Novidades da Biblioteca

AARON, Bud; AARON, Alex. Shareware treasure chest: Fontes de Tela True Type. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 1993. 92p.

Várias fontes True Type para Windows com exemplos impressos no livro e com instruções completas para instalação e utilização.

AUGUST, Judy H. JAD - Joint Application Design. São Paulo: Makron, 1993. 202p.

Este livro aborda a técnica de JAD utilizada para melhor especificar sistemas informatizados. A preocupação maior é com a qualidade do sistema, buscando-se especificações claras e de consenso, partindo das necessidades de informações do nível gerencial para o operacional. O livro detalha requisitos para aplicação da técnica, baseado na experiência de sua autora na IBM. Explicita as atividades de "ajustar o alvo", através do JAD/Plano onde são identificados os objetivos de alto nível e abrangência do sistema, e "acertar o alvo", através do JAD/Projeto quando são detalhados os requisitos e efetuada a prototipação. Há grande destaque às atividades de planejamento e profissionalismo, em especial durante as reuniões de trabalho em grupo. Detalha os participantes e seus papéis no trabalho e orienta o trabalho do líder das reuniões. Existe grande relação com a técnica de Modelagem do Negócio, sugerida pela MDS-CLEPAR, tornando sua leitura muito recomendada em tal situação.

BIASI, Ronaldo Sergio de. Guia rápido para o DOS 6.0. Rio de Janeiro: Lutécia, 1993. 308p.

Este guia, em formato fácil de consulta, contém todos os comandos do MS-DOS 6.0, oferecendo para cada um deles uma descrição concisa, a sintaxe, uma lista das opções disponíveis, discussão das opções, exemplos práticos, instruções sobre "como desfazer", explicações das mensagens de erros e comandos correlatos.

CORREIA, Manuel Luis. EDI-MHS: a comunicação empresarial global. São Paulo: Érica, 1991. 268p.

Embora escrito de forma sistêmica, didática e sem se aprofundar demais em aspectos técnicos, este livro visa a propiciar aos profissionais das diversas áreas das empresas conhecer o EDI "Eletronic Data Interchange", em seus diversos aspectos, dados técnicos, utilização, custos/benefícios, experiências no exterior e no Brasil, bem como as opções existentes para implementar da melhor forma esta tecnologia.

COWART, Robert. Microsoft Access para Windows. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 293p.

O livro pretende ensinar a utilizar os seguintes recursos de gerenciamento de banco de dados do Microsoft Access no Windows: criar e modificar tabelas de banco de dados; consultar informações específicas no banco de dados; criar relatórios de aparência profissional com o Reportwizard; gerar etiquetas de endereçamento e trabalhar com diversos tipos de dados, inclusive campos de data e numéricos.

CROSBY, Philip B. Qualidade sem lágrimas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1992. 234p.

Começando com o perfil de companhias que sempre têm problemas de qualidade e expondo os motivos pelos quais a maioria não melhora, o livro abrange todos os ingredientes necessários a preparar e ministrar a Vacina da Qualidade.

DERFLER, Jr., Frank J. Guia de Conectividade. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 396p.

Guia de Conectividade é mais uma ótima publicação da PC Magazine, uma das mais conceituadas revistas de informática, aqui e lá fora. O livro entra a fundo nos problemas e soluções para ligação de dois equipamentos, iguais ou não. Os micros, os sistemas multiusuário, as redes, os protocolos, cabos, conectores e muitos outros detalhes são comentados e explicados em linguagem clara, ao alcance de todos. Ótimo para quem quer conhecer novas possibilidades além do velho binômio micro-mainframe.

EDELHART, Mike. Novell Netware: ferramentas poderosas. Rio de Janeiro: Berkeley, 1992. 400p.

Um dos melhores e mais claros livros sobre o sistema operacional de Rede Netware.

artindo do pressuposto de que não se conhece nada a respeito, a autor começa pelos fundamentos de redes, propõe algumas ferramentas para avaliação de necessidades de hardware e software e em seguida entra mais a fundo no Netware propriamente dito. A configuração de estações, o servidor de arquivos, os comandos e o programa da rede em si são os itens seguintes, além de técnicas de manutenção e backup. É um livro interessante para quem conhece pouco o ambiente Netaware, e vem com uma série de ferramentas para administração e uso da rede.

EUREKA, William E.; RYAN, Nancy E. QFD: perspectivas gerenciais do desdobramento da função qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. 105p.

