Novidades da Biblioteca

BUCHMANN, J. A. Introdução à criptografia. São Paulo: Berkeley, 2002.

Criptografia é a tecnologia-chave de sistemas de segurança eletrônica e é utilizada para manter sigilo dos dados, assinar documentos digitalmente, controlar o acesso aos dados e para outros fins dessa natureza. Assim sendo, todo usuário deve não apenas saber como as técnicas de criptografia funcionam, mas ser também capaz de estimar a eficiência e o nível de segurança que ela proporciona. Este livro explica os métodos básicos da criptografia moderna. Destina-se a leitores que possuem conhecimentos básicos em matemática e que tenham interesse em algoritmos criptográficos bem como seus fundamentos matemáticos.

ENGLISH, L. P. Improving data warehouse and business information quality: methods for reducing costs and increasing profits. San Diego: The Data Warehouse Institute, 2002. 518 p.

Este livro esclarece todas as questões sobre Qualidade de Dado, indicando o que deve ser feito e como deve ser tratado pela organização para reduzir os custos com a má qualidade dos dados. Visa ajudar a entender como evitar as armadilhas, quando conduzir melhorias na qualidade da informação e quando implementar um efetivo ambiente de qualidade da informação. Este livro busca ajudar a ter sucesso em todos os projetos relacionados à informação por mostrar e resolver os reais problemas e causas da má qualidade da informação provendo um guia para minimizar os riscos, fazendo com que a qualidade da informação apareça.

GRONLUND, A. Electronic government: design, applications, and management. Hershey: Idea Group, 2002. 378 p.

Governo eletrônico tem sido utilizado comumente como o termo que descreve todos os processos – administrativos e democráticos – que combinam para constituir operações do setor público. O livro examina as mudanças enfrentadas pelo setor público com o uso significativo das melhorias da tecnologia da informação. Criado a partir de experiências práticas de profissionais, de tomadores de decisão e estudantes, o livro tem como objetivo examinar as mudanças e oportunidades envolvidas na implementação e uso de tecnologia da informação nas organizações. 

MCKNIGHT, W. TDWI data cleansing: delivering hight quality warehouse data. San Diego: The Data Warehousing Institute, 2002.

Material publicado pelo The Data Warehousing Institute -TDWI no evento "TDWI World Conference" que ocorreu entre 12 a 17/Maio/2002 em San Diego, Califórnia.

Contém 5 modulos que tratam sobre a qualidade do dado divididos em:

Modulo 1: Fundamentos de Qualidade do Dado

Modulo 2: Exatidão dos Dados

Modulo 3: Integridade dos Dados

Modulo 4: Perfil e Transformação dos Dados

Modulo 5: Construção e Execução de um Plano para Qualidade do Dado

Existem também apêndices com material que auxiliam o entendimento do que foi mostrado em cada modulo.

Apêndice A: Artigo - Limpeza dos Dados Baseado em regras

Apêndice B: "Overview" de Ferramentas para Limpeza dos Dados

Apêndice C: Técnicos de Modelagem de Transição de Estados

Apêndice D: Regras de Integridade e Modelo de Dados

Apêndice E: Bibliografia e Referências.

PRINS, J. E. J. Designing e-government: on the crossroads of technological innovation and institutional change. The Hague: Kluwer Law International, 2001. 219 p.

A busca de novas formas de governabilidade na era da informação requer conhecimento da dinâmica dos processos eletrônicos e das estruturas do setor público, bem como adequar internamente essas capacidades associadas à informação e às tecnologias de comunicação. Este livro auxilia a compreensão da dinâmica do governo eletrônico e, conseqüentemente, de seu empreendimento. Faz uma análise do governo eletrônico e dá exemplos desta prática, além de explorar desenvolvimentos de inovações tecnológicas e mudanças organizacionais no âmbito governamental.