Novidades da Biblioteca

1. CONGRESSO INTERNACIONAL DA TECNOLOGIA DO SOFTWARE, TELEMÁTICA E INFORMAÇÃO, 7. Anais. São Paulo, 1993. 2v.

Inclui artigos sobre: segurança de dados e sigilo em redes locais, BRP, reengenharia de processos, automação de escritórios em UNIX, qualidade e produtividade em sistemas de informação, análise essencial orientada a objetos, BD textual, implantação de ferramentas CASE, terceirização, multimídia, interoperabilidade de sistemas operacionais de redes, interface paralela, outsourcing, redes de longa distância, sistema híbrido de apoio à decisão, franchising na área de informática, aplicações do computador na construção civil e arquitetura.

2. CORREIA, Manuel Luis. EDI-MHS: comunicação empresarial global. São Paulo: Érica, 1991. 268p.

Segundo uma definição extraída do próprio livro. "EDI (Electronic Data Interchange) é a troca de dados de forma padronizada entre aplicações de teleinformática, de empresas com negócios em comum, com um mínimo de intervenção manual".

No livro, entre outros aspectos, são abordados: a história do EDI, o EDI em diferentes atividades econômicas, a necessidade e os esforços de padronização do EDI, o EDI baseado no serviço de tratamento de mensagens normatizado pelo padrão OSIX.400, e por fim, uma metodologia para se implantar o EDI em uma empresa.

Ao final, apresenta uma rica bibliografia, que será muito útil para quem deseja se aprofundar no assunto.

3. GUENGERICH, Steven. Downsizing information systems. North College: Sams Pub., 1992. 380p.

Este livro é um resumo muito bem escrito das idéias que tem circulado através da comunidade de informática referentes ao "redesenho" dos sistemas de informação.

Quando a IBM lançou em 1981/82 o IBM PC, poucos se deram conta, mas ali estava sendo atropelada a maior estrela da tecnologia de computação até então existente: o grande computador, central, refrigerado, em ambiente controlado (aquário), difícil de ser instalado e usado, e precisando de um séquito de profissionais obedientes e sempre disponíveis.

Praticamente 10 anos se passaram, e eles acabaram mostrando que:

- computadores não precisam ser tão complexas
- arquiteturas abertas são muito melhores para todos
- a interface é a alma dos sistemas de informação.

Este livro aborda bem isso. Seus tópicos principais são: DOWNSIZING, UPSIZING ou RIGHTSIZING, PLANNING, DESIGN, IMPLEMENTATION, MAINTENANCE. O livro é de 92 , está portanto fresquinho da silva.

4. JAMSA, Kris. Multimídia for Windows 3.1. São Paulo: Makron Books, 1993. 232p.

Trata-se de uma introdução à multimídia.

O livro vem com 3 disquetes contendo animações, screen-savers, arquivos WAV e um driver para WINDOWS que permite a geração de sons no alto-falante interno. Cada capítulo aborda um aspecto específico da multimídia (placas de som, CD-ROM, MIDI, Scanners, etc) e os programas e arquivos dos disquetes.

5. JENNINGS, Roger. Discover Windows 3.1 multimedia. Camel: Que corp., 1992. 925p.

É um dos livros mais completos sobre o tema multimídia para ambientes Windows que existem. É grande (mais de 900 páginas) e abrange todos os principais conceitos do assunto, incluindo vídeo - que é tratado por poucos livros.

O livro aborda muito bem as mídias orientadas a tempo (vídeo, animações e som), e não tanto as orientadas a espaço (texto, imagens paradas e gráficos). A leitura é densa e exige um bom domínio do Windows.

Acompanha o livro um disquete 5 ¼, de alta densidade, contendo os seguintes programas:

- Driver para alto falante interno do PC: este pequeno programa de autoria da Microsoft, livremente distribuído, dá a opção de transformar qualquer micro em micro multimídia pela possibilidade de ele passar a gerar sons.

- Cakewalk (demo), Win Jammer, Power Chords: todos programas musicais para execução e edição de arquivos MIDI.

- Arquivos exemplos sonoros. Diversos arquivos contendo sons.

A seguir, uma listagem das principais divisões do livro:

. Funções multimídia do Windows
. Usando som em Windows
. Síntese musical e MIDI
. Técnicas audio-digitais
. Adicionando gráficos em multimídia
. Produtos de autoria em multimídia
. Técnicas de programação em multimídia

6. ROSENBORG, Victória. Guia de multimídia. Rio de Janeiro: Berkeley, 1993. 466p.

Esta obra se destina a pessoas iniciantes no assunto, dando um tratamento bem básico, não se aprofundando muito em cada item, e o leitor não precisa ser um profissional de informática para compreender e aproveitar o conteúdo desta obra.

Trata de aspectos gerais da multimídia, Windows com multimídia, software e hardware para multimídia, projetos adequados ao uso da multimídia e como escolher os tipos de mídia para seu projeto. Fala também sobre imagens, sons e hipertexto, apresentando características e padrões destes itens.

7. SHIOZAWA, Ruy S. C. Qualidade no atendimento e tecnologia de informação. São Paulo: Atlas, 1993. 129p.

A tecnologia de informação é discutida enfatizando o tripé do uso inteligente da TI, do atendimento ao cliente como arma competitiva e da busca de qualidade entendida como a satisfação ou sucesso do cliente.

Inclui ainda um caso de aplicação do tripé, destacando parâmetros para a obtenção de qualidade no atendimento ao cliente de informática. Trata-se do Modelo de Atendimento Integrado (MAI), que pode ser adaptado às condições específicas de cada organização. É também discutido um roteiro para um programa de qualidade, voltado para o atendimento apoiado na tecnologia.

8. TSAI, David. Manual do Netware para o supervisor Novell 3.11. São Paulo: Érica, 1993. 369p.

Indicado para pessoas interessadas em instalar e gerenciar uma rede local com Netware 3.11 e que também precisam dar apoio aos usuários da rede na instalação de seus programas.

É também uma boa referência teórica em cursos de formação de supervisores de rede.

Além de descrever genericamente os componentes de hardware e software de uma rede local, o livro aborda os comandos do Netware, o seu conceito de segurança, os menus, o serviço de impressão e os login scripts. No final, o livro mostra como instalar o Netware e apresenta as atualizações da rede.

9. WHITE, Ron. Como funciona o computador. Emeryville: Ziff-Davis, 1993. 202p.

O título e a capa podem nos levar a pensar em mais um livro do tipo "O Cérebro Eletrônico em 10 Lições", mas existe uma feliz surpresa ao começar a leitura: ilustrações de altíssimas qualidade técnica e artística envolvem as explicações a respeito do PC IBM e seus clones. O nível de detalhamento atingido é muito alto, sem no entanto comprometer o prazer e a clareza da leitura.

O PC é visto desde os seus chips, rotinas básicas, sistema operacional, seus periféricos mais comuns (teclado, drivers, mouse, monitor, etc) até elementos relativamente avançados, tais como redes, CD-ROM, fitas DAT e impressoras de todos os tipos. Esses e outros itens são abordados com um breve histórico, os princípios de funcionamento e uma visão das tecnologias atualmente disponíveis, com suas vantagens e desvantagens.

É sem dúvida um livro de leitura obrigatória a todos que desejem se familiarizar ou atualizar a respeito dos micros utilizados hoje na CELEPAR.