Novidades da Biblioteca

1. ANUÁRIO de informática 2002. Rio de Janeiro: IDG, 2001. 240 p. 

Além de informações sobre fabricantes, distribuidores e revendedores de hardware e software (as empresas de tecnologia), faz análise dos acontecimentos e tendências na área da informática, incluindo as tecnologias de destaque no ano e as perspectivas do mercado em geral e da Web. Trata ainda de segurança, tanto de redes como de informações pessoais (por intrusos e/ou vírus) e traz a opinião de executivos brasileiros, especialistas em diversos segmentos da Tecnologia da Informação. Guia ideal para a escolha dos melhores produtos e serviços de tecnologia no momento.

2. FARLEY, M. Building storage networks. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 2001. 596 p.

Guia para construção de redes de armazenamento que apresenta em seu conteúdo instruções de planejamento, de design e de implementação propriamente ditas. Considerado a bíblia para armazenamento em redes, abrange tecnologias como TCP/IP, Ethernet, RAID, NAS, SAN, SCSI, DAFs e outras, necessárias para este tipo de rede. Inclui gráficos, ilustrações (da arquitetura) e exercícios. Livro útil para identificar e aplicar a tecnologia de armazenamento em rede, da melhor maneira para a organização.

3. HOUAISS, A. et al. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 2922 p.

O Dicionário Houaiss (pronuncia-se "uáis") foi feito por 140 especialistas brasileiros, portugueses, angolanos e timoneses. A obra, que levou mais de uma década para ficar pronta, é a materialização de Antônio Houaiss, considerado o maior filólogo do século XX em língua portuguesa (morto em 1999). Conta com um total de 228.500 verbetes (68.500 a mais que o Aurélio e 28.500 a mais que o Michaelis), e é o mais completo e moderno dicionário de português.

4. SAVIANI, J. R. O analista de negócios e da informação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 101 p.

Relevante para profissionais da informática, OSM (Organização, Sistemas e Métodos) e envolvidos com SIG (Sistema de Informações Gerenciais). O livro descreve o perfil apropriado para este tipo de profissional, conhecido também como Business Analyst, que é o responsável por mudanças comportamentais nos profissionais da área, como a exigência de um envolvimento interno com o "negócio da organização", com o intuito de usar a informática como diferencial nos aspectos comerciais, instituicionais e de mercados concorrentes. Esta missão, considerada prioritária para esse profissional, as características e a postura encontram-se nesta obra.

5. STALLINGS, W. SNMP, SNMPv2, SNMPv3, and RMON 1 and 2. 3. ed. Boston: Addison-Wesley, 1999. 619 p. 

É um guia para gerência de redes baseadas em SNMP. Indicado para administradores e gerentes de redes, este livro enfoca de forma atualizada as questões práticas sobre a aquitetura SNMPv1, SNMPv2 e SNMPv3, assim como RMON1 e RMON2. Pretende ainda ensinar como determinar necessidades de gerência de redes, aprofundando-se em questões de projetos e obtenção da compreensão necessária para avaliar a disponibilidade dos produtos SNMP. Serve de guia para quem pretende planejar ambientes de redes heterogêneas.

6. TACHIZAWA, T. et al. Gestão de Negócios: visões e dimensões empresariais da organização. São Paulo: Atlas, 2001. 315 p.

Apresenta conceitos aplicáveis à gestão de negócios orientado para os novos paradigmas de produtividade, e qualidade exigidos pelo ambiente globalizado e competitivo que se apresenta. O livro traz desde TGA até a formulação de um modelo de gestão de negócios, além de estudos de caso, orientações para a tomada de decisão e perspectivas futuras, sempre voltados aos negócios.