Novidades da Biblioteca

Livros

CENADEM.Guia de fornecedores de processamento eletrônico de imagens de documento. São Paulo: CENADEM, 1995. 78 p.

Este guia foi montado e estruturado para servir como um livro de referência, fornecendo importantes fontes de serviços, hardware e software relacionados ao processamento eletrônico de imagens de documentos. Ele contém também informações sobre a indústria do CD-ROM, multimídia e micrográfica.

GRIGSBY, Mason. COLD: Computer Output to Laser Disc. São Paulo: CENADEM, 1995. 211p.

Cobre em detalhes a tecnologia de discos óticos, além de sistemas, tendências e oportunidades deste mercado que está em grande crescimento. Indispensável a todos os profissionais de todos os níveis, que atuam na área de informática, e também para aqueles que desejam conhecer em profundidade esta tecnologia emergente.

KEMPSTER, Linda. Armazenamento de massa: dados e imagens - o presente e o futuro das mídias removíveis. São Paulo:CENADEM, 1994. 197 p.

Este livro documenta diversos produtos para armazenamento lançados no mercado. Mostra as tecnologias atuais, ajuda o leitor a perceber as oscilações corretas do mercado e descobrir as que estarão disponíveis dentro de algum tempo. Aborda detalhadamente um assunto inédito, a tecnologia das mídias removíveis.

KERWIEN, Erica. Lotus Notes: guia de desenvolvimento. São Paulo: Berkeley, 1995. 453 p. (inclui 1 disquete)

Apresenta modelos de banco de dados prontos para uso, oferecendo um ponto de partida com instruções sobre como executar aplicativos de banco de dados, orientação sobre questões de projeto em diferentes plataformas de modo que seus aplicativos sejam facilmente transferidos entre elas. Possui informação sobre troca de dados entre o Notes e outras fontes de bancos de dados além de segredos técnicos sobre trabalhos internos vindo de especialista no assunto.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Management information systems. Upper Saddle River, 1994. 820 p.

Este livro é best seller na área de Gerenciamento de Sistemas de Informação e de Informática. Abrange de forma completa a organização, os recursos e a gerência de todo escopo da tecnologia da informação. O último capítulo traz uma abordagem muito interessante de ética na manipulação da informação.

ORFALI, Robert et al. Essential client/server survival guide. New York: John Wiley, 1994. 527 p.

É um guia de sobrevivência para essa época de incertezas tecnológicas em que vivemos. Incerteza essa, resultante do fato de não sabermos o que o próximo dia irá trazer. Como o prefácio diz, esse livro é uma tentativa de entendimento dessa revolução que nos atinge todos os dias. Destina-se a analistas de sistemas, programadores, gerentes, instrutores, profissionais de vendas e marketing, ou seja, a qualquer pessoa que esteja envolvida com a ciência da computação. Está dividido em 9 partes, abrangendo todos os aspectos referentes ao assunto cliente/servidor: sistemas operacionais, servidores de dados, groupware (como o Lotus Notes), modelos orientados a objetos, servidores transacionais e como lidar com aplicações cliente/servidor.

Todos esses assuntos são abordados em linguagem simples e acessível, com diagramas que auxiliam o entendimento, desenhos e seções com dicas e conceitos. Vale a pena ser lido: mais do que isso, vale a pena ser estudado!

OSBORNE, David; GAEBLER, Ted. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. Brasília: MH Comunicações, 1994. 436 p.

Contém provas positivas de que o governo não precisa ser uma burocracia gigantesca e ineficiente. Ele pode governar no sentido próprio do verbo, mobilizando o enorme poder do processo empreendedor e a força do livre mercado. Esta abordagem já mostrou o que vale em escolas, bairros populares, saúde pública e outras áreas onde governantes e funcionários, movidos pelo espírito de empreendimento e inovação, conseguiram produzir, com os recursos dos contribuintes, um resultado muito maior, em termos de serviços prestados ao público. Ensina como reduzir impostos e aprimorar os serviços, através de um método que leva a este fim.

UNISYS CORPORATION. Processamento eletrônico de imagens: tecnologia e sistemas. São Paulo: CENADEM, 1993. 138 p.

Trata detalhadamente desta nova tecnologia de manuseio e tratamento das informações baseadas em papel, através das modernas tecnologias ópticas. Está estruturado em capítulos, o que facilita o estudo do mesmo. Pode ser usado como obra de referência.

Periódicos

Internet World: de periodicidade mensal, tem como objetivo desmistificar a Internet, tornando-a realmente acessível a todos, especialmente por ser a primeira revista editada em português sobre o assunto. Fornece dicas sobre serviços on-line e, é claro, muitos endereços além de uma lista de http atualizada mensalmente.

Cd-Rom do Gartner Group: a partir do mês de setembro, passamos a assinar as publicações do GARTNER GROUP em formato CD-ROM. Este CD contém uma base de dados de fácil acesso, atualizada mensalmente, com mais de 12.000 páginas de pesquisas do GG e cobre os doze últimos meses das seguintes publicações:

-Research Notes;
-Strategic Analysis Reports;
-Monthly Research Review;
-Inside Gartner Group this week e
-Point-to-point