Novidades da Biblioteca

1. BRUCE, T. A. Designing quality databases with IDEF1X information models. Nova York: Dorset House, 1992. 547 p.

O IDEF1X é utilizado para produzir um modelo gráfico lógico das informações, representando, assim, a estrutura e a semântica da informação dentro de uma organização ou de um sistema especifico. IDEF1X é uma das metodologias utilizada pela ferramenta CASE ERwin/ERX para desenvolver e implementar modelos de dados lógicos em um banco de dados.

Este livro permite entender e utilizar a metodologia IDEF1X como abordagem estruturada para modelagem de dados. Descreve como usar modelo de informação para especificar regras, políticas e requisitos de informação, e como usar estas especificações para desenhar e construir aplicações em banco de dados. Esta subdividido em três partes: a primeira descreve os conceitos gerais de desenho em banco de dados; a segunda descreve a linguagem IDEF1X, tratando os tópicos de normalização, engenharia reversa entre outros e a terceira apresenta estudos de casos.

2. CAIRNCROSS, F. The death of distance: how the communications revolution is changing our lives. Boston: Harvard Business School Press, 2001. 318 p.

O autor, famoso jornalista do "The economist", mostra-nos como o mundo está mudando com a introdução da Internet e da tecnologia sem fio. Repleto de exemplos de empresas que hoje utilizam estas tecnologias, discute alguns eventos como: o sobe e desce dos fenômenos dot.com; o crescimento dos telefones móveis e outras comunicações sem fio; a autenticidade da "nova economia"; relacionamentos B2B e B2C; a reestruturação da organização na onda da Internet; o crescente impacto da lei de patentes na economia das comunicações; a "divisão digital"; e os efeitos democratizantes da tecnologia de comunicações nas companhias, no governo e na sociedade.

3. FRIEMAN, D. P. et al. Fundamentos de linguagem de programação. 2. ed. São Paulo: Berkley, 2001. 400 p.

É uma viagem sobre os interpretadores, começando com uma linguagem abstrata de alto nível e progressivamente tornando os recursos lingüísticos explícitos até atingir uma máquina de estado com um analisador e compilador. O texto usa interpretadores escritos em linguagem Scheme para expressar a semântica de muitos elementos de linguagem essenciais. Inclui programação recursiva e sua relação com a indução matemática, a abstração de dados, os processadores de linguagem, como interpretadores e verificadores de tipo, a manipulação de dados pelos programas, a manipulação algébrica simples, entre outros tópicos.

4. INFANTE, U. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 2001. 615 p.

O objetivo deste livro é fazer da gramática normativa uma poderosa ferramenta para a análise e produção de textos. Esta edição procurou aproveitar as sugestões e críticas de todos aqueles que fizeram dos estudos gramaticais uma forma de manusear mais conscientemente os textos do dia-a-dia. Oferece uma variedade ampla de textos atualizados para que se possa investigar seus mecanismos de construção e as relações de sentido que estabelecem com o mundo social.

5. MCSE designing Microsoft Windows 2000 network security: training kit. Redmond: Microsoft, 2001. 793 p. (Inclui 1 CD-ROM)

A segurança é um item indispensável nos projetos de infra-estrutura. Os ambientes de hoje extrapolam os limites físicos das organizações, podendo abranger o mundo nos casos de serviços e aplicações para a Internet. O livro tem exatamente este foco e, logicamente, para ambientes concebidos sobre o Windows 2000. A abordagem segue o modelo dos cursos oferecidos pela Microsoft, sendo que em cada capítulo é apresentado um cenário, discutindo-se em seguida as tecnologias disponíveis dentro do Windows 2000 para solução dos problemas pertinentes à segurança. Leitura indispensável (mas não suficiente) para quem pretende tornar-se especialista em segurança na certificação Systems Engineer.

6. STERNE, J. Marketing na web. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 398 p.

O autor explica como se aproveitar totalmente das novas e excitantes oportunidades de marketing oferecidas pelas mais recentes tecnologias web. Fornece detalhes técnicos suficientes para ajudar a compreender o vasto potencial da web como mídia de marketing. Mostra como desenvolver relacionamento com clientes valiosos e construir fidelidade à marca, como aproveitar ao máximo os mecanismos de busca e a tecnologia "push", além de utilizar publicidade com "banneers" e mensurar o sucesso das iniciativas de "marketing online".

7. STERNE, J. Serviço ao cliente na Internet. São Paulo: Makron, 2001. 352 p.

Um dinâmico "web site" de serviço ao cliente pode aumentar tremendamente a lealdade do cliente e prover uma margem competitiva que todas as empresas empenham-se em alcançar. Este livro ensina como dirigir um "site" de sucesso, conhecendo as tecnologias mais recentes e entendendo como integrá-las à sua estratégia de negócio. Apresenta os passos necessários para fazer a transição de sistemas atualmente usados de suporte a cliente para a "web".