Novidades da Biblioteca

     

HAEBERER, Armando Martin. Algebraic methodology and software technology. Berlin : Springer, 1999. 532 p.

É a edição dos trabalhos apresentados na 7ª Conferência Internacional AMAST´98, realizada em janeiro de 99 na Amazônia. O propósito principal deste evento é divulgar aspectos teóricos da Ciência da Computação, especificamente relativos à metodologia algébrica e tecnologia de software, como alternativas práticas, viáveis e atrativas à engenharia de software.

 

MARTIN, Chuck. The digital state : strategies for competing, surviving, and thriving in an Internetworked world. New York : McGraw-Hill, 1997. 235 p.

Explica, de forma clara, como as empresas podem utilizar o potencial da Internet e outras tecnologias. Seu principal ponto de vista é que as empresas devem quebrar barreiras antigas, e pensar sobre o que devem fazer, de uma maneira totalmente nova. Cada capítulo do livro é salpicado de anedotas sobre companhias visionárias marcando presença na Internet, e com índices que listam mais uma centena de URLs relacionados a negócios. Deve ser lido por gerentes envolvidos no processo de planejamento corporativo, pois tenta mostrar como a Internet deve revolucionar o mundo.

 

MARTIN, Chuck. Net future : the 7 cybertrends that will drive your business, create new wealth, and define your future. New York : McGraw-Hill, 1999. 289 p.

Neste livro o autor levanta as sete tendências que prometem mudar a "cara" dos negócios para sempre. Segundo ele, o futuro da Internet irá mudar tanto a interação dos consumidores com as empresas que estas precisarão mudar a forma de como tudo é feito. Em vez de companhias desenvolvendo produtos, o consumidor é quem determinará às companhias o que lhe interessa que seja desenvolvido. É uma boa leitura para gerentes e empreendedores curiosos sobre como será o seu negócio no próximo milênio.

 

MICRO MODELING ASSOCIATES. Guia oficial Microsoft : soluções para Intranet. São Paulo : Makron, 1999. 651 p. (Inclui 1 CD-ROM).

A partir das ferramentas disponíveis no MS Office 97, como o Internet Explorer e o FrontPage, o livro pretende auxiliar no desenvolvimento, manutenção e suporte de Intranet. A partir dele, será possível integrar um site web com dados de bancos de dados já existentes, como Access e SQL Server, adicionar recursos de colaboração e mensagem com o Outlook e o Exchange Server, e desenvolver aplicativos usando controles ActiveX, sistema de programação Visual Basic, VBScript, Active Server Pages e Visual Basic for Applications. O CD que acompanha o livro inclui exemplo de 1 site Intranet e os respectivos códigos-fonte e arquivos necessários para sua criação.

 

SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações : gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro : Campus, 1998. 260 p.

Esta obra descreve a estrutura conceitual da mudança de foco para os ativos intangíveis, em detrimento das estratégias empresariais. Ensina a executivos e gerentes a identificar os indicadores para estes ativos - os talentos e pontos fortes de seus funcionários, o apoio e interesse de seus clientes e a idoneidade e rapidez de seus fornecedores. O livro, primeiro a oferecer ferramentas para a avaliação de ativos intangíveis, mostra estudos de caso de empresas como a WM-data, a Skandia AFS e a Celemi que apresentam modelos possíveis de serem seguidos pelos executivos. O autor dá conselhos práticos sobre como criar uma estratégia orientada para o conhecimento.