para aplicações específicas (como Web, por exemplo) além de apresentar estudos de casos brasileiros. É um livro que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento e manutenção de software.

15. SHAFRAN, A. Aprenda em 24 horas Microsoft FrontPage 98. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 407 p.

Guia com explicações passo a passo do editor e gerenciador de páginas web, FrontPage 98. Auxilia na construção de páginas web com rapidez e facilidade, através de tabelas, frames e outros layouts avançados. Possibilita a inclusão de conteúdo dinâmico, com o uso de Java e Activex e linguagens de criação de scripts.

16. TORRES, S. Marketing de incentivos. São Paulo: Atlas, 2001. 96 p.

Explica de forma agradável e didática, com apresentação de cases e exemplos, como aplicar corretamente essa ferramenta que vem ganhando cada vez mais adeptos nesse mundo mais e mais competitivo. Trata-se da primeira literatura didática sobre o tema e que poderá contribuir para a consulta de profissionais da área de marketing, que muitas vezes encontram-se em verdadeiros dilemas em conseqüência da novidade que é o marketing de incentivos. O livro permite que o leitor tenha maior facilidade no processo de tomada de decisão, considerando a adequação desse instrumental na implementação de suas estratégias ou táticas atuais e futuras, bem como para quantificação do retorno esperado do investimento.

17.SIEGEL. Criando sites arrasadores na Web III: a arte da terceira geração em design de sites. 2. ed. São Paulo: Market Books, 1999. 341 p.

Voltado para o design de Web sites com o uso de diversas técnicas, dicas, fundamentos e ferramentas como as folhas de estilo (CSS), uso de frames, Flash, Photoshop, XML e outras opções para o auxílio na elaboração de Web sites, além de avaliar a compatibilidade entre navegadores. "Criando sites Arrasadores na web III" é um livro dirigido aos designers de sites preocupados com o visual e a performance de suas páginas.

18. SPOFFORD, G. MDX solutions: with Microsof SQL Server Analysis Services. New York: J. Wiley, 2001. 432 p.


A linguagem MDX é utilizada para aproveitar exaustivamente as possibilidades dos bancos de dados OLAP. O livro apresenta desde explicações detalhadas do que é esta linguagem, passando pelas suas aplicações e usos, até aplicações mais avançadas, permitindo acesso e análise de dados para suporte a tomada de decisões. É tanto um tutorial, quanto um guia de referência, para todos os programadores ou implementadores de bases de dados Microsoft.