Novidades da Biblioteca

1. BOEHM, B. W. et al Software cost estimation with Cocomo II. New Jersey: Prentice Hall, 2000. 502p.

 

Cocomo II é um modelo para o planejamento, controle de projetos e administração de riscos baseado em estimativas de custo e tempo. Importante referência nas decisões sobre desenvolvimento e administração de softwares.

2. FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operação, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2000. 537p.

Este livro é uma fonte de conhecimento para o desenvolvimento de uma estrutura sólida para o setor de serviços.

Oferece uma visão sistêmica do setor, avaliando a evolução econômica das sociedades e abordando o conceito de serviço estratégico, a estruturação da empresa de serviços e a administração da produção.

Examina, também, as estratégias para oferecer serviços de classe mundial e apresenta uma série de modelos quantitativos de decisão com aplicações em serviços.

3. SANTOS A. R. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 164p.

É um livro básico para alunos de graduação ou pós-graduação que precisem produzir um texto ou iniciar uma pesquisa dentro dos padrões exigidos pela metodologia científica, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Apresenta um roteiro detalhado de realização de uma pesquisa com rigor científico: como escolher o tema, definir objetivos, fazer a coleta de dados, escrever de maneira lógica, clara e acessível, evitando desvios desnecessários ou redundantes.

4. PECK, Patricia. Direito digital. São Paulo: Saraiva, 2002. 290p.

A autora apresenta um estudo sobre o direito digital, que consiste na evolução do direito, abrangendo todos os princípios fundamentais e institutos que estão vigentes assim como introduzindo novos institutos e elementos para o pensamento jurídico. Abordando, como tema central da obra, uma nova visão sobre o papel do profissional do Direito na sociedade digital, e de sua dificuldade em acompanhar as novas formas de conduta e relações resultantes da dinâmica da era da informação.

5. REZENDE, Solange Oliveira. (Coord.). Sistemas inteligentes: fundamentos e aplicações. São Paulo: Manole, 2003. 525p.

Aborda os principais avanços teóricos e práticos de metodologias e técnicas utilizadas no desenvolvimento de sistemas inteligentes.

Na primeira parte do livro, o leitor poderá vislumbrar um panorama diversificado sobre as principais técnicas de inteligência artificial que apóiam o desenvolvimento de sistemas inteligentes e na segunda parte é apresentada uma visão prática por meio de aplicações de sistemas inteligentes em diversos setores produtivos.

6. MULLER R. J. Projeto de banco de dados: usando UML para modelagem de dados. São Paulo: Berkeley, 2002. 495p.

O livro pretende ensinar passo a passo o que você precisa saber para projetar, construir e testar bancos de dados usando um modelo orientado a objetos. Enfatiza a reutilização de projetos, que passam a atuar como gabaritos de diferentes padrões para o alcance de produtividade máxima, e ensina como obter a certificação de projetos completos para que possam ser reutilizados.