Novidades da Biblioteca


01. ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2000. 242 p.

O livro tem como objetivo expor os principais conceitos e o novo modelo integrado de comércio eletrônico, apresentar e discutir os aspectos que devem ser considerados e tratados para uma aplicação bem-sucedida de comércio eletrônico, e as principais contribuições estratégicas dessa aplicação. O autor apresenta, discute e propõe contribuições teóricas e práticas da utilização do comércio eletrônico, do ponto de vista de administração e uso estratégico de tecnologia da informação.

02. KALAKOTA, Ravi; ROBINSON, Marcia. Business: roadmap for success. Reading: Addison Wesley, 1999. 377 p.

É o primeiro livro sobre comércio eletrônico a fornecer uma visão clara que irá ajudar a compreender a verdadeira significância do comércio eletrônico, servindo como guia para reinvenção do seu projeto de negócio. Como as soluções de comércio eletrônico, aplicações empresariais, e modelos de negócios convergem de novas maneiras, uma nova onda irá transformar as indústrias, redefinir estratégias competitivas e aniquilar pensamentos tradicionais. Mostra como os administradores estão transformando as empresas para o comércio eletrônico, através da migração de sistemas com modelos antigos para modelos de negócio eletrônico. Descreve projetos de negócios eletrônicos que integram desde cadeia de suprimentos, até vendas, buscas de produtos e relacionamento com cliente.

03. RAMALHO, José Antônio Alves. SQL: a linguagem dos bancos de dados. São Paulo: Berkeley Brasil, 1999. 627 p. (Inclui 1 CD-ROM).

O livro aborda a linguagem SQL, comum a todos os bancos de dados, de uma maneira que os usuários de qualquer banco de dados possam aprender a linguagem básica e depois se especializarem em seus respectivos dialetos. Este livro é dividido em duas partes: Tutorial e Guia de referência. A parte Tutorial aborda a linguagem SQL padrão e ensina todos os conceitos e comandos necessários à criação dos objetos de um banco de dados, como tabelas, índices, visões, sinônimos, etc. Explora em detalhes o comando SELECT, o coração da linguagem, e mostra as técnicas para a criação de consultas que envolvam mais de uma tabela por meio de joins e subqueries. Inclui uma cópia do banco de dados SQLBase da Centura, para que o usuário possa, durante o prazo de validação do produto, praticar os ensinamentos.

04. SERY, Paul G.; HARPER, Eric. Red Hat Linux 6 in small business. Foster City: M&T Books, 1999. 392 p. (Inclui 2 CD-ROMs).

A filosofia do livro é que você aprenda fazendo. Detalha, através de instruções passo-a-passo, a instalação do Red Hat Linux 6.0, além de descrever os comandos e ferramentas essenciais para rodar o sistema. O livro é focado no uso do Linux como centro de uma rede cliente-servidor e também como ele pode interagir com outras redes. Detalha os passos para configurar o software Samba (integração com uma rede baseada em Windows NT), para que o computador possa compartilhar informações. Mostra como estruturar os serviços de Gateway e Firewall Internet (os scripts estão incluídos no CD-ROM), além de sendmail e servidor de nome de domínio (DNS). Inclui ainda o software para Backup (Arkeia) e as instruções para criar e automatizar um sistema de backup baseado em rede. Cada capítulo que descreve como instalar ou configurar um sistema - p. ex. Firewall - é acompanhado de uma seção de resolução de problemas (HOWTOS).