Novidades da Biblioteca

01. CHRISTENSEN, Carl; ROCHA, Angela da. Marketing de tecnologias: textos e casos. São Paulo; Atlas, 1989. 267 p.

Apresentação de textos e casos resultantes de estudos realizados junto a empresas e centros de pesquisa relativos ao processo de comercialização da inovação tecnológica.

02. MEIRELLES, Fernando de Souza. Administração da implementação dos recursos de informática. São Paulo, 1990. 549 p.

Tese de doutorado apresentada ao Curso de Pós-Graduação da Escola de Administração de Empresas da FGV. Identifica as dimensões essenciais da administração da implementação dos recursos de informática, cria estruturas de referência que capturam estas dimensões e analisa este processo multidimensional e contingencial, utilizando como exemplo de tecnologia de informação a microinformática. Neste sentido, desenvolve e quantifica uma série de índices para o planejamento e controle da implementação do método proposto, através da análise de casos reais e de uma pesquisa.

03. MINK, Carlos Henrique; CARDOSO, Armenio T. S. Windows 3.1 sem mistério: dicas, técnicas e truques. Rio de Janeiro: CIência Moderna, 1992. 290 p.

Este livro se propõe a ser uma referência do Windows 3.1, desde os seus conceitos básicos até o uso das diversas opções dessa interface gráfica. A abordagem é bem didática, mostrando passo a passo o que fazer para obter um determinado resultado. O Windows é visto em praticamente toda a sua extensão, o que facilita a iniciação. A ausência de um índice dificulta um pouco a proposta do livro de ser um guia de referência, e também não são citados os bugs do Windows, o que poderia eventualmente se um bom complemento.

04. NORTON, Peter; HAHN, Harley. Peter Nortow o guia do Unix. Rio de Janeiro : Campus, 1992, 1992, 535 p.

É um livro que abrange o Unix de uma forma extremamente didática. Desde conceitos básicos de sistemas operacionais, passando pelos rudientos do Unix, as interfaces, o Shell, a configuração, o uso e a manutenção do ambiente. Foi feita uma abordagem essencialmente para usuários, com muitos macetes e informações práticas. A estruturada do texto permite o auto-aprendizado do sistema operacional, sem entrar em detalhes técnicos irrelevantes. Um bom índice remissivo permite o rápido acesso às informações contidas no livro.

05. PETERS, Tom. Prosperando no caos. São Paulo : Habra, 1989. 530 p.

Neste trabalho, o autor apresenta uma visão hipoteticamente futurista, mas que na realidade é muito atual, de como a organização deve ser conduzida para sobreviver num mercado competitivo a nível mundial e ainda prosperar. O autor apresenta exemplos de casos extremos, mas que podem muito bem ser adaptados à realidade nacional e da empresa. Os tópicos representam os fatores que permitem às organizações do futuro ocuparem posições de destaque: inovação, foco no cliente, qualidade, liderança e sistemas. A leitura deste livro cria idéias excelentes que implantadas na empresa melhorarão seu desempenho.

06. SANDLER, Corey; BADGETT, Thomas. Editoração eletrônica com Microsoft Word for Windows. Rio de Janeiro : LTC, 1992. 341 p.

Este livro aborda como produzir publicações bem acabadas utilizando o Microsoft Word for Windows. É um guia prático que pretende mostrar como os usuários do Word podem aprimorar a potência do produto para criar projetos complexos que vão além de uma simples carta ou formulário. Também discute conceitos de projeto gráfico e layout de página e outros temas relacionados à editoração eletrônica, explorando princípios de composição gráfica e impressão, úteis para a produção de manuais, newsletters, livros e mala direta.

07. SAVIANI, José Roberto. O analista de negócios e da informação: um novo perfil do profissional de informática (Business Analyst). São Paulo: Atlas, 1992. 96 p.

Trata-se de um livro de fácil leitura, abordando as novas características do profissional de informática onde a ênfase exige identificar claramente as necessidades de informação para o negócio da organização. A preocupação não é mais com aspectos exclusivamente técnicos como hardware ou software, mas com a qualidade da informação como hardware o software, mas com a qualidade da informação. Apresenta conceitos da engenharia da informação.

08 – SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização e aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1990. 352 p.

A tradução é recente do original em inglês. Apresenta conceitos que bloqueiam a mudança de paradigmas nas empresas devido à dificuldade em alterar o comportamento das pessoas, suas atitudes e, principalmente, rotinas defensivas comuns na empresa na empresa. Fortalece o conceito de que a organização deve dar respostas rápidas ao seu mercado com mudanças administrativas internas ágeis e eficazes.

9.VASCONCELLOS, Eduardo et al. Gerenciamento da tecnologia: um instrumento para a competitividade empresarial. São Paulo: E. Blucker, 1992 330 p.

O livro é uma coletânea de artigos publicados em diversos congressos e revistas de administração, tanto no Brasil como no exterior.

Os autores são, em maioria, professores da FEA-USP e autoridades nacionais quanto à gestão de tecnologia nas organizações. Apresenta aspectos de adaptação do planejamento de tecnologia ao planejamento estratégico das empresas e, principalmente, tópicos de administração da tecnologia nas organizações: políticas, centros de tecnologia e qualidade em R&d (Pesquisa e Desenvolvimento).

10 – WEITZEN, H. Skip. O poder da informação: como transformar a informação que você domina em um negócio lucrativo. São Paulo: McGraw-Hill, 1991. 243 p.

Alvin Toffler previu a atual sociedade da informação. Weitzen, o autor desta obra, mostra como tornar a informação um negócio lucrativo. Através de exemplos práticos é mostrado como se tornar um “infopreneur”, ou seja, um consultor independente na área de informações. Apresenta também considerações sobre como acelerar a circulação de informações, visando satisfazer às necessidades dos clientes e estabelecer uma vantagem competitiva no mercado.

11 – WHITELEY, Richard C. A empresa totalmente voltada para o cliente. Rio de Janeiro: Campus, 1992 263 p.

A idéia de atendimento das necessidades do cliente e da qualidade está presente neste trabalho. Apresenta um programa de avaliação do produto e da qualidade do serviço prestado, como exemplos.