Novidades da Biblioteca

PUBLICAÇÕES EM CD-ROM

1. ALMANAQUE Abril: a enciclopédia em multimídia. São Paulo: Abril, 1994.

É uma obra de referência de caráter jornalístico que reúne assuntos relativos às mais variadas áreas do conhecimento e é dividida em cinco seções: fatos que marcaram, Brasil, mundo, conhecimentos gerais e miniatlas.

A qualidade do trabalho é muito boa, valendo mais pelas informações contidas do que a forma de apresentação, pois é um dos primeiros em multimídia editados no Brasil.

2. MICROSOFT DEVELOPER NETWORKING. Redmond: Microsoft, July 1994. 10 v.

O primeiro fascículo deste periódico já veio com 10 CDs. 1 CD contêm artigos de periódicos, documentação de produtos e dicas para desenvolvedores. Os demais CDs contêm versões de Windows e Windows NT em vários idiomas, bem como bibliotecas para desenvolvedores como por exemplo os sockets do TCP/IP e OCE 2.0.

3. MICROSOFT TECHNET: technical information network. Redmond: Microsoft, v. 2 , n. 4-7, Apr./July 1994.

1 CD mensal com artigos e relatórios de técnicos da Microsoft com soluções para problemas de produtos da Microsolt, e 1 CD com drives e patchs para produtos da Microsoft de Windows, e DOS.

4. NOVELL INC. Novell electrotext online documentation for software: computer-based training. Provo, 1993.

Contém toda a documentação original do NetWare 3.12 e 4.0, em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol. Essa documentação está no formato do Electrotext, programa que substitui o Folio na documentação da Novell. O programa roda exclusivamente em Windows. Além disso, o CD também contém uma espécie de autotreinamento para o Netware 4.0.

5. PHOTO Gallery. /s.n.t./ v.1

Como o próprio nome diz, é uma galeria de fotos diversas (são arquivos padrão GIF), incluindo animais, cidades, esportes, plantas etc.

6. POWERSOURCE INC. Midi & wave workshop. El Cerrito /s.d./

Contém uma grande coleção de músicas nos formatos mais populares: MID, MOD e WAV. O formato MID é utilizado por programas compatíveis com o padrão MIDI de música digital.

Os formatos MOD e WAV são para programas que "tocam" as músicas.

7. POWERSOURSE INC. Top 101 multimedia collection 1993. El Cerrito /1994/.

Este CD-ROM inclui 101 programas diversos de shareware, inclusive de multimídia.

8. SIRIUS PUBLISHING. 5ft 10 pak. Scottsdale, 1994. 10v.

Outra boa fonte para multimídia, traz informações geográficas, atlas mundial, estatísticas mundiais, um volume do "Homem do ano" da revista Time, outro somente com títulos de CD-ROM, além de Karaokê e jogos como: Doom, Stellar 7 e King's Quest V.

PERIÓDICO

1. LAN TIMES. New York: McGraw-Hill. Quinzenal.

Revista de periodicidade quinzenal, e com formato idêntico ao Computerworld. Contém basicamente novidades acerca do mercado internacional, alguns artigos técnicos interessantes, testes, benchmarks e discussões sobre redes locais em geral. A maior parte da revista é centrada em NetWare, mas também sobra um pouquinho de espaço para Banyan, Lantastic, Lan Manager e até Windows NT.

Os interessados em fazer parte da circulação deste periódico devem entrar em contato com a DIDOB.

LIVROS

1. ADAMS, Pat; POWELL, Jordan. FoxPro 2.5: guia de desenvolvimento avançado. Rio de Janeiro: Berkeley, 1992. 726 p. (inclui 1 disquete)

O FoxPro é uma das mais fortes alternativas para a migração de sistemas Clipper e dBase para o ambiente Windows. Através do Migration Kit da versão 2.5 é possível portar as aplicações para o Windows, sendo porém necessária uma posterior adaptação da interface com o usuário para que se possa utilizar todo o potencial do ambiente Windows.

Esta e outras considerações sobre compatibilidade e projeto de aplicações em FoxPro 2.5 são tratadas neste livro, que traz também aspectos de programação orientada a eventos e técnicas de performance, incluindo dicas não documentadas de especialistas. O público-alvo deste livro são pessoas que já conhecem os comandos e funções essenciais do FoxPro e que já possuam alguma experiência em programar com este software.