Os autores apresentam a metodologia QFD (Quality Function Deployment) que permite focalizar dentro dos processos de uma empresa detalhes de alto risco para o seu desenvolvimento. O QFD ajuda a identificar e satisfazer as necessidades dos clientes da organização, estabelecendo as bases para a realização de produtos e serviços focados na finalidade e no custo.

FREEDMAN, Daniel P.; WEINBERG, Gerald M. Manual de Walkthroughs. São Paulo: Makron, 1993. 398p.

Manual de Revisões Técnicas de Sistemas é um título que pode expressar de maneira clara o conteúdo da obra. A experiência acadêmica e prática dos autores documentou o processo de revisão de diversos projetos e diferentes etapas do desenvolvimento, sendo apresentada de forma organizada neste livro. A idéia das revisões técnicas, tanto no livro como na MDS, sugere reuniões formais no sentido de obter críticas construtivas sobre um determinado projeto, a solução proposta ou desenvolvida e a forma como será implantado, garantindo ou aprimorando a qualidade deste. O livro descreve todo o processo de revisão, desde a seleção dos participantes até pontos que devem ser verificados (checklist) durante a revisão para diferentes projetos ou etapas do desenvolvimento.

HECKEL, Paul. Software amigável: técnicas de projeto de software para uma melhor interface com o usuário. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 311p.

Imprescindível para os especialistas em desenvolvimento de software, este livro também pode ser de grande interesse para gerentes e profissionais de marketing que trabalham na indústria de software. Apresenta uma nova forma de se ver o projeto de software - colocando os programadores totalmente em contato com as pessoas que irão usar seus produtos.

KENT, Peter. Shareware treasure chest: Coleção Clip Art: Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 1993. 67p.

Mais de 250 imagens em disco e com exemplos impressos no livro, no formato PCX e com instruções completas para implantação e utilização.

NASH, Laura L. Ética nas empresas: boas intenções à parte. São Paulo: Makron, 1993. 239p.

O texto mostra como implantar conceitos éticos nas empresas e, principalmente, como restabelecer os conceitos de integridade e bom senso. Mostra também como enxergar situações de ângulos diversos e, principalmente, individual. É um livro de Ética que acima de tudo enfatiza o fator liderança.

NOVELL Inc. Netware Buyer's Guide: a comprehensive guide to Novell Products - October 1992. Provo, 1992. /p.i./

Este é o guia de produtos da Novell, empresa americana mais conhecida pelo seu best-seller Netware, utilizando em 80% das redes de micro no Brasil e 70% no mundo. O livro aborda os produtos na área de sistemas operacionais, redes, comunicações, conectividade entre redes, conectividade em Unix, gerência de redes, ferramentas de desenvolvimento e programas de suporte e treinamento da Novell. Para cada produto, sãp apresentados os recursos, os requisitos de hardware/software e diversas informações relacionadas ao seu uso.

SINK, D. Scott; Tuttle, Thomas C. Planejamento e medição para a performance. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1993. 342p.

Seus autores já escreveram inúmeros artigos sobre qualidade e produtividade. Este livro aborda conceitos sobre indicadores para medir os fatores anteriormente descritos, segundo um planejamento para estratégias de qualidade, o que se adapta ao programa de gestão pela qualidade total da CELEPAR. Seu conteúdo é atual e o mesmo apresenta diversos exemplos de indicadores, bem como a avaliação dos mesmos.

TOWNSEND, Patrick L.; GEBHARDT, Joan E. Compromisso com a qualidade: um sistema comprovado de melhoria da qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 188p.

O autor apresenta o processo Qualidade Tem Valor (QTV) que é uma combinação de duas idéias: Equipes de Qualidade e Análise de Valor. A apresentação do processo é feita a partir da experiência bem-sucedida de sua aplicação em uma empresa de serviços já lucrativa, a Paul Revere Insurance Group.

WOLVERTON, Van; LAMBERT, Steve. Van Wolverton DOS 6. São Paulo: Makron, 1993. 206p.

Como um guia introdutório ao DOS 6, ele enfatiza no primeiro capítulo o Shell, onde estão incluídas a maioria das funções de Rotina. No segundo capítulo, encontram-se os comandos mais comuns do sistema, mostrados através de exemplos. Como não é um livro-texto, a melhor maneira de utilizá-lo é sentar-se à frente do computador e completar os exercícios do início ao fim.