Novidades da Biblioteca

PUBLICAÇÕES EM CD-ROM:

A DIDOB acaba de receber as primeiras publicações em CD-ROM do seu acervo.

Os quatro Cds da empresa "The Software Toolworks" estão disponíveis para empréstimo e contêm:

. Biblioteca de Referência, que inclui:
- Webster's New World Thesaurus,
- Webster's New World Dictionary,
- Dictionary of Quotable Definitions,
- New York Public Library Desk Reference,
- Dictionary of 20th Century History,
- J. K. Lasser's Legal and Corporation Forms for the Smaller Business,
- Guide to Concise Writing,
- Spelling Checker,
- The National Directory of Address and Telephone Numbers;

. Enciclopédia Acadêmica Americana;

. Atlas mundial e dos Estados Unidos;

. Enciclopédia de animais do Zoológico de San Diego.

LIVROS

BAPTISTELLA, Luiz Fernando B.; LOBO, Márcio Patusco L. Rede digital de serviços integrados: a infra-estrutura para a sociedade de informação. São Paulo: McGraw-Hill, 1990. 313p.

Faz uma abordagem completa de RDSI, com os conceitos, serviços e padrões aplicados à transmissão integrada de voz, dados e imagens. Quando necessário, para melhor compreensão do assunto, apresenta de forma introdutória conceitos básicos de transmissão de dados em redes de telecomunicações. Pela sua abrangência, consiste em um bom ponto de partida para o conhecimento desta tecnologia, que vem evoluindo nos países desenvolvidos a partir do final da década de 80. a Telebrás está finalizando as experiências para implantação comercial dos serviços RDSI no Brasil a partir de 1994.

BLANCHET, Luiz Alberto. Licitação: o edital à luz da nova lei. Curitiba: Juruá, 1993. 227p.

Blanchet dividiu seu estudo em três partes. Na primeira, de caráter introdutório, examina aspectos gerais do processo licitatório e de sua avaliação objetiva. Na segunda, dedicada ao edital, questiona todos os pontos de sua elaboração. Os efeitos do edital, relacionados às modalidades de licitação, completam o volume na terceira parte.

BOYCE, Jim. Windows for Workgroups. Rio de Janeiro: Berkeley, 1993. 626p.

O Windows for Workgroups é uma solução para integrar pequenas comunidades de usuários em redes denominadas poer-to-peer. Este livro conta com informações objetivas sobre este tipo de solução, sendo indicado para usuários que tenham bons conhecimentos em Windows e que estão querendo fazer uso deste tipo de rede.

COAD, Peter; YOURDON, Edward. Projeto baseado em objetos. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 195p.

Este livro está associado ao livro Análise Baseada em Objetos do mesmo autor. Enfoca o assunto do ponto de vista da Engenharia de Software e não a nível de usuários finais, tratando do projeto e arquitetura de sistemas, dando também uma noção geral dos conceitos da Programação Orientada a Objetos e sua metodologia.

COMPUTERWORLD DO BRASIL SERVIÇOS E PUBLICAÇÕES LTDA. Anuário de informática 93. Rio de Janeiro: IDG, 1993. 135p.

É um guia de referência aos processos de compra de produtos de contratação de serviços profissionais ligados a sistemas de informações no país.

A publicação está dividida nas seguintes partes: entidades, canais de comercialização, serviços profissionais, hardware e software para mono e multiusuário, além de redes.

CRETELLA JÚNIOR, José. Licitações e contratações administrativas. Rio de Janeiro: 1993. Forense, 100p.

O volume com notas e índices tem a organização de Cretella Júnior. Trata-se de instrumento para os profissionais, enquanto a jurisprudência e a doutrina não esgotam as questões decorrentes do texto legal e dos 18 vetos opostos pelo Presidente da República.

CUSTER, Helen. Windows NT. São Paulo: Makron, 1993. 410p.

O sistema operacional de 32 bits da Microsoft é abordado sob forma teórica neste livro. Conceitos como o sistema de segurança, processos e threads, funcionamento, recursos de rede e outros são apresentados de uma maneira simples. O objetivo é familiarizar usuários e desenvolvedores com este novo sistema operacional.

HELD, Gilbert. The complete MODEM reference. New York: J. Wiley, 1991. 273p.

É um guia de referência sobre MODEM, sendo mais voltado para a parte conceitual, de operação e aplicação.

MARTINS, Sidney. Licitações: breves anotações ao novo estatuto. Curitiba: Juruá, 1993. 158p.

O escritor acompanhou o texto legal e o comentou, artigo por artigo. Em cada um deles refere o texto vigente, o direito anterior, seguindo-se a anotação doutrinária pertinente. Ao final, há um quadro comparativo entre a nova lei e o antigo Decreto 2.300.

MIKES, Stevem. Unix para usuários e programadores do MS-DOS. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 391p.

Apresenta uma abordagem completa do sistema operacional UNIX, comparando, no que se aplica, com o DOS colocada de forma bastante didática. Abrange arquitetura, processos e comunicação entre eles, sistema de I/O, comandos e programação de shell. Trata também da comunicação entre sistemas UNIX, em protocolos nativos e TCP/IP. É um bom livro para os iniciantes neste sistema operacional.

MONTORO, Fábio Azevedo. Transmissão de dados e MODEM. 3.ed. São Paulo: Érica, 1990. 265p.

É um complemento ao livro do Gilbert Held, sendo porém mais técnico, abordando com mais profundidade a parte de modulação, transmissão digital e multiplexação.

PAPPAS, Chris H.; MURRAY, William H. Turbo C++ completo e total. São Paulo: Makron, 1991. 771p.

Como o próprio nome enseja é um livro completo, que aborda desde os conceitos básicos da linguagem C até a implementação de estruturas orientadas a objeto, que caracterizam o C++. Aborda recursos do sistema operacional DOS para construção de aplicações gráficas, linguagem Assembler e combinações de linguagens C e Assembler em um mesmo programa.

PEROTA, Maria Luiza Loures Rocha. Multimeios: seleção, aquisição, processamento, armazenagem, empréstimo. Vitória: Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1991. 188p.

A proliferação de materiais não bibliográficos e o avanço da tecnologia trazem novos desafios aos profissionais da informação, na tarefa de incorporar os chamados multimeios aos acervos das instituições. Estes materiais apresentam características peculiares e, portanto necessitam tratamento adequado para sua organização e utilização. Este livro vem preencher uma lacuna na literatura biblioteconômica brasileira ao abordar os multimeios em todos os aspectos.

PLANO EDITORIAL. Anuário informática hoje: 93/94. São Paulo, 1993. 162p.

Apresenta as 200 maiores empresas de informática do país, baseado na análise de seus demonstrativos financeiros, além de uma breve análise dos vários segmentos de mercado, servindo também como guia de compras de equipamentos, software e serviços.

WEISKAMP, Keith et al. Programação Orientada para Objeto com TURBO C++. São Paulo: Makron, 1993. 474p.

Este livro explica os elementos de programação orientada ao objeto através de exemplos, com grande utilidade no dia-a-dia do desenvolvedor. Assim, além de aprender e exercitar os conceitos de orientação ao objeto, você estará montando uma biblioteca com funções orientadas ao objeto.