Acompanha o livro, um disquete contendo códigos-fonte exemplificados no livro e uma cópia do programa FP25EROR, de manipulação de erros.

2. BIERER, Doug et ai. NetWare 4 para profissionais. Rio de Janeiro : Berkeley, 1994. 1112 p.

Este título é composto na realidade por três livros juntos. No primeiro livro, os autores dedicam 200 páginas para o estudo dos conceitos genéricos de redes locais, a nível de protocolos, padrões, acessórios e tendências atuais. Em seguida, mais 200 páginas mostram em detalhes os conceitos novos surgidos com o NetWare 4. Finalmente, as 800 páginas restantes estudam a instalação, configuração e administração do ambiente NetWare 4. Tudo isto torna esta obra de leitura obrigatória para operadores e administradores de redes NetWare, além de interessante para quem quiser conhecer mais sobre redes em geral, especialmente a primeira parte. Como uma primeira literatura em português sobre NetWare 4, este livro não deixou muito para os próximos que vierem sobre o assunto.

3. COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Contrato de gestão: instrumento de qualidade gerencial. São Paulo, 1994. 60 p. (PRODESP Rumo à Modernidade)

"Contrato de gestão - instrumento de qualidade gerencial", editado pela PRODESP, foi lançado em agosto e já está circulando na administração estadual como primeira publicação a tratar deste assunto, de modo mais amplo. Ela abre a "Série PRODESP Rumo a Modernidade", que tem como objetivo a publicação de trabalhos, monografias, seminários e ciclos de palestras sobre tema atuais como administração, informática e economia.

Pedidos pelo telefone (011) 491-2211 Ramal 525.

4. CRAIG, John Clark. Microsoft Visual Basic Versão 3. São Paulo: Makron, 1994. 520 p. (inclui 1 disquete)

O livro ensina, através de exemplos, como criar aplicativos completos para Windows. Combina uma introdução à programação em Visual Basic com uma coleção de formulários e rotinas para usar em aplicativos baseados no Windows. O disquete que acompanha o livro contém o código-fonte e executável de todos os programas que podem ser usados de forma independente, ou podem ser incorporados em outros projetos de programação.

5. DERFLER Jr., Frank J.; FREED, Les. Tudo sobre cabeamento de redes. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 274 p.

O autor, Frank Derfler Jr., já escreveu diversos livros sobre redes e assuntos correlatos, e é colunista da PC Magazine sobre o mesmo assunto. Neste, ele procura mostrar em profundidade o assunto cabeamento, incluindo tipos de cabos, conectores, padrões e normas internacionais, acessórios e muito mais. Estes e outros assuntos são vistos com muito detalhe, o que torna o livro altamente recomendado para quem precisa conhecer cabeamento de redes para especificações, recomendações e instalações de ambientes de redes locais.

6. HAWKINS, John L. FoxPro 2.5: guia completo (para DOS e Windows) manual de referência do programador. Rio de Janeiro: Berkeley, 1994. 1118 p.

O autor acompanha o desenvolvimento do Fox desde as primeiras versões de 1989 (FoxBase), inclusive contribuindo com inúmeras sugestões no aperfeiçoamento do FoxPro, desde a versão 1.0 até a atual. Este livro, voltado a programadores que desejam desenvolver aplicações em FoxPro, é, na verdade, um livro de referência, uma fonte de consulta a ser usada durante o desenvolvimento de programas.

É também especialmente indicado para programadores que conhecem algum dos dialetos Xbase (dBase, Clipper, FoxBase e outros) e que estão migrando ou pretendendo migrar suas aplicações para o FoxPro. Por isto, é organizado por assuntos, tal como uma enciclopédia, o que facilita sobremaneira a procura dos comandos adequados para o que se deseja fazer.

7. HOLZNER, Steven; NORTON, Peter. Visual Basic for Windows versão 3.0. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 673 p. (inclui 1 disquete)

Procura ensinar conceitos e qualidades básicas que tornam o Visual Basic eficiente e fácil de usar e a criação de programas práticos para Windows. Traz centenas de dicas e truques para aumentar a habilidade na programação à medida que passa dos exemplos básicos como botões, quadros de diálogos e menus para tópicos de interesse para profissionais.

Inclui disquete com o código-fonte para todos os programas do livro e mais um conjunto de controles profissionais personalizados.

8. MENASCÉ, Daniel A. et. al. Capacity planning performance modeling . Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1994. 412 p.

O livro mostra a aplicação de uma metodologia para planejamento de capacidade. Vai de uma metodologia simples até uma metodologia empregando o estudo de filas (queuing system). À medida que o assunto vai se tomando mais difícil de ser acompanhado, abordagem puramente matemática, o livro apresenta os programas para resolução dos modelos em disquete. Aborda também problemas de performance na arquitetura cliente/servidor.

9. OLIVEIRA NETO, Leopoldo Antonio de; SCHALY, Cassandra Silvia. Gestão estratégica de RH. São Paulo: BTC/Suma Econômica, 1992. 58 p. (inclui 1 fita de vídeo)

Apoiado na fita de vídeo, este material didático, destinado a administradores de recursos humanos, aborda:

  • RH como negócio
  • planejamento empresarial e RH
  • gerenciamento estratégico de RH
  • plano diretor de RH
  • implantação de gestão de RH

10. PALMER, Scott. Access 2 for Windows para leigos: um manual para novos usuários. Rio de Janeiro: Berkeley, 1994. 290 p.

Como o próprio título já demonstra, este livro foi escrito para pessoas que nunca antes trabalharam com Bancos de Dados, com o autor inclusive enfatizando a não-utilização de termos técnicos em todos os capítulos, para que seja acessível a todos os tipos de leitores.

Isto não impede que profissionais de informática se utilizem do livro, até porque a versão 2 da Microsoft Access é bem recente e mesmo os analistas e programadores ainda estão se ambientando e apenas começando a conhecer os bancos de dados disponíveis no Windows. Deste modo, um livro básico como este nos ajuda a rever conceitos e assimilar as mudanças de cultura impostas pelo Windows ao mundo dos bancos de dados.

Para facilitar ainda mais o trabalho em frente ao micro, este livro traz ainda um Cartão de Referência que resume as operações mais comuns ao Aecess, incluindo dicas rápidas, para evitar que você precise procurar tais coisas no livro.

11. RUMBAUGH, James et al. Modelagem e projetos baseados em objetos. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 652 p.

Apresenta uma nova metodologia de desenvolvimento de software baseada em objeto, desde a análise até o projeto e a implementação, enfocando os processos conceituais de front-end, de alto nível. Abrange todo ciclo de vida do desenvolvimento, apresentando notação gráfica e metodologia independentes de qualquer linguagem de programação em especial.

Inclui estudo de casos de aplicações baseadas em objetos, oferecendo vários exemplos e exercícios, listas resumidas de conceitos e etapas da metodologia, além de quase 300 diagramas.

12. SIEGEL, Charies. Dominando FoxPro 2.5 for Windows e DOS: inclui apêndice da versão 2.6. Rio de Janeiro: Makron, 1994. 627 p.

Este livro foi projetado para atender tanto os usuários iniciantes quanto os mais experientes. Por isto, traz conceitos como o que é um Banco de Dados, o que é um Arquivo, um Registro e um Campo, como também recursos avançados de programação, com o uso de Queries e de ferramentas como o Screen Builder e o Menu Builder. Isto faz com que os programadores e usuários mais treinados pulem as partes iniciais e utilizem as técnicas mais sofisticadas que se encontram nos capítulos posteriores.

Fartamente ilustrado com as telas, o que facilita o aprendizado no ambiente Windows, o livro possui também um apêndice contendo as novidades da versão 2.6 do FoxPro, recentemente lançada no mercado.

Também estão disponíveis os seguintes títulos na área jurídica:

  • Comentários a Consolidação dos Leis do Trabalho, de Valentim Carrion;
  • Eficácia nos Licitações e Contratos Administrativos, de Carlos Pinto Coelho Motta e
  • Nova Jurisprudência em direito do trabalho, de Valentim Carrion.