Novidades da Biblioteca

BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. The unified modeling language user guide. Reading : Addison Wesley, 1998. 482 p.

A Unified Modeling Language – UML, é uma linguagem gráfica para visualização, especificação, construção e documentação de elementos de um sistema. Torna disponível uma forma padronizada para a elaboração de projetos, abrangendo aspectos estruturais e funcionais. Descreve como os elementos da UML podem ser usados para representar aspectos estáticos e dinâmicos de um sistema.

CRAWFOR, Richard. Na era do capital humano : o talento, a inteligência e o conhecimento como forças econômicas : seu impacto nas empresas e nas decisões. São Paulo : Atlas, 1994. 186 p.

Fornece uma excelente introdução ao ambiente em mudanças e suas implicações para administradores e investidores, através de um guia que mostra como entender e viver em uma economia que está mudando velozmente. Desafia os leitores a pensar de maneira mais estratégica, global e radical. Na era do capital humano é uma abordagem esclarecedora do ambiente de negócios que os gerentes devem aprender para transmitir aos seus colaboradores.

FOWLER, Martin; SCOTT, Kendall. UML distilled : applying the standard object modeling language. Reading : Addison Wesley, 1997. 179 p.

É um pequeno guia de utilização da Unified Modeling Language – UML, que foi definida pela OMG como padrão para a representação gráfica de sistemas orientados a objetos. Não detalha todos os aspectos da UML, mas os considerados chaves. Demonstra de forma clara o papel da UML no processo de desenvolvimento de um software.

GUNTER, David et al. Windows NT & Unix integration guide. Berkeley : McGraw-Hill, 1997. 450 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Explica a integração entre os ambientes UNIX e NT. Inclui soluções para os problemas mais comuns e técnicas para uma administração mais consistente. Entre outros tópicos, explica os serviços de arquivos nas duas plataformas, backup do ambiente integrado, configuração DNS, RAS e outros.

MENASCÉ, Daniel A.; ALMEIDA, Virgilio A. F. Capacity planning for web performance. Upper Saddle River : Prentice-Hall, 1998. 321 p.

São introduzidos conceitos básicos de planejamento de capacidade e algumas características para planejamento específico em ambientes de aplicações web. Apresenta capítulos sobre arquitetura de sistemas, desde o tradicional cliente/servidor até os atuais clientes centrados em web, assim como os conceitos básicos de TCP/IP e HTTP. Também são discutidas medidas básicas de desempenho de sistema, usando ferramentas como benchmark de web e fornecendo fórmulas para estimativa de hardware necessária para um desempenho "aceitável". Usa métodos quantitativos para análise de sistemas cliente/servidor em ambiente distribuído com aplicações web, permitindo determinação de configuração de sistemas e arquitetura de redes para um bom desempenho.

REISDORPH, Kent. SAMS teach yourself Borland Delphi 4 in 21 days. Indianapolis : SAMS, 1998. 918 p.

É um guia para compreensão dos fundamentos do Delphi 4, Object Pascal e programação orientada a objeto, que permite a criação de aplicações reais, bancos de dados, DLLs e controles ActiveX. Ensina a utilizar, de modo eficiente, as últimas ferramentas do Delphi 4, com exemplos práticos, como programação de aplicações Internet, desenvolvimento de gráficos e programas multimídia, além de criação de aplicações 32-bits rápidas e eficientes. Apesar do propósito de ensinar a linguagem em 21 dias, é um guia bem completo, especialmente com relação aos conceitos e características do Delphi 4.