Novidades da Biblioteca

1. BERRY, L. L. Discovering the soul of service. New York: The Free Press, 1999. 269 p.

 

O autor aborda a questão de como ter um negócio de sucesso duradouro, após ter realizado um estudo com as14 maiores e mais bem sucedidas companhias do ramo. Depois de uma observação continuada, foi constatado que o fator marcante em cada uma delas não é o conhecimento mais profundo do negócio, mas sim o fator humano organizacional, com aspectos relacionados aos líderes, seus liderados e clientes que devem estar em primeiro plano. Baseado nessa constatação Berry desenvolve os 9 `'direcionadores'' para se ter um negócio bem sucedido e duradouro. Cada capítulo do livro aborda de forma clara e precisa cada um desses `'direcionadores''. O modelo de Berry revela a alma da estratégia utilizada e o dia-a-dia das grandes companhias de serviço.

2. FOWLER, M.; SCOTT, K. UML essencial: um breve guia para a linguagem-padrão de modelagem de objetos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. 169 p.

Escrito para leitores com um conhecimento básico de análise e projeto orientado a objetos, o livro faz um resumo da história, desenvolvimento e lógica de UML, avançando para a discussão de como pode ser integrada a um processo desenvolvimento orientado a objetos. O autor traça um perfil das várias técnicas de modelagem de UML - tais como casos de uso, diagramas de classe e diagramas de interação - e descreve clara e sucintamente a notação e a semântica de cada uma. Ressalta também técnicas úteis que não são UML, tais como cartões CRC e padrões.

3. GRION, L. 400 erros que os executivos cometem ao falar e redigir. São Paulo: Edicta, 2002. 240 p.

A acirrada competitividade atualmente em voga no mercado empresarial não permite a ocorrência de nenhum tipo de falha e, por essa razão, não se pode "perder pontos" com deslizes no uso da linguagem escrita. Para alterar esse quadro o livro apresenta 400 exemplos de erros comuns cometidos na redação profissional, caracterizados por situações reais de trabalho, comparando a forma errada com a correta e, principalmente, oferecendo a explicação de cada caso.

4. MANCINI, L. Call center: estratégia para vencer. Florianópolis: SPEC, 2001. 172 p.

Conquistar clientes, fidelizar consumidor, sobreviver em um mercado altamente competitivo, reduzir custos, ampliar distribuição, buscar diferenciais, inovar, pesquisar, adotar uma estratégia logística diferente... Estas são apenas algumas das pressões a que os empresários, gerentes, diretores e funcionários de diversos escalões estão sujeitos 24 horas por dia. Neste livro o autor relata sua experiência bem sucedida na Ask! Cia. Nacional de Call Center e discute várias soluções tecnológicas que podem ser utilizadas por outras empresas para obter resultados imediatos.

5. TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. 2. ed. São Paulo: Negócio, 2001. 313 p.

O autor discute o conhecimento, que não está mais apenas restrito a círculos acadêmicos e culturais, mas invade o campo empresarial e comercial. Hoje com a concorrência desabrochando rapidamente, quem possuir a capacidade de gerar e gerenciar conhecimento está a um passo do desenvolvimento organizacional e da vantagem competitiva. Este livro aborda não apenas conceitos, mas mostra casos práticos de empresas brasileiras que estão no caminho certo e outras que precisam evoluir em um contexto atual. São apresentados novos caminhos, formas inovadoras e criativas de transformar sua empresa em uma organização que aprende.

6. PAGE-JONES, M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001. 462 p.

Com a introdução recente e adoção generalizada da Unified Modeling Language (UML), os programadores estão agora equipados com uma ferramenta poderosa capaz de elaborar desenhos de software. Este livro mostra, tanto a programadores novatos quanto aos experientes, como aplicar os conceitos de desenhos, a UML, assim como as melhores práticas quanto ao desenvolvimento de OO para melhorar o seu código e o seu índice de sucesso em projetos fundamentados em objetos.

7. PROSISE, J. Programming Microsoft .Net. Redmond: Microsoft, 2002. 173 p. Inclui 1 CD-ROM.

O autor ensina a desenvolver aplicações robustas e Web-enabled, baseadas em Microsoft Windows. Isto usando as vantagens do C# e Microsoft .Net Framewrok. Os tópicos cobertos incluem: tipos e exceções; biblioteca de classses .Net Framework; Forms Windows; web e user controls; aplicações web; segurança do ASP.Net; web services XML; ADO.Net e outros. O livro tem muitos exemplos práticos e cobre todos os aspectos da plataforma .Net.