Novidades da Biblioteca

FRANÇA, A. C. L. et al. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. 306 p.

 

Proporciona um vôo panorâmico pelos picos e vales da área de recursos humanos. Nessa viagem por um território amplo, heterogêneo e em mutação, o leitor é conduzido pelos mais competentes pilotos brasileiros. A obra, muito oportuna, representa uma contribuição para o amadurecimento de uma área fundamental no processo de transformação dos modelos de organização e gestão brasileiros. Os trabalhos reunidos aqui constituem uma valiosíssima plêiade de recomendações práticas, fundamentadas em pesquisas rigorosas e teorias sólidas - todas de grande utilidade para quem reconhece a importância das pessoas e das organizações na sociedade moderna.

NORRIS, P. Digital divide: civic engagement, information poverty, and the Internet worldwide. New York: Cambridge University, 2001. 303 p.

Este livro examina a evidência do acesso e uso da Internet em 179 nações através do mundo. A divisão global é evidente entre sociedades industrializadas e em desenvolvimento. A divisão social é aparente entre ricos e pobres em cada nação. E dentro da comunidade online, a evidência de uma divisão democrática está emergindo entre os que fazem e os que não fazem uso dos recursos da Internet para se engajar, mobilizar e participar da vida pública. O livro traça um perfil dos debates teóricos sobre a visão do uso da Internet, tanto do ponto de visto dos ciber-otimistas quanto dos ciber-pessimistas, e analisa a reação e a participação do público neste desenvolvimento.

PETERS, T. Centro de excelência sim, departamento não. Rio de Janeiro: Record, 2000. 220 p. Série Reinventando o trabalho.

Mostra como transformar um "departamento" (ou seu novo escritório, com

duas pessoas!) em um centro de lucros legal, um imã para os maiores talentos. Em 50 seções de fácil assimilação e cerca de 200 Coisas a Fazer, o autor explica como criar urgência e empolgação, como tornar-se parceiro dos clientes (e dispensá-los se necessário), como dominar o fluxo de informações e os cronogramas, como planejar espaços "quentes" e como apresentar resultados... sempre.

SANTOS, A. R. (org.) Gestão do conhecimento: uma experiência para o sucesso empresarial. Curitiba: Champagnat, 2001. 267 p.

Os textos que compõem esta obra oferecem um panorama de parte da temática fundamental da Gestão do Conhecimento. Não se trata, porém, de mera discussão teórica. Cada capítulo é a contribuição honesta de uma possibilidade concreta de implantação. Embora o arcabouço empírico de todos os textos sejam o SERPRO e a ESAF, não será difícil perceber que os conteúdos apresentados podem transpor limites físicos e beneficiar outras empresas públicas e privadas em suas experiências de modernização produtiva.