Novidades da Biblioteca


1 BRANWYN, Gareth. Navegando na Internet com Mosaic for Windows. Rio de Janeiro: Axcel, 1994. 182p.

Apresenta ferramentas, técnicas e dicas para se ganhar tempo na Internet, entre elas: exigências de sistema, download e configuração de software, passeio pela Web com o mosaic, o uso do Mosaic para FTP, Telnet, leitura de Newsgroups e outros serviços da Internet (como criar o seu próprio Home Page para apresentar seus recursos preferidos da Web).

2 DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella et al. Temas polêmicos sobre licitações e contratos. São Paulo: Malheiros Editores, 1994. 169p.

A lei 8.666, de 21.6.93, trouxe inúmeras inovações em matéria de licitações e contratos. Mas trouxe, ao mesmo tempo, inúmeras dúvidas e controvérsias que obrigaram a realização de seminários, cursos e debates, em uma tentativa de torná-la mais acessível e compreensível a todos quantos militam nessa área, dentro e fora da Administração Pública.

Da realização de um desses cursos - promovido pela Consultoria Jurídica da Universidade de São Paulo surgiu a idéia de selecionar e responder algumas das questões mais polêmicas que se repetem no dia-a-dia dos envolvidos com a matéria.

São 65 questões respondidas, fundamentalmente, por profissionais com larga experiência na área da consultoria e da advocacia públicas.

Todos os temas - da maior relevância para todos aqueles que devam operacionalizar a nova legislação foram tratados à luz das alterações introduzidas pela lei 8.883, de 8.8.94, fazendo da obra um manual de informações de extrema utilidade para aplicação da lei de licitações e contratos.

3 EDDINGS, Joshua. Como funciona a Internet. São Paulo: Quark, 1994. 217p.

Reúne ilustrações atraentes e textos elucidativos em um formato consagrado para revelar como a Internet transforma uma colcha de retalhos de serviços computacionais em um recurso ímpar de informações e de comunicação.

4 GARDNER, Martin. Rodas, vida e outras diversões matemáticas. Lisboa: Gradiva, 1992. 284p.

O livro apresenta problemas como jogos matemáticos a serem resolvidos, explicando as teorias da matemática clássica e moderna de um modo extremamente simples.

5 GOODMAN, John M.; SOCHA, John. DOS 6 ferramentas poderosas : técnicas, dicas e utilitários. Rio de Janeiro: Berkeley, 1993. 916p. (Inclui 2 disquetes)

O gerenciamento de memória para compressão de disco, macetes e utilitários de usuário poderoso, segredos sobre os novos comandos e recursos do DOS, técnicas avançadas e atalhos de grande utilidade, poderosas capacidades de macro do DOSKEY, gerenciamento de discos rígidos, como funciona o DBLSPACE, como obter o máximo de MEMMAKER e truques de arquivos batch rápidos e eficientes são aqui apresentados.

6 HOLSINGER, Erik. Como funciona a multimídia. São Paulo: Quark, 1994. 198p.

Combinando texto e ilustrações coloridas com muita arte, o livro pretende explicar como um título multimídia é criado, quais as tecnologias por trás das produções de vídeo e som digitais, como funcionam os CD-ROMs os videogames e a televisão interativa dentro da super-rodovia da informação e como são criados os desenhos, inclusive as animações em 3D e os efeitos especiais do morfismo.

7 KING, Adrian. Desvendando o Windows 95. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 593p.

Representa a visão da Microsoft em um ambiente gráfico completo.

O autor conta a história do desenvolvimento dessa tecnologia, revela o funcionamento interno com uma perspectiva única e objetiva do projeto e da sua implementação.

Mostra os principais componentes desse inovador sistema operacional: o sistema básico, a interface com o usuário, aplicações e dispositivos e também Plug and Play.

8 KEHOE, Brendan P. Zen e a arte da Internet: um guia para iniciantes. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 179p.

Prático e abrangente, este guia deve ajudar na comunicação com outras redes (inclusive FidoNet, Prodigy e América online) e a criar um newsgroup na Usenet, além de correio eletrônico, notícias da Usenet, FTP e Telnet. Fornece também uma lista completa de códigos de países, incluindo os que formavam a antiga União Soviética.

9 LEITE, Jaci C. Terceirização em informática. São Paulo: Makron Books, 1994. 141 p.

Os anos 90 apresentam duas tendências: a primeira é a terceirização em larga escala e a segunda é a conscientização quanto ao valor da informação.

Da combinação destas tendências surgiu algo aparentemente irreversível: a terceirização em informática.

Embora traga grandes benefícios para as empresas, a terceirização em informática é complexa e difere substancialmente de terceirização dos serviços como limpeza e vigilância.

Este livro analisa esse complexo processo, enfatizando os benefícios que devem ser buscados e alertando para os riscos mais comuns.

10 NANCE, Barry. Programação cliente/servidor para redes locais. Rio de Janeiro: Axcel, 1994. 702p. (Inclui 1 disquete)

Como uma referência tutorial profunda e valiosa, conduz o programador, passo a passo, através do processo de construção de aplicações depuradas, e também fornece uma seção de referência sobre serviços e funções de redes.

Auxilia o desenvolvimento de aplicações garantidas em rede com exemplo e dicas avançadas, ajuda como selecionar a solução API ideal para seus desafios em rede.

Inclui disquete contendo todos os códigos-fonte usados no livro.

11 PERSON, Ron. Usando Word for Windows versão 6. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 1189 p

Permite explorar os recursos do Word for Windows com técnicas rápidas e simples que facilitam a aplicação do Word às tarefas diárias como a formatação de folhas de estilos, a criação de cartas padronizadas, a integração do WFW a grandes bancos de dados e a imagens gráficas.

12 SOARES, Luiz Fernando Gomes et al. Redes de computadores: das LANS, MANS e WANS às redes ATM. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 576p.

Oferece uma visão completa e corrente sobre redes de computadores, apresentando as funções e serviços realizados por LANS, MANS e WANS, exemplificados com padrões.

Aborda os conceitos essenciais, discorre por todas as tecnologias e discute as redes ATM, em particular a RDSI-FL.

13 WILLIANS, Robin; CUMMINGS, Steve. Jargão: o dicionário informal dos termos da informática. São Paulo: Callis, 1994. 692p.

Este dicionário define as palavras e explica os conceitos por trás delas.

Possui lista de símbolos e números com as devidas explicações. Abrange terminologia de todos os computadores.