Novidades da Biblioteca

LIVROS

1. BOYCE, Jim. Windows for Workgroups 3.1. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 411p.

É indicado especialmente aos usuários com conhecimento do Windows que pretendem instalar o Windows For Workgroups numa rede existente ou estão instalando uma rede única com o WFW. Possui muitas informações sobre instalação, configuração e utilização do WFW e está dividido em partes que evoluem do simples para o complexo, cobrindo grupos específicos de conceitos e funções, trazendo exemplos práticos. É uma excelente referência para quem pretende implementar um sistema de workgroup no seu ambiente de trabalho.

2. CARVALHO, Tereza Cristina Meio de Brito. Arquiteturas de redes de computadores OSI e TCP/IP. São Paulo: Brisa, 1994. 669p.

A primeira obra conhecida que apresenta com o mesmo grau de aprofundamento as tecnologias de rede OSI e TCP/IP. A primeira parte, tendo Armando Rech Filho como co-autor, cobre os aspectos conceituais das duas arquiteturas, que são fundamentais para que os demais capítulos possam ser compreendidos, os quais tratam da abordagem dos serviços oferecidos nas duas redes. São discutidos detalhadamente os serviços de transporte, tratamento de mensagens, transferências de arquivo, terminal virtual e gerência de rede.

O livro é fruto de trabalho de grupo de estudos promovido pela Brisa - Sociedade Brasileira para Interconexão de Sistemas Abertos, contando com a participação de 17 técnicos das mais diversas instituições.

3. CHRISTIAN, Kaare. Como funciona o Windows. Emeryville: Ziff-Davis, 1994. 201 p.

Como todos os livros desta série, este volume está bem ilustrado e organizado.

Ele começa explicando como o Windows se comporta funcionando com o DOSD, depois como gerencia a memória e como funciona a Interface Gráfica. Em seguida fala sobre os utilitários e aplicativos, e como não poderia deixar de faltar, a Multimídia.

De uma forma geral ainda fala sobre as mensagens, DLLS, Memória Virtual, Multitarefa, Aplicativos DOS e Drives, sempre de maneira objetiva e clara.

Um livro direcionado para usuários que já conhecem o Windows, mas gostariam de saber exatamente como ele funciona com um grande nível de detalhes.

4. CURRID, Cheryl C. Trabalhando em rede com o Windows for Workgroups. Rio de Janeiro: LTC, 1993. 320p.

Ensina, de maneira simples e objetiva, como trabalhar com o Windows for Workgroups e tirar proveito do compartilhamento de informações e recursos. Está estruturado em 14 capítulos independentes, que podem ser lidos separadamente. Por exemplo, o capítulo 2 trata de Redes, que pode ser ignorado por quem domina essa tecnologia. Um capítulo é dedicado à instalação do Windows for Workgroups que pode ser útil para quem está iniciando e outros dois capítulos enfocam, com detalhes, os dois principais recursos do WFW: o Mail - seu correio eletrônico - e o Schedule+ - sua agenda de compromissos. Os últimos capítulos abordam recursos avançados e o trabalho do WFW em uma rede Novell também é discutido. O livro enfoca, ainda, a mudança cultural envolvida com essa nova filosofia de trabalho em grupo.

5. DERFLER JR., Frank.; FREED, Les. Como funcionam as redes. Emeryville: Ziff-Davis, 1993. 217p.

Partindo do telégrafo e do telefone, precursores de muitos dos conceitos atuais de redes, passando por teletipos, os códigos morse, Baudot, ASCII e EBCDIC, RS232 e modems, estes tradicionais especialistas em redes nos fornecem uma autêntica obra-prima. Após essa grande e proveitosa introdução, as redes são destrinchadas completamente a nível de hardware (placas, cabos, etc.) e de software ( sistemas operacionais, gerenciamento, etc.) e são apresentados conceitos novos, como redes metropolitanas, redes chaveadas por circuitos, pacotes e groupware.

6. LEE, Byeong et al. Broadband telecommunications technology. Norwood: Artech House, 1993. 579p.

Apresenta com bastante aprofundamento técnico o tema de redes de alta velocidade, ou de banda larga, no jargão técnico, cobrindo os aspectos físicos de Comunicação com as hierarquias digitais síncronas e redes de fibra ótica, e descrevendo a tecnologia de rede ATM Asynchronous Transfer Mode e outras redes.

Aborda também os serviços integrados de faixa larga (B-ISDN) e tecnologia de transmissão para vídeo.

7. WHITE, Ron. Como funciona o computador. Erneryville: Ziff-Davis, 1993. 202p. (inclui CD-ROM interativo)

Com a mesma qualidade dos demais livros da série "Como funciona", o leitor pode caminhar pelo interior do PC e conhecer o que acontece quando o micro é iniciado, executa programas, responde ao que se teclou e armazena dados, utilizando os recursos de multimídia do CD-ROM interativo que o acompanha.

8. WHITE, Ron. Como funciona o software. Emeryville: Ziff-Davis, 1993. 198p.

Nesta já tradicional série COMO FUNCIONA, este título começa com uma pequena introdução ao hardware, e depois passa a fornecer descrições interpretadas, bancos de dados, planilhas, editores de textos, software gráficos, de comunicação e até o Windows. Em cada tipo de software abordado, são vistos os seus princípios básicos e depois as técnicas mais comuns para solução dos problemas clássicos de cada aplicação.

PERIÓDICOS

1. COMPUTERWORLD CD. Framinghan: CW Publishing lnc., July/Sep. 1994.

Primeiro fascículo desta assinatura, em um único CD-ROM inclui todos os artigos do jornal semanal, desde 1989 até hoje.

Podemos encontrar além do texto completo dos artigos editados neste período no Computerworld, o Client/Server Journal, Premier 100, Annual Consultants Directory e Journal of Info. Systems.

2. FATOR GIS. Curitiba: Sagres Editora, v.2, n.7, out./dez., 1994.

Revista de periodicidade trimestral sobre aplicações de sistemas de informações geográficas. Traz artigos de geoprocessamento não só do Paraná, mas de todo o país.

Os interessados em fazer parte da circulação, devem entrar em contato com a DIDOB.

3. PC MAGAZINE CD. New York: Ziff Davis, v.2, n. 1, May 1993/Apr. 1994.

Este CD-ROM, cortesia do editor, traz um ano da revista PC Magazine com todos os artigos editados neste período, possibilitando a localização das informações da publicação em meio eletrônico, o que além da rapidez e eficiência, torna-se realmente agradável com os recursos da multimídia.