Novidades da Biblioteca

01. THOMSEN, Erik et al. Microsoft OLAP solutions: New York: J. Wiley, 1999.  509 p.

O OLAP possibilita aos usuários a criar, alterar e acessar informações de data warehouses multidimensionais quase instantaneamente. A Microsoft expandiu o poder do OLAP em um dos produtos mais populares, o SQL Server 7.0, agora distribuído com seus componentes de serviços OLAP. Este guia começa com uma introdução prática aos conceitos e arquitetura do servidor OLAP. Depois, apresenta um grupo de tópicos cruciais para a manutenção, otimização e projeto avançado de banco de dados. O autor inclui estudos de casos para ilustrar como construir aplicações OLAP, que são apresentados no CD-ROM. Este traz também um software para trabalhar com o servidor Microsoft OLAP.

02. TOIGO, J. W.  The holy grail of data storage management. Upper Saddle Rvier: Prentice Hall, 2000. 322 p.

Trata da próxima geração de tecnologias para armazenamento em rede, incluindo NAS, SAN, RAID, sistemas óticos e outros.  Tem seu foco na administração de armazenamento de dados em rede e uso de tecnologia da informação para melhor arquitetura dos sistemas, adequando as aplicações das empresas e suas "ferramentas organizacionais"     para     os    negócios    (data

warehousing, ERP, OLTP e e-commerce). É um guia para resolver o problema do excesso de dados em uma empresa.

03. TORRES, G. Hardware: curso completo. 4. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001. 1398 p.

Voltado para  profissionais da área de hardware e interessados pelo assunto, pois possui uma linguagem simples e objetiva. Nesta 4ª edição trata de assuntos que vão desde o funcionamento e arquitetura dos processadores, memórias, modems, discos rígidos, placas mãe, vídeo e áudio, monitores, unidades de CD e DVD (leitores e gravadores), até descrições completas sobre instalação, configuração de micro e outros periféricos. Dicas, comparativos e configurações de todas as peças do micro, sistema operacional e muito mais, compõem esta obra completíssima.

 

biblioteca@celepar.pr.gov.br