Novidades da Biblioteca

FERNANDES, A. A; DESCARTES S. T. Fábrica de software: implantação e gestão de operações. São Paulo: Atlas, 2004. 304 p.

 

Trata-se de uma obra de referência para todos os que queiram entender melhor os aspectos que contornam uma operação de desenvolvimento de software em larga escala. Obra de interesse para profissionais envolvidos na área de gestão da operação de software, modelos de melhoria do processo de software, planejamento de tecnologia da informação e métricas e níveis de serviços de TI.

LARMAN, C. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao processo unificado. 2 ed. Porto Alegre: Bookman. 2004. 607 p.

Auxilia desenvolvedores a dominar os fundamentos e as melhores práticas da análise e do projeto orientados a objetos (A/POO), não apenas desenhando com UML, mas realmente aplicando-a no contexto do projeto de software. Inclui: requisitos e casos de uso - identificação e registro de requisitos; modelagem de objeto de domínio - compreensão dos “objetos de interesse” de domínio, seus atributos e relacionamentos.

LOUKIDES, M.; ORAM, A. Programando com ferramentas GNU. Curitiba: Conectiva, 2000. 269 p.

O livro, juntamente com o CD-ROM, apresenta um conjunto de utilitários para programadores em C que podem ser customizados e utilizados de diversas maneiras. Apresenta, ainda, ferramentas do projeto GNU da Free Software Fundation, paralelamente às já consagradas ferramentas de desenvolvimento para software Unix.

SÃO PAULO. Secretaria do Governo e Gestão Estratégica. O governo eletrônico do Estado de São Paulo. São Paulo, 2004. CD-ROM

O Governo do Estado de São Paulo vem utilizando a tecnologia da informação na construção de um novo conceito de administração pública, implementando soluções que melhorem a gestão pública, aproximem o Estado do cidadão.

SZAZI, E. Terceiro setor: regulação no Brasil.Uberaba: Fundação Periopolis, 2003. 384 p.

Apresentada em linguagem direta e elucidativa, a obra é um apanhado do conjunto de leis que regula o terceiro setor no Brasil - bem como da evolução dessas leis - e nos traz conceitos e questões de interesse imediato para investidores sociais privados e profissionais da área. Leitura obrigatória para quem atua ou pretende atuar no setor. Consultor jurídico do GIFE (grupo de instituições, fundações e empresas) e integrante do Grupo de Reforma do Marco Legal do Terceiro Setor da Casa Civil da Presidência da República, Szazi é atualmente um especialista em terceiro setor do Brasil.