Novidades da Biblioteca

LIVROS

01. CANTÚ, Marco. Dominando o Delphi. São Paulo : Makron, 1996. 1192 p. (Inclui 1 CD-ROM).

É um guia didático para programação Windows em Delphi, com exemplos que o ajudam a explorar os componentes do ambiente Visual Delphi, os conceitos de programação Windows e a linguagem Pascal orientada a objeto. Os tópicos avançados incluem instruções para construir aplicativos cliente/servidor, exploração profunda da estrutura de aplicativos e cobertura detalhada de programa, impressão, memória Windows, intercâmbio de dados e suporte OLE. O CD contém os códigos-fonte completos e arquivos prontos para executar os exemplos descritos no livro, uma coletânea de componentes add-on do Delphi e primeiras edições da The Delphi Magazine e de outras revistas on-line.

02. CORNELL, Gary; STRAIN, Troy. Delphi: segredos e soluções. São Paulo : Makron, 1995. 367 p.

Ideal para computação cliente/servidor, o modelo orientado a eventos do Delphi é perfeito para o desenvolvimento de interfaces. Contém programas-exemplo e uma visão do ambiente Delphi. Ensina como projetar um formulário utilizando componentes, como escrever procedimentos de eventos, os fundamentos da linguagem Delphi, exceções, tratamentos de erros, depurações, objetos, recursos de programação avançada e visão dos recursos de banco de dados.

03. DAMASCENO JÚNIOR, Américo. Aprendendo Delphi avançado. São Paulo : Érica, 1995. 220 p.
O desenvolvimento de componentes reusáveis é o principal assunto deste livro. Aborda também o uso de funções gráficas, a conciliação entre OOP e banco de dados relacionais, o uso do ReportSmith para criação de relatórios e os recursos do Delphi para tratamento de erros.

04. GOGSWELL, Jeff. Learn Delphi 2 database programming today. Fost City : IDG, 1996. 500 p. (Inclui 1 disquete)

Este tutorial pretende fornecer todas as ferramentas para desenvolver aplicações de banco de dados orientados a evento com o Delphi. Com o método de aprender fazendo, ensina o programador iniciante a compreender como um programa trabalha, como escrever programas, o que são tabelas, registros e campos, utilizando os recursos de programação visual. O disquete inclui códigos-fonte de programas do livro, exercícios, exemplos de BDE, programas de shareware, etc.

05. HOFF, Arthur van et al. Ligado em Java. São Paulo : Makron, 1996. 207 p. (Inclui 1 CD-ROM)

Mostra como as applets funcionam em linguagem clara e simples e demonstra, passo a passo, como adicionar applets Java à página Web e como configurá-la sem programação. Ensina a incorporar diversos efeitos especiais em páginas Web com applets Java, inclusive animação, texto intermitente, programas interativos, planilhas de cálculo e visualizadores 3D, mapas de imagens, jogos etc. Contém CD-ROM com applets Java prontas para serem conectadas às páginas Web, exemplos de página HTML que já possuem recursos Java, códigos-fonte Java, Java Developers Kit para Windows 95, Windows NT, Solaris 2X e documentação on-line.

06. LEMAY, Laura; PERKINS, Charles L. Teach yourself Java in 21 days. Indianápolis (Inclui CD-Rom) SAMS, 1996. 527 p.

Descreve como criar applets para animações, simulações em computador, modelos e jogos interativos, ferramentas de ensino, além de conceitos básicos de programação orientada a objeto com Java. Através de exemplos, ensina como transformar páginas Web em aplicações interativas com Java, desde conceitos básicos até apresentações em multimídia e modelos tridimensionais. O CD inclui o Kit oficial da Sun "Java Developer v.1.0" (com compilador, debugger e interpretador), exemplos de applets Java, arquivos do livro, etc.

07. NEWMAN, Alexander et al. Using Java. Indianápolis : QUE, 1996. 869 p. (Inclui 1 CD-ROM)

Escrito por um grupo de pessoas com bastante experiência em Java, o livro cobre desde conceitos básicos para iniciantes, até tópicos para os mais experientes como: segurança em Java, como construir applets com Java e com outras linguagens. Também faz um levantamento das ferramentas Java e examina as vantagens e desvantagens das tecnologias compatíveis com Java. Ensina como é fácil dar vida e som às páginas Web usando a interatividade, além de compreensão do browser HotJava e como a linguagem trabalha com o NetScape e outros browsers. O CD inclui uma biblioteca com mais de 150 applets do Java - SIG.

08. PACHECO, Xavier; TEXEIRA, Steve. Delphi 2: developer’s guide. Indianápolis : SAMS, 1996. 1322 p. (Inclui 1 CD-ROM)

É um guia para desenvolvimento de aplicações GUI para usuários experientes do Delphi ou Pascal. Escrito para desenvolvedores, o guia ensina a desenvolver aplicações orientadas a evento que usam as ferramentas de programação visual Delphi para implementação. Ensina também como usar efetivamente os controles OCX com Delphi, como compartilhar informações com Clipboard e DDE, além de como construir as aplicações - do conceito inicial ao projeto final. O CD-ROM contém códigos-fonte do livro e versões experimentais de componentes Delphi.

09. PLUMPLEY, Sue. 10 minutos para aprender Lotus Notes 4. São Paulo : Berkeley, 1996. 169 p.

Com este livro, que já traz as alterações de forma de apresentação e navegação da nova versão, é possível aprender rapidamente:

  • receber, enviar e gerenciar correspondências com o Notes 4;
  • abrir, editar e encaminhar mudanças para os documentos de um banco de dados;
  • usar ícones da área de trabalho para obter acesso fácil às informações do banco de dados;
  • criar banco de dados;
  • juntar-se à grupos de discussão na rede do Notes;
  • trabalhar com Notes de casa ou da rua; e
  • personalizar o Notes para trabalhar de acordo com as necessidades.


10. WARNER, Scott L.; GOLDSMAN, Paul. Delphi 2: em exemplos. São Paulo : Makron, 1996. 551 p.

É um guia para aprender a programar em Delphi. Repleto de exercícios e exemplos de fácil compreensão. Mostra os fundamentos do Delphi, informações gerais sobre programação, estruturas de controle, manipulação de arquivos e conceitos de programação avançada.