Novidades da Biblioteca

1. AHMED, K. Z.; UMRYSH, C. E. Desenvolvendo aplicações comerciais em Java com j2ee e uml. Rio de Janeiro: 2002. 301 p.

 

Aborda a melhor maneira de aproveitar as tecnologias em conjunto. Explorando métodos concretos para completar um projeto de desenvolvimento bem-sucedido, os autores cobrem o uso da UML e do J2EE em detalhes. Através de exemplos práticos e um estudo de caso, ilustram os prós e os contras das abordagens específicas do design, mostram como a experiência pessoal pode afetar as soluções de design e exemplificam com abordagens comprovadas para construir um software melhor e mais rápido. Usado como guia, este livro permitirá aos desenvolvedores superar os desafios de trabalhar com a UML e o J2EE coordenadamente, criando aplicações robustas, dimensionáveis e sofisticadas.

2. AMOR, D. A revolução do e-business: vivendo e trabalhando em um mundo interconectado. São Paulo: Makron Books, 2000. 606 p.

É um guia bem elaborado, com cases, para empreendedores e executivos elaborarem planos em e-business, incluindo e-commerce.

O livro apresenta: planejamento para o e-business; atividades de marketing; construção de sites; instrumentos de busca; shopping, procurement e tecnologias operacionais baseadas na Internet.

3. CONALLEN, J. Desenvolvendo aplicações web com uml. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 504 p.

Este livro se dispõe a apresentar os problemas e técnicas de desenvolvimento para a Web. Indicado para gerentes de projeto, ele traz uma compreensão das tecnologias e problemas relacionados ao desenvolvimento de aplicações Web.

Apresenta exemplos e diagramas ampliados e atualizados, cobertura completa dos mais recentes problemas de segurança de aplicações web e dos comprovados conceitos de tecnologia de objeto de acordo com sua utilização no desenvolvimento das aplicações web.

4. Hakin, D. ABC do planejamento estratégico: uma ferramenta avançada no uso do planejamento e da gestão estratégica. Rio de janeiro: Suma econômica, 1 cassete,77min: son., color. VHS NTSC.

- Curso em vídeo abordando os seguintes tópicos:
O que é planejamento estratégico, sua relação com o processo de reengenharia, definições mais comuns de estratégia, o valor do auto conhecimento e vantagens competitivas circunstanciais.

5. Mendes, A Arquitetura de software: desenvolvimento orientado para arquitetura. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 212 p.

Arquitetura de software é o estudo da organização global dos sistemas de software bem como do relacionamento entre seus subsistemas e componentes. Ela serve como uma estrutura que permite o entendimento de componentes de um sistema e seus inter-relacionamentos, especialmente daqueles atributos que são consistentes ao longo do tempo e de implementações.

6. Neves, J. C., Programação Shell Linux. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2003. 232 p.

Propõe-se a ser um guia com dicas e aplicações para os profissionais que utilizam essa linguagem. Apresentando as diferenças entre Shell no Linux e no Unix nos ambientes de programação.

O livro possui ainda um apêndice sobre o awk, que foi incorporado devido à interação dessas duas linguagens e um outro apêndice sobre expressões regulares (regexp).

7. Silberschatz, A. et al, Sistemas operacionais: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 585 p.

O livro apresenta uma visão bastante completa do universo dos sistemas operacionais. Os conceitos fundamentais comuns a todos os sistemas são apresentados de forma didática e ilustrados com exemplos práticos enfocando a realidade atual da área. Trechos de código em Java ajudam a compreensão dos conceitos e das sutilezas que o cercam.

Apresenta tópicos atualizados de si.

8. Stroustrup, B. A linguagem de programação C++. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. 823 p.

Baseado na especificação final do C++ANSI/ISSO, abrange a linguagem C++, sua biblioteca padrão e técnicas de projeto fundamentais como um todo integrado.

Os primeiros 10 capítulos oferecem uma introdução à linguagem; os capítulos de 11 a 13 apresentam uma discussão de aspectos de projeto e desenvolvimento de software e na seqüência apresenta o manual de referência C++ completo.