Novidades da Biblioteca

INFORMAÇÕES ESTATÍSTICAS

Já está disponível para consulta na Rede de Desenvolvimento da CELEPAR o Anuário Estatístico do Brasil - 1992, contendo informações baseadas no último censo.

O anuário tem 759 tabelas que estão hierarquicamente ordenadas por seção, tema e capítulo.

Entre as informações disponíveis estão:

. caracterização do território;
. características demográficas e sócio-econômicas;
. agropecuária, extração vegetal e pesca;
. aspectos da atividade indústria;
. aspectos da atividade serviços;
. índices, preços, custos e salários e
. agregados macroeconômicos.

Apresenta também uma coleção de 37 textos com abordagens temáticas e o conjunto de definições e conceitos das variáveis que compõem o plano tabular do anuário.

Para acessar, através de qualquer micro conectado à rede CEL-GPS, basta digitar LOGIN AEB e aparecerá um menu totalmente orientado por teclas do cursor.

Aos usuários interessados que não têm acesso a esta rede, a DIDOB coloca à disposição o seu equipamento para consulta.

THE TickIT SCHEME

O esquema TickIT foi desenvolvido na Inglaterra e atualmente está sob responsabilidade do DISC (Delivering Information Solutions to Customers through International Standards). Este esquema promove o uso de padrões para melhorar o gerenciamento da qualidade de desenvolvimento de software, estabelecendo um processo de certificação para empresas produtoras de software, tomando como base a norma ISO 9001.

O material adquirido pela CELEPAR sobre o TickIT é o seguinte:

The TickIT Scheme:

Fornece uma visão geral do esquema, bem como referências para suporte;

Guide to Software Quality

Management System
Construction and Certification
using EN29001:

Apresenta a norma ISO 9000-3, que trata da aplicação da ISO 9000 ao Software, além de guias para compradores, fornecedores e auditores da produção de Software;
Case Studies:
Mostra algumas empresas que desenvolveram seu Sistema de Gerenciamento da Qualidade e utilizaram a certificação TickIT;
Guide to Quality Management
System installation and TickIT
certification for suppliers of
software and IT systems:

Fita de vídeo que apresenta o esquema TickIT e o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Qualidade, bem como a obtenção da respectiva certificação.

LIVROS

1. EUROPEAN CONFERENCE ON SOFTWARE QUALITY, 3rd, 1992. Madrid. Anais... Madrid, INTA: 1992. 788p.

Contém diversos artigos que tratam de qualidade de software, métricas, normas internacionais, certificação, ferramentas, métodos e teste, além de tendências futuras.

2. HRONEC, Steven M. Sinais Vitais. São Paulo: Makron, 1993. 240p.

Este livro escrito por um dos sócios da Arthur Andersen aborda a questão da qualidade sob um enfoque muito específico - os indicadores.

O autor descreve porque as medidas tradicionais de desempenho são ineficientes: "Na maior parte das vezes o que você tem são quocientes abstratos, com pouca influência direta sobre o verdadeiro trabalho realizado: medidas que simplesmente buscam resultados ou efeitos, em vez de processos ou causas, e que não se relacionam com a estratégia empresarial."
São apresentados no livro diversas técnicas e modelos para construção de indicadores eficientes.

3. MILET, Paulo Barreira et al. Indicadores de qualidade e produtividade para a área de informática. Rio de Janeiro: LTC, 1993. 49p.

Apresenta indicadores para medição dos processos de informática baseado na metodologia de Gestão pela Qualidade Total do consórcio Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, MCG Qualidade e TELESOFT Sistemas.

4. MONTEIRO, José A. Qualidade total no serviço público. Brasília: QA&T, 1991. 157p.

Apresenta questionamentos e recomendações segundo os 14 pontos do método Deming de Administração, muito utilizado no Japão e Estados Unidos, aplicados à administração pública. Adicionando outras técnicas, como a Identificação de Processos Críticos e Planejamento Estratégico, o livro procura enfocar o processo, o homem e o futuro do programa de Qualidade, visando a realidade do Serviço Público Brasileiro.

5. ROTHERY, Brian. ISO 9000. São Paulo: Makron, 1993. 268p.

É um compêndio das normas ISO-9000 atualizado em 1993 que em anexo apresenta um modelo irlandês de documentação para desenvolvimento e contratação de serviço.

6. WEINBERG, Gerald M. Software com qualidade: pensando e idealizando sistemas. São Paulo: Makron, 1993. 387p.

É um livro que fundamenta requisitos de gerenciamento no desenvolvimento de software com qualidade.

Enfoca a importância de padrões culturais de desenvolvimento e a conceituação da qualidade de software.

Quatro dos cinco capítulos são dedicados ao gerenciamento.

O autor, além de exposição teórica, apresenta em cada capítulo, dicas e sugestões úteis, um resumo do assunto e temas práticos para desenvolvimento do conteúdo teórico.