Novidades da Biblioteca

 

01. GARSON, David G. Computer technology and social issue. Hershey: Idea Group, 1997. 444 p.

Pretende discutir o contexto de desenvolvimento de uma política pública para tecnologia da informação. Incorpora pesquisa e estudo de casos na discussão do potencial dos computadores tanto como ameaça à privacidade quanto na promoção da democracia. Outros temas incluem uso da tecnologia da informação como poder pessoal, organizacional e social. Útil para quem pretende obter uma perspectiva dos aspectos políticos e sociais que cercam a computação.

02. GARSON, David G. Information technology and computer applications in public administration. Hershey: Idea Group, 1999. 304 p.

É uma antologia sobre gerência de tecnologia da informação no setor público. Focaliza aspectos como mudança organizacional, política e gerência de investimentos, acesso à informação e privacidade, além de outras questões administrativas. Tópicos adicionais incluem difusão da tecnologia, sistemas de controle, análise de dados, sistemas de informação geográfica, agências de web sites, pesquisa online, etc. Enfim, é uma contribuição para o conhecimento e competências necessárias aos pesquisadores e profissionais da área.

03. GULUTZAN, Peter; PELZER, Trudy. SQL-99 complete, really. Lawrence: R&D Books, 1999. 1078 p. (Inclui CD-ROM).

Este livro descreve a sintaxe SQL que os Sistema Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais (SGBDR) devem suportar para estar em conformidade com a ISO documento ISO/ IEC 9075:1999 Database Language SQL, também adotado pela ANSI documento X3.135-1999 Database Language SQL, mais conhecido como SQL3. A ISO (International Organization for Standardization) é quem cria as normas internacionais e a ANSI (American National Standards Institute) é quem cria as normas americanas, como é o caso no Brasil da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O livro revela o novo padrão ANSI para SQL na sua íntegra. A implementação de cada elemento é ilustrada através de exemplos. Pretende dar uma visão aprofundada em ques-tões como: Sintaxe - ilustrando com diagramas, tabelas e centenas de exemplos; Objetos - a estrutura dos catálogos SQL, o uso de con-junto de caracteres e o uso de comandos SQL embutidos em outras linguagens de programação; Background - o significado de NULLs e o efeito da teoria de conjuntos em projetos de banco de dados; Prática - dicas de estilos utilizados por especialistas em SQL, "armadilhas" raras e comuns; Direito - dificuldades enfrentadas pela indústria na geração de produtos em conformidade com o padrão ISO/ IEC:1999. O CD-ROM inclui apêndice onde são apresentadas as incompatibilidades entre o SQL2 (SQL-92) e o SQL3 (SQL-99).

04. HARNEDY, Sean. Web-based management for the enterprise. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999. 389 p.

Um guia para gerência de redes empresariais que combina as tecnologias web com as baseadas em padrões convencionais. O autor passeia por uma série de acrônimos e padrões, demonstrando como HTTP, HTML, SNMP, DMI, CMIP, TMN, WBEM, Java e UML trabalham juntos em uma rede baseada em Web unificada e apresenta um modelo de gerência de sistemas. Inclui uma série de applets, códigos HTML e referências a web sites relevantes. Destinados a desenvolvedores, gerentes e outros envolvidos com tomada de decisão baseada em Tecnologia da Informação.

05. KANTER, Rosabeth Moss. Classe mundial. Rio de Janeiro: Campus, 1996. 517p.

Uma agenda para gerenciar os desafios globais em benefício das empresas e das comunidades. Mostra como a economia global pode ser adotada e alavancada para que funcione em favor das empresas mas também das comunidades. É um livro com potencial para revolucionar a forma pela qual a maioria das pessoas vê a competitividade do mundo globalizado.

06. MARTINS FILHO, Luiz A. Socorro! Preciso de motivação. São Paulo: Harbra, 1995. 155 p.

Coletânea de mensagens do programa "Fax Motivação & Sucesso", onde os assinantes recebem em suas máquinas, às segundas-feiras de manhã, dicas motivadoras para serem implementadas em sua empresa no decorrer da semana.

07. MURRAY, James D. Windows NT SNMP. Sebastopol: O'Reilly, 1998. 446 p. (Inclui 1 CD-ROM).

O SNMP é o mais popular protocolo de gerência de redes para Internet. Esta fonte concisa de informações técnicas mostra como implementar o Microsoft SNMP distribuído com Windows 95, Windows NT 3.51 e com os sistemas 4.0. O CD-ROM inclui exemplos de códigos, documentação e ferramentas relacionadas com SNMP, bibliotecas e programas demo.

08. SPENCER, Ken. Troubleshooting IIS 4.0 and Visual InterDev 6.0. Loveland: DUKE, 1999. 148 p.

Juntos, o IIS e o Visual InterDev podem ajudar a criar sites web dinâmicos. Este guia de referência detalha os problemas típicos que os desenvolvedores e webmasters encontram, além de dicas e técnicas que resolvem rapidamente estes problemas. O livro é repleto de informações sobre Active Server Pages, HTML dinâmico, segurança e questões de performance.

09. TANENBAUM, Andrew S. Distributed operating systems. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1995. 614 p.

Explica como os sistemas operacionais são projetados e implementados. Cobre as áreas de comunicação, sincronização, processos e sis-temas de arquivos. Inclui matérias sobre memória compartilhada distribuída, sistemas distribuídos real-time e tolerantes a falhas, além de redes ATM. Detalha, ainda, quatro estudos de casos: Amoeba, Mach, Chorus e OSF/ DCE.