Novidades da Biblioteca


1.GUREWICH, Nathan; GUREWICH, Ori. Visual Basic 3.0 for Windows: guia do programador. Rio de Janeiro: Berkelly, 1993. 956p.

Uma variedade de técnicas são usadas para facilitar o aprendizado, além de listas de sintaxe com exemplos. Dicas de desenvolvimento mostram como evitar os erros mais comuns quando se trabalha com quadros de diálogos, matrizes e parâmetros. A seção P&R responde as perguntas mais comuns que o usuário possui quando está aprendendo o Visual Basic for Windows. Todos os capítulos incluem uma série de exercícios para testar o aprendizado.

2. HUHNE, Leda Miranda. Metodologia Científica: caderno de textos e técnicas. 5. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1992. 263p.

O livro pretende ajudar o aluno a realizar a passagem de uma atitude passiva para uma atitude ativa frente ao conhecimento, e de uma atitude ingênua para uma atitude crítica. Trata das formas do conhecimento, senso comun, os mitos, a filosofia, a ciência e o método, além de metodologia do trabalho acadêmico.

3. MORGAN, Christopher L. Tudo sobre XENIX. São Paulo: Pioneira, 1993. 361 p.

Explica o funcionamento de dispositivos como terminais e impressoras, como conectar os discos, o sistema de arquivos no XENIX, como as tarefas são executadas, além do layout geral. Também são introduzidas as seguintes ferramentas de programação: programas editores, ferramentas de depuração, compiladores, processadores de texto e geradores e programas.

4. OBJECT MAGAZINE. New York: SIGS Publications. Mensal.

É um periódico que se propõe a tratar especialmente da tecnologia de orientação a objetos. Os interessados em participar da circulação desta revista podem entrar em contato com a DIDOB.

5. WEBER, Kival Chaves et ai. (ed.) Qualidade e produtividade em software. Brasília: QA&T Consultores Associados, 1994. 81 p.

Os editores apresentam o Termo de Referência do Subprograma Setorial da Qualidade e Produtividade em Software, do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP. Apresenta o diagnóstico do setor em relação à qualidade e produtividade, a análise das tendências nacionais e internacionais e os objetivos, estratégias e ações propostas pelo setor, representando soluções que influenciam na obtenção de padrões internacionais de qualidade e produtividade em software.

6. WODASKI, Ron. PC Vídeo extravagâncias. Rio de Janeiro: Berkelly, 1993. 526p.

Uma excelente obra que trata de Vídeo for Windows. Explica os conceitos, detalhes e problemas da criação de vídeo em movimento, fazendo uso do ambiente Windows. Faz também uma análise de alguns produtos (software e hardware) que auxiliam na criação e edição tanto de imagem como de som. Acompanha um CD contendo mais de 600 Mbytes de vídeo e software de demonstração.