Novidades da Biblioteca

1. BERLOQUIN, Pierre. 100 jogos numéricos. Lisboa: Gradiva, 1991. 149p.

Exercitar a inteligência para esquecer a barafunda do quotidiano pode tornar-se um verdadeiro prazer. Poderá experimentar esta sensação o leitor de 100 Jogos Numéricos. Para os resolver não serão necessários profundos conhecimentos matemáticos, nem sequer uma vasta cultura geral. Pede-se apenas reflexão e persistência.

Os 100 jogos propostos por Pierre Berloquin foram ordenados criteriosamente, do mais fácil até o mais difícil. E, assim enquanto se diverte, o leitor adquirirá uma maior rapidez de raciocínio e uma notável flexibilidade intelectual.

2. BOLT, Brian. Actividades matemáticas. Lisboa: Gradiva, 1991. 239p

Concebida para motivar o interesse pela matemática, autêntica fonte de idéias, esta obra completíssima contém jogos, quebra-cabeças e outras atividades que estimulam a criatividade e desenvolvem a compreensão dos números, dos conceitos espaciais e do raciocínio matemático em geral.

Um livro precioso para todos os que se interessam pela educação matemática, para os professores, psicólogos, entusiastas da resolução de jogos e problemas.

Na segunda parte do livro, depois de se ter confrontado com os problemas, o leitor encontrará comentários e as soluções a que pode recorrer.

3. LINDBERG, Kelley J. P. Administração de redes NetWare: tudo sobre administração de redes até 100 estações. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 286p.

Este livro aborda de forma básica a instalação, configuração e administração de redes Novell NetWare. São colocados de forma clara e boa para iniciantes os conceitos básicos, a impressão, a segurança e o backup de redes NetWare. A parte de diretórios usuários grupos e direitos também é explanada em detalhes, assim como a conexão de Macs ao NetWare. Um interessante glossário no final do livro ajuda a entender eventuais termos não familiares ao leitor.

4. NOVELL´S Quick Aceess Guide to NetWare 4.0 Networks. San José: Novell Press, 1993. 177p.

Presumindo que exista uma rede Novell NetWare 4.0 instalada e funcional, este livro serve como guia rápido para acesso a todas as facilidades, comandos e configurações do NetWare 4.0. Tendo o formato de bolso (grande ... ), o livro oferece acesso rápido a itens como utilitários, serviços de diretório e arquivos, mapeamento de drives e impressão. O índice no final possibilita a localização imediata dos assuntos tratados.