Novidades da Biblioteca

ANSOFF, H. Igor et al. Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1990.270 p.

Este livro, organizado por H. Igor Ansoff, Roger P. Declerck e Robert L. Hayes, é o resultado do I Seminário Internacional de Administração Estratégica da Graduate School of Management, Vanderbilt University, do qual participam figuras do mundo acadêmico, homens de negócios e executivos experimentados no tratamento de problemas estratégicos.

HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das mudanças da gerência. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 189 p.

A divisão do trabalho, a necessidade de controles elaborados e a hierarquia gerencial já não funcionam em um modelo onde a concorrência é global e as mudanças implacáveis. Em seu lugar, os autores introduzem a noção de orientação para o processo, da análise e reformulação das atividades-fim que criam real valor para o cliente.

MIRSHAWKA, Victor; MIRSHAWKA JR., Victor. QFD a vez do Brasil: saiba o que se quer e o que ocorre. São Paulo: Makron, 1994. 189 p.

Através de ilustração e exemplos numéricos, este livro traz uma visão geral da metodologia para aplicação desta potente e moderna ferramenta de qualidade, seja para a indústria seja para o setor de serviços. A vez do cliente trabalhada na matriz do QFD possibilita às empresas desenvolverem seus produtos dentro de padrões de qualidade, situação esta fundamental para aquelas que querem ser competitivas.

PETZOLD, Charles. Programando para Windows 3.1. São Paulo: Makron, 1993. 1034 p.

O livro é imprescindível para quem quer desenvolver aplicativos para o ambiente Windows. Ele destaca os recursos da versão 3.1, técnicas de programação, vários programas completos escritos em C, tanto tanto para o Microsoft como para o da Borland e nos modos C e C++. inclui também disquete com o código-fonte e executável de todos os programas de exemplo.

TANG, Adrian; SCOGGINS, Sofia. Open Networking with OSI. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1992. 710 p.

Aborda com um bom nível de detalhe as camadas superiores do modelo OSI compreendendo Sessão, Apresentação e Aplicação, fazendo ainda um breve resumo de camada de transporte. Na camada de aplicação aborda as aplicações em padrão aberto já disponíveis, bem como os elementos de aplicação já normatizados para construção das mesmas. É, até o momento, a melhor obra que já vimos sobre o assunto.

THOMPSON, Don; Reorganizing MIS: the evolution of business computing in the 1990s. Carmel: Sams Pub., 1992. 277 p.

Este livro lançado em 1992 é excelente com relação ao gerenciamento de sistemas de informação e extremamente recomendável para as atividades de planejamento de informática de abordagem nas organizações. Seu conteúdo abrange aspectos organizacionais, culturais e tecnológicos relacionados aos sistemas informatizados. Mantém um enfoque constante no negócio de cada organização e já incorpora os conceitos da reengenharia, tema em destaque no presente ano.

Sob o ponto de vista cultural, aborda barreiras ao avanço das tecnologias, impactos de mudanças tecnológicas e estratégicas de abordagem para o desenvolvimento de sistemas, avaliando a cadeia de valores e o modelo de valores de processos para promover o elo entre negócios e tecnologia da informação. A importância das redes de comunicação, interligando organizações geográficas e culturalmente distantes é destacada, da mesma forma como o uso estratégico da tecnologia da informação para mudar a forma como os negócios são feitos, gerando vantagem competitiva a nível das organizações individualmente. Tudo isso esclarecido com exemplos de mudanças radicais em organizações inteiras ou em funções dentro das mesmas.

Dois tópicos importantes, preocupações constantes dos gerentes de departamentos de sistemas de informações: downsizing e outsourcing são citados. Fatores positivos e negativos, obstáculos a esses movimentos, pontos importantes a serem considerados no processo de implantação, como identificar as reais necessidades dos executivos são aspectos discutidos sobre cada tópico. Na parte final do livro, Don Thompson apresenta tendências dos sistemas de informação e da tecnologia da informação, como por exemplo a junção de mídias e crescimento da independência do usuário à área de sistemas. O livro é abrangente, o inglês é acessível e pode contribuir com muitas idéias novas para o planejamento de informática das organizações.