Novidades da Biblioteca

Livros:

ALMANAQUE Abril : a sua fonte de pesquisa. São Paulo : Abril, 1996. (Em CD-ROM)

Informações organizadas em seis grandes áreas de interesse com indicação de assuntos correlatos ao tema pesquisado. Contém banco de dados sobre o Brasil e todos os países do mundo; linha do tempo interativa com os principais marcos da história universal; mapas dos estados brasileiros e países, com bandeiras e hinos; agendas de 1996 com as principais datas comemorativas e festas religiosas; verbetes ilustrados com fotos, vídeos, infográficos, tabelas e animação; curiosidades com testes interativos de conhecimento geral; trechos de clássicos da literatura e íntegra de documentos históricos; recursos de impressão, cópia de textos e mapas.

CD-ROM da Folha : 1995. São Paulo : Empresa Folha da Manhã, 1996. (Em CD- ROM)

Traz : textos jornalísticos integrais publicados pela Folha em 1994 e 1995; 35 trechos dos melhores filmes do século; reportagens, filmes e fotos de lugares cinematográficos; presidentes e ministros brasileiros; cotação do dólar; o manual de redação da Folha e as frases do ano. São mais de 215.000 textos que podem ser pesquisados em segundos.

COSTA, Elaine Romeiro. Previdência privada e fundos de pensão : Brasil, Chile e França. Rio de Janeiro : Lumen Juris, 1996. 106 p.

Intensifica o debate em torno das opções para o direito à aposentadoria, desafiando o leitor a defender a presença de uma cidadania mais estável. Objeto de um amplo debate, a aposentadoria como direito social suscita a análise das dificuldades de financiamento. Questiona as novas formas de financiamento previdenciário e o grau de aceitação das proposições neoliberais, a amplificação da capacidade de gestão do pecúlio público por meio das atividades nos fundos de pensão. Analisa o papel regulador do Estado atual frente o direito de aposentadoria nos organismos de Previdência Privada ou complementar no Brasil, Chile e França.

ECCLES, Robert G.; NOHRIA, Nitin. Beyond the hype : rediscovering the essense of management. Boston : Harward Business School, 1992. 278 p.

Destinado a administradores, pretende discutir as práticas conhecidas hoje como estruturas e modelos utilizados. O primeiro capítulo apresenta uma forma alternativa de pensar a gerência, enquanto o restante se aplica a ver, com uma nova perspectiva, conceitos já familiares do administrador... nestes capítulos o objetivo é o mesmo: mostrar formas desconhecidas de pensar sobre situações em geral, com o propósito de sugerir como certas decisões podem ser aproximadamente diferentes.

GAZETA MERCANTIL. Balanço anual Paraná : CD-ROM 95/96. São Paulo, 1996. (Em CD-ROM)

Faz uma análise dos setores da economia e oportunidades de investimentos no Paraná, baseado nos principais dados de balanço de 1.000 empresas do Estado de 1992 a 1994 em dólar e real. Permite processar e exportar dados e produzir gráficos, para uso em outros programas, além de incluir um mailing de 1.000 empresas do Paraná, classificável por setor de atividade.

LEINWAND, Allan; CONROY, Karen Fang. Network management. Reading : Addison-Wesley, 1996. 338 p.

A disciplina Gerência de Rede é normalmente abordada na literatura sob os aspectos teóricos dos protocolos empregados em sistemas abertos. Esta obra do Leinwand traz um enfoque bastante prático, voltado para a aplicação destes protocolos em situações reais. Explora os conceitos de gerência para cada uma das cinco áreas especificadas no modelo OSI: Falhas, Configuração, Segurança, Performance e Contabilização, sugerindo idéias de implementação. Apresenta também os protocolos de gerência em sistemas abertos, com ênfase em SNMP-Simple Network Management Protocol, para o qual descreve algumas das MIB-Management Information Base padronizadas.

MARTINEZ, Wladimir Novaes. Primeiras lições de previdência complementar. São Paulo : LTR, 1996. 391 p.

Incursiona nas implicações da Lei 6.435/77, sob os aspectos institucionais, formais e jurídicos. Sua preocupação científica centra-se na exibição clara e simples dos institutos técnicos, modus operandi administrativo dos entes gestores, relatando, comentando e indicando os seus procedimentos internos. Mostra o funcionamento do sistema, descreve as praxes consagradas, uniformizando rotinas e propondo sugestões válidas para o aperfeiçoamento da proteção supletiva. Alude a 324 tópicos, propiciando visão ampla do espectro complementar, reportando-se à legislação específica incidente, alguma jurisprudência útil e anotações sobre a doutrina.

RITCHEY, Tim. Programming JavaScript for Netscape 2.0. Indianapolis : New Riders, 1996. 469 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Ensina a incluir, em páginas para a Internet, os recursos de interatividade e multimídia que a linguagem Java oferece. É voltado para quem desenvolve para o Netscape 2.0, mas o que ele mostra pode ser aproveitado também por quem pensa em criar para o Microsoft Explorer 3.0. Mas os recursos específicos do Java só podem ser usados por quem usa esses dois browsers ou versões mais recentes. Vem acompanhado de um CD-ROM que contém exemplos em JavaScript apresentados no texto e também o kit de desenvolvimento do Sun Java, com compilador, visualizador de miniaplicativos (applets), interpretador, programas de depuração e miniaplicativos Java prontos para usar.

VELLOSO NETO, Helvídio de Castro. Curso de análise institucional. Curitiba : CELEPAR, 1996. 14 videocassete (VHS) (90 min) : som., color.

Curso extensivo, com aulas semanais de 01h30, coordenado por Helvídio de Castro Velloso Neto, dirigido aos Coordenadores de Atendimento (GAC), Analistas Organizacionais (DISAT), Gerentes e Coordenadores Técnicos (GPS). Objetivo do curso: fornecer conceitos desenvolvidos pela Psicanálise, Lingüística, Lógica e Epistemologia, ligados ao trabalho em EQUIPES, aos VÍNCULOS que se estabelecem entre sujeitos e grupos, e à constituição dos sujeitos (falantes). São trabalhos abordados aos ESTILOS de funcionamento dos sujeitos e grupos, tanto no seu aspecto fenomenológico quanto à sua ESTRUTURA e MECANISMOS DE FUNCIONAMENTO